sábado, 4 de janeiro de 2020

Previsões para 2020 - Tarot

verbenna terapias
Thoth Tarot - Aleister Crowley

Hoje quero escrever sobre as possibilidades para 2020 pela visão do Tarot, esse instrumento incrível de conhecimento que nos permite alcançar compreensões mais elevadas do comportamento humano e dos padrões da natureza.

Quando ouvimos falar de “previsão” pensamos logo numa visão mágica do futuro que é capaz de adivinhar os eventos que nos acontecerão, né?

Mas quando eu uso o Tarot, não é bem esse tom da adivinhação que eu procuro não. O Tarot por si só contém símbolos e elementos gráficos que condensam informação, padrões e silogismos próprios que indicam que se agirmos de uma determinada maneira colheremos tais e tais resultados, invariavelmente.

Então quando falamos da “Previsão do Tarot” para um determinado ano, isso tem a ver com os padrões próprios daquela janela temporal de 12 meses, um fluxo de energia que nos predispõe a certos comportamentos e que se estivermos atentos poderemos atuar no mesmo sentido – o que facilita nossa vida. Por outro lado, lutar contra a energia dominante nos faz perder tempo na vida e pode causar sofrimento, então considere experimentar ficar atento às energias de 2020 e tire suas conclusões.

O ano 2020 é um ano 4 (2+0+2+0) e no Tarot corresponde ao arcano do Imperador. Este é um padrão de comportamento que se baseia no capacitismo, na autossustentação e autoridade e a partir dessas posturas podemos ter desdobramentos interessantes ao longo do ano.
verbenna yin
The Universal Tarot - Rider-Waite

O Imperador é um arcano que se associa ao controle, tem como símbolo um governante sentado muito à vontade em seu trono e segurando seus apetrechos de poder (o cetro e globo). Ele está mais voltado à direita, o lado assertivo e lógico. Seu trono está num lugar mais alto, demonstrando a autoridade dessa figura, e a carta usa tons de vermelho simbolizando o domínio da energia do desejo e indicando uma postura de satisfação com o a conquista dos objetivos pessoais.


Aqui tudo converge para a ação direta, focada e determinada. Com o arcano do Imperador não há temor em agir de acordo com o que você entende ser o certo e o melhor para você, o Imperador manda mesmo e nos lembra que na nossa vida mandamos nós. Autonomia e liberdade são essenciais para que a gente faça escolhas que nos satisfaçam de verdade; o Imperador é sua mais alta hierarquia então não depende de autorização dos outros nem fica esperando para realizar o que quer. Ele também tem seu território e sabe se defender, impedindo intrusões (reais ou mentais) que contaminem o seu domínio.

Mas atenção, todo esse poder pessoal é CONQUISTADO. O Imperador chega ao seu trono porque, movimento a movimento, passo a passo, foi construindo uma trajetória que lhe permite exercer esse poder. Se a gente simplesmente colocar alguém para exercer esse posto de Imperador, sem que tenha os aprendizados e os méritos para ocupar esse lugar, o resultado são escolhas equivocadas e incapacidade de sustentar o livre arbítrio. Por isso o Imperador é uma figura mais velha, experiente, que reflete a sabedoria que adquiriu dos aprendizados no caminho.

Podemos então trazer para o nosso dia a dia os ideais que o arcano do Tarot nos sugere, procurando agir de acordo com essas características  e aprendendo com elas a ter mais poder de agência na nossa própria vida.

Mas o Imperador também tem seu lado B, um lado oculto que pode aparecer quando estamos muito mergulhados nessa energia sem observar o que acontece ao nosso redor.

Verbenna Yin
O primeiro risco é agirmos obstinadamente, hiperfocados num determinado objetivo que não percebemos que o ambiente ou o momento não são favoráveis a esses movimentos. Essa obstinação causa rigidez e inflexibilidade, pode nos manter numa postura “cabeça dura” em que não conseguimos negociar a nossa vontade com os outros e queremos tudo do nosso jeito e agora. Se agirmos assim, tendemos a nos isolar dos outros com a nossa intolerância e não vamos aprender nada com a experiência do Imperador, estejamos atentas para não ter aquele discurso de quem sabe tudo e coloca pontos finais onde poderia acontecer um diálogo.

O segundo aspecto negativo do Imperador é a sensação de que temos influência para controlar tudo e todos e passarmos a agir querendo aconselhar o outro, indicar para o outro o que ele deve ou não fazer e acabar julgando o outro com certos e errados a partir do nosso ponto de vista. Acreditar que temos a capacidade para interagir em todas as situações possíveis e que as coisas SÓ acontecem porque participamos delas é pura fantasia. Muitas coisas acontecem APESAR da nossa participação. Imaginar que somos tão necessárias a ponto de precisarmos agir em todas as situações da vida é uma noção falsa da nossa capacidade, baseada na nossa frágil AUTOIMPORTÂNCIA.

Querer controlar tudo e todos é muito cansativo e a gente perde muito tempo da vida se envolvendo em assuntos que não precisam da nossa participação, talvez você ganhasse mais se tivesse usado esse tempo e energia para fazer coisas para você mesma. Observe se esse lado controlador do Imperador se manifesta para você e, se isso acontecer, procure colocar as coisas em perspectiva e retornar a atenção para o seu real âmbito de ação.

Aliás, noção de realidade a gente vê no arcano do Imperador. Nada para tirar nossa inocência em relação à vida que uma temporada para lidar com nosso poder de escolha e as consequências que criamos a partir disso. O Imperador traz para a gente a RESPONSABILIDADE de arcar com nossos erros e acertos, ganhos e perdas.

Também no aspecto do real, o Imperador nos lembra de cuidar do corpo e observar melhor nossas inflexibilidades metaforizadas no nosso contorno da fisicalidade. Tudo que ajude a expandir, alongar e apaziguar são práticas bemvindas para lidar com a energia do Imperador, cuide da saúde do corpo e da mente nesse sentido, oferecendo-se mais placidez e abertura.

Verbenna Yin
The Emperor Tarot - Mark Dancey
Coletivamente, o arcano do Imperador sugere um tempo de opiniões rígidas e demonstrações gratuitas de força por parte de quem está ocupando um lugar de decisão. Certamente veremos as grandes potências mundiais marcando seus territórios e exibindo seu poder bélico (olha o falo!) imaginando cada uma, do alto de seus pináculos, serem invictas e invencíveis. Nada como a História para nos mostrar que todos os Impérios tiveram o seu fim, e talvez este ano vejamos impérios ruírem para dar lugar a novas lideranças, mais sólidas e coerentes em sua trajetória e especialmente sintonizadas com as necessidades deste novo tempo.

O Imperador também está associado com a figura do "Patriarca", o elemento masculino dominante e privilegiado pela estrutura social que se alimenta dos valores conservadores e da opressão a tudo que destoa da sua visão de mundo. Tendemos a ver ao longo do ano alguns retrocessos nas pautas que envolvem os grupos que sustentam pontos de vista divergentes e ainda sub-representados no poder (mulheres, negros e LGBTQ+). Tudo isso é necessário para que a gente reveja os lugares que ocupamos e tenha mais noção de onde realmente estamos nessa grande roda-viva social. Está na hora de repensar que interesses apoiamos com nossas escolhas, voltar a defender as conquistas humanitárias feitas por quem veio antes de nós e trabalharmos para avançarmos ainda mais quando o tempo certo chegar.

Que a gente saiba aproveitar todo esse conhecimento do Tarot para aprender mais sobre nós mesmas e colocarmos em prática nosso melhor no mundo. 

Desejo um ótimo 2020 cheio de poder pessoal e boas conquistas para todes.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise




Nenhum comentário:

Postar um comentário