Aqui no Brasil o eclipse não será visto mas sua penumbra atinge uma pequena faixa do litoral nordeste, indicando que podemos vivenciar estes processos de alguma forma socialmente. Mas no âmbito individual, que é o estudo que nos importa por aqui, sem dúvida esta lua cheia deve balançar a gente trazendo pra fora sentimentos que ficaram guardados por muito tempo e que não pode mais ser contidos.
Plutão é o planeta que comandará este momento astrológico e promete grandes impactos emocionais. Plutão se relaciona com o poder psíquico, com nosso lado ainda oculto, com a força interna que nos faz resistir e sobreviver ainda que para isso eu tenha que me adaptar e trocar de pele. Plutão é o planeta que mais se relaciona com o arquétipo da Morte pois rege as grandes transformações da matéria, a mudança dos estados de consciência e a evolução.
A energia é de morte, temos visto nos últimos dias mortes estranhas pelo mundo e presságios de guerra. Na mitologia, Plutão é o deus que reside no interior da Terra e lá recebe as almas dos mortos, mas não no sentido cristão de “inferno” como local de punição, seria mais como um território de esquecimento onde tudo é ocultado. Plutão era representado com uma coroa de ébano na cabeça, uma madeira de cor preta, e a ele eram sacrificados animais de coloração negra, reforçando a relação desse mito com a escuridão e o oculto.
Na escuridão dos calabouços da nossa mente estão aprisionadas nossas memórias mais duras, nossos traumas, humilhações, fracassos, tudo que a gente prefere esquecer e não olhar mais. Porém, a lua hoje estará cheia de luz e irá conduzir pra fora, do inconsciente para o consciente, aqueles conteúdos nossos que precisem ser admitidos porque não estamos mais aguentando conter a pressão que eles geram dentro de nós.
Como um terremoto, iremos experimentar a liberação dessa tensão psíquica que tem chance de abalar nossas estruturas. Estrutura é coisa de Saturno, que está junto com Plutão nessa (no mesmo grau, inclusive). Saturno é corte, é basta.
Em Capricórnio, o que Saturno indica é o fim de algumas certezas da vida que se relacionavam a uma ideia de estabilidade, segurança e perenidade. Estamos percebendo que mecanismos que aplicavam essas certezas na vida produtiva já foram reformulados; estabilidade no emprego, aposentadoria, casa própria, casamentos longos são conceitos que até pouco tempo atrás estavam impregnados e pareciam que não mudariam nunca. Mudaram.
As relações de trabalho foram flexibilizadas e não existe mais garantia de descanso remunerado, mesmo que você tenha tido uma ótima performance e produzido muito profissionalmente. Por conta do clima, recentemente milhares de pessoas abandonaram suas casas na Austrália e as constantes guerras levam milhões de pessoas a migrar e se refugiarem em países onde sequer conhecem o idioma. Mesmo a instituição do casamento já tem se reformulado e as pessoas tem maior abertura para o divórcio e o reconhecimento de núcleos homoafetivos ou monoparentais como família, saindo do paradigma patriarcal de controle da propriedade.
“Todo, todo cambia.”
Este modelo família, trabalho, casa própria e aposentaria é muito significativo do “american way of life” difundido após a Segunda Guerra para retomar o consumo de bens e crédito. Mas parece que esse modelo de vida deu margem a corrupções institucionalizadas, contaminou a essência dessas ideias e com isso essa mentalidade vem sendo gradualmente substituída por novos valores, os tempos mudaram e as pessoas estão testando outras formas de conviver, produzir e consumir.
E se coletivamente estamos revendo o que antes eram “certezas” da vida, individualmente também estamos experimentando algumas situações em que o que antes considerávamos como certo pode não se confirmar. Capricórnio trata de realidade, o que se pode comprovar e Câncer nos conecta com tudo que traz conforto emocional e nos faz sentir em segurança.
Que situações de vida você dava como certas e hoje estão pedindo ajustes e mudanças?
O que antes te dava conforto mas agora não funciona mais?
Nunca é tarde para a gente fazer os movimentos que a nossa alma pede com verdade. A Lua em Câncer nos toca nesse nível da alma, daquilo que nos alimenta sutilmente para seguirmos acreditando na vida. A energia de Câncer é a do elemento água na sua função geradora de novidades no mundo e talvez você já esteja sentindo a necessidade dessa renovação em alguma área da sua vida.
O arquétipo de Câncer é o da Mãe Cuidadosa que se dedica à sua criança, nos inspirando a agir também dessa maneira atenta e disponível para nutrir nossos pequenos sonhos e vontades até que eles ganhem força o suficiente para se manifestarem concretamente. Tudo que existe no mundo um dia foi só uma ideia, mas podemos ir alimentando esse embrião para que ele cresça o suficiente até ganhar vida própria.
Gere o novo que você precisa viver, chega de ficar carregando peso morto. Encerre os processos que já estão caminhando para o seu fim e deixe que acabem. Saturno traz essa sabedoria da gente olhar com amor para algo que já cumpriu com o seu propósito e Plutão ativa em nós aquela força que a gente nem sabia que tinha para superar a dor e seguir adiante.
No momento exato do eclipse o Sol estará com todos esses planetas na casa 8, reforçando a ideia de desapego. O ascendente será em Gêmeos, o signo do Puer Aeternus, da criança ávida por novidade e que não hesita em trocar uma brincadeira por outra. Desapego é a palavra chave para vivenciar este eclipse e nos próximos 6 meses fique atenta para os desafios que chegarem até você, a vida pode te pedir essa atitude desapegada e mais aberta ao novo.
O que me encanta muito na astrologia é a possibilidade de conceitos tão diferentes conviverem, como a lei hermética de que “todos os paradoxos podem ser reconciliados”. Para mim a astrologia comprova isso. Capricórnio é uma energia séria, que se baseia na experiência e tende a permanência das coisas. Mas diante da corrupção dessa permanência, como temos visto valores nobres sendo corrompidos o tempo todo em prol da sustentação de modelos de comportamento que não nos atendem mais, é necessária a postura de Gêmeos que, apesar de fazer uma angulação não harmônica (Ar x Terra) ativa uma certa boa vontade para receber ideias novas e dar chance para que essas novidades sejam experimentadas. Afinal, o novo pode ser bom.
O ascendente em Gêmeos recebe um reforço de Marte em Sagitário e Netuno em Peixes, nos lembrando que os sonhos podem sim nos motivar à ação e que se estivermos conectados com o otimismo, a positividade e a fé nós seremos amparadas também quando experimentarmos algo diferente.
Às vezes parece que estamos sozinhas no mundo, que nossos problemas são tão grandiosos que ninguém nos entenderia. Talvez se você falar e pedir ajuda (Gêmeos), fique mais fácil atravessar essa fase e você até se surpreenda em perceber como é querida e importante para alguém.
Mas preciso também apontar que a energia de Saturno/Plutão é densa de verdade e algumas pessoas podem estar especialmente sensíveis a isso, principalmente quem tem Plutão forte no mapa ou é nativo de Câncer-Capricórnio ou Áries-Libra. Estejam atentas para impulsos autodestrutivos nestes próximos dias, procurem estar irmanadas com gente da sua confiança e se for o caso busquem uma ajuda profissional de saúde mental (psicoterapia/psiquiatra) para recuperar a estabilidade. Reconhecer nossa fragilidade já é uma etapa da transformação.
O eclipse acontecerá hoje por volta das 16:15h e pode ser uma boa ideia dar uma pausa para se interiorizar um pouco, conversar com você mesma e se perguntar o que você gostaria de renovar na sua vida hoje. Mentalize essa renovação chegando até você, lance essa semente no mundo das ideias e vá visualizando as etapas de crescimento da semente até a planta, chamando a transformação que você deseja viver. Veja-se recebendo nos seus braços essa plantinha já crescida, modificada e pronta para dar o seu melhor. Olhe como é bela!
Sinta o perfume dessa flor e pergunte a si mesma: não vale a pena?
Nenhum comentário:
Postar um comentário