sábado, 29 de dezembro de 2018

2019 - Ano de Marte

verbenna yin


Muita gente tem me perguntado sobre essa coisa da regência do ano, o que isso significa. Essa é uma prática muito antiga chamada de Estrela dos Caldeus e que define ciclos, padrões de energia que vigem durante um certo período de tempo - 36 anos. Dentro desse período existem tônicas anuais e a cada ano temos um planeta que simboliza essa tônica enquanto uma predisposição a determinada atitude.

Estamos num ciclo de Saturno desde 2017 e para o próximo ano esperamos a regência de Marte a partir do ingresso do Sol no ponto vernal de Áries, o ponto zero do zodíaco que começa no Equinócio de Outono para nós do Hemisfério Sul.

Marte é o arquétipo do guerreiro, representa uma atitude mais independente, destemida, que busca autonomia e conquistas. Corresponde à nossa noção de libido, a energia que nos mobiliza diante da vida e que se manifesta através da criatividade, da agressividade e da sexualidade.

Marte nos impulsiona para aquilo que desejamos, é a energia que nos tira da zona de conforto e nos faz caminhar em direção ao horizonte - onde quer que ele esteja.

Às vezes não desejamos a energia de Marte, estamos nos sentindo bem no lugar que ocupamos e com o que fazemos. Quando estamos sossegados não queremos que as coisas mudem. Mas Marte é essa inquietação, é a mente que não pára de pensar numa nova conquista e o corpo que estremece diante da visão daquilo que pode ser. Marte é energia e movimento, é a dança livre pela vida, é a satisfação de ter o seu desejo atendido.

Mas Marte também é o uso da força para assegurar a vontade, é a intolerância com a escolha do outro, o atropelamento daquele que não tem a mesma velocidade, é o combate de ideias e opiniões. É a impossibilidade de lidar com a frustração, a violência e a destruição promovidas por quem pode mais.

No momento da virada do ano Marte estará conjunto a Quiron em Peixes, marcando um ponto celeste que será especialmente ativado quando ingressarmos no ponto vernal de Áries e ativarmos a regência de Marte em Março de 2019.

Nesse ponto marcado, Marte estará muito perto da sua morada, a 1 minuto de entrar no território de Áries, mas ainda em Peixes. E esse 1 minuto pode fazer toda a diferença num ano com cenário tão desafiador como será 2019 (já falamos sobre as possibilidades do ano num post anterior).

Marte no último grau e minuto de Peixes ainda sonha com a utopia que nos move adiante, ainda acredita no poder do vínculo e no potencial de um grupo movido por propósitos mais elevados. Ao lado de Quíron, Marte pode nos mostrar o caminho de uma cura coletiva por meio da atitude compromissada com a empatia, a tolerância e colaboração entre as pessoas.

Marte em Peixes é a noção de que podemos avançar e conquistar muito mais se formos juntos e que na união as forças se multiplicam.

Quando Março chegar e a regência de Marte se consolidar, esse ponto marcado fará um sextil favorável. Então é muito importante que a gente se mantenha firmes no propósito de sustentar essa consciência de um novo paradigma de convivência, que em vez de dominância e intolerância preguemos empatia e solidariedade. Pense positivo e aja positivamente também, reforce essa energia nas pequenas atitudes diárias. Escolha o bem.

Os tempos não serão fáceis no próximo ano, mas sonhadores serão cada vez mais necessários. Que não percamos a utopia de um novo horizonte nem o destemor do guerreiro que acredita na vitória. O cenário para o próximo ano realmente é duro, mas resistiremos.

Cuidem-se bem.

Um comentário:

  1. Olá Drª Verbenna, tudo bem? Espero que sim. Bem, eu estava na internet navegando e fazendo algumas pesquisas sobre transtornos de personalidade e procurei saber melhor sobre "mães narcisistas". Tenho me preparado bastante para criar uma história de entretenimento e preciso de conteúdo. Nisso, encontrei uma entrevista sua para o blog "Estadão", sobre sua relação complicada com sua mãe. Achei muito interessante a sua trajetória e então eu pensei; Será que eu posso usar o seu relato como conteúdo para a minha história? Gostei de verdade dele e achei bastante interessante. O que acha disso? Aguardo sua resposta :)

    ResponderExcluir