sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Lua Nova e eclipse em Capricórnio - 26/12/2019

verbenna terapias


Um dia depois do Natal nos defrontamos com uma Lua Nova perfeitamente alinhada com a órbita da Terra em relação ao Sol, ao que damos o nome de Eclipse, e que tem um potencial maior de iniciar ciclos de vida: enquanto a lunação abre caminhos para o período lunar de 1 mês, os eclipses inauguram ciclos de 6 meses guiados pela energia daquela lua nova. Para quem está buscando oportunidade de recomeços em terra firme, esta é a sua lua!

A Lua Nova acontece em Capricórnio colada com Júpiter, o benéfico. Esta conjunção traz um favorecimento para que suas intenções plantadas neste início de ciclo tenham mais força para se concretizar ao longo dos próximos 6 meses.

Capricórnio é o signo que nos traz à consciência o valor do esforço, de que existem coisas pelas quais é importante se posicionar e lutar. Signo do elemento terra, para Capricórnio a conquista realizada por si mesmo tem um sabor todo especial, que vale a pena esperar e se dedicar para que aconteça. É como aquele vinho que tem todo um preparo, desde a plantação da uva até o tempo certo de maturação do líquido em toneis especiais, tudo segue um longo roteiro planejado para que o resultado seja o melhor possível. Capricórnio é elegante e não se agrada com qualquer coisa, quer privilégios.

O Sol nesta posição está ávido por viver um desafio grandioso, quer mais é se lançar para testar sua própria capacidade no mundo, se envolver com novos planos a longo prazo e ter a satisfação de se perceber recompensado na vida. Ao lado de Júpiter, não é qualquer meta que mobiliza a energia caprica, são grandes aspirações mesmo, planos maiores para os quais a gente hoje, com mais experiência, se considera pronta pra assumir.

A Lua posicionada em Capricórnio ativa em nós a sensação de que precisamos dar conta desse caminho de crescimento. A lua sempre ativa nosso lado emocional e diante da força necessária em Capricórnio podemos nos sentir um tanto receosas ou pessimistas, como se o desafio fosse grande demais. O desafio certamente é grande mas nós também somos capazes de fazer coisas mais difíceis que o usual.

Eu gosto de pensar que nós humanos somos equipados pela natureza para nos superarmos a cada dia e enfrentarmos a dificuldade que for. Tomo como exemplo o desenvolvimento da linguagem, como essa atividade tão complexa que envolve habilidades de fala, de pensamento e de memória, se estabelece enquanto somos meros bebês e não temos sequer consciência de que isso está acontecendo conosco. E não é que a gente dá conta? Com o tempo, a gente naturaliza a nossa capacidade para a linguagem e parece até que a gente já nasceu sabendo fazer isso, mas foi algo adquirido.

Então esta é a lua que nos mobilizará a empreender os projetos que evidenciem que estamos no pleno comando da nossa vida. Urano em Touro participa do alinhamento indicando que existe uma reformulação acontecendo por aí; não é só um projeto novo que está se abrindo pra você, é uma nova versão de você que tem toda a chance de surgir no mundo. Uma versão de você mais resiliente, madura, comprometida consigo mesma e segura do que quer e o que merece.

Um circuito paralelo acontece no céu no momento do eclipse, envolvendo Marte, Saturno e Netuno, formando uma combinação de forças com as quais também podemos nos sintonizar.

Marte está em Escorpião e incita em nós uma atitude persistente, bem focada e que não sai do caminho traçado. Está bem na linha do ascendente, junto à Roda da Fortuna, indicando uma forma de agir que trará maior chance de sucesso durante todo o período do eclipse. A combinação Escorpião/Capricórnio é como o rio que sempre encontra uma saída para o mar, não importa o que venha pela frente o curso segue sua direção e dá um jeito de chegar ao destino.

Netuno em Peixes nos sensibiliza a darmos valor aos próprios sentimentos, trazendo uma certa interiorização que pode ser um contraponto importante para este momento de grandes metas em movimento. Às vezes precisamos de um pouco de sonho e encantamento para nos acalentar, assim não nos perdermos na dureza da vida concreta.

E o vértice desse circuito está com Saturno em Capricórnio nos lembrando que entre atitudes focadas e inspirações sonhadoras, existe a nossa trajetória no mundo real. Saturno nos lembra que a diferença entre quem somos hoje e quem seremos amanhã é o tempo; a pessoa que você sonhou em ser hoje já existia desde que você nasceu, mas foi o tempo quem revelou essa maravilha de você para você mesma e para o mundo.

Que parte de você estará pronta para se revelar daqui a 6 meses?

Encontre em seus sonhos essa referência que precisa aflorar no mundo e comece a se esforçar para que isso aconteça, o fluxo dos astros só vai ajudar!

Coletivamente estaremos vivendo um período de grandes agitações no eixo do poder e das autoridades, caminhando para a grande conjunção de Janeiro com possibilidades reais de tomada de poder e repactuações nas hierarquias do país. Este eclipse cai no setor dos planos a longo prazo do mapa do Brasil e ativa um período de transformações sociais involutórias com a preocupação de manter o povo afastado de qualquer participação na vida política. Na lua cheia desta lunação (dia 10/01/2020) Marte estará cruzando a Lilith do mapa natal do Brasil e Vênus em trânsito opondo a Vênus natal em Leão, indicando que as mulheres brasileiras precisarão estar muito atentas para marcarem seu território e defenderem aferradamente suas conquistas – serão 6 meses de trabalho duro, aguentem firme!

A Lua Nova acontece com Marte na linha do ascendente e todos os demais abaixo da linha do horizonte, ou seja, este será um período onde a raiva e a intolerância estarão pelo ar pois Marte será o único planeta ao acesso da consciência. Observem como esse impulso se manifesta em vocês e procurem canalizar essa energia para atividades produtivas e mantenham a tolerância intencionalmente, pois para quem está distraída essa energia pode gerar inquietação e comportamentos auto-destrutivos.

Cuidem-se, meus amores. O bom combate já está à porta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário