sábado, 25 de janeiro de 2020

Lunação de Aquário - 24/01/2020

verbenna terapias


A Lunação de Aquário chega hoje prometendo bagunçar o setor dos relacionamentos e trazer muita criatividade e inspiração para as interações do nosso dia-a-dia. A Lunação acontece na Casa 7 e o regente de Aquário, Urano, está em Touro, enfatizando o pano de fundo venusino para este giro lunar.

A energia da Aquário é a do ar, um elemento que não se prende e que não pode ser contido. Sua característica principal é a capacidade de circulação. Em Aquário circulam as ideias que nos conduzem ao futuro, os insights daquilo que está latente por aí e só esperando pelo canal certo para serem sintonizados.

Olhar para os relacionamentos através da lente aquariana é considerar formas diferentes de se conectar com o outro, romper amarras que limitam a nossa expressão afetiva e que impedem que sejamos sinceros uns com os outros.

Com Mercúrio em conjunção, nossa mente estará sensivelmente aberta às experimentações e poderemos perceber em nós um ímpeto por nos testarmos em situações que até agora ainda não tínhamos tido a oportunidade. Revisar pensamentos e comportamentos será inevitável.

E se o pano de fundo são os assuntos de Vênus, os relacionamentos e as parcerias de vida, podemos começar ver nossas relações com um olhar totalmente novo e ir aprendendo mais sobre quem nós somos e do que somos capazes. Testar ideias diferentes, fazer uma programação a dois ainda inédita, ir naquele lugar que você jurou que nunca iria... O momento pede abertura e flexibilidade para experimentar o diferente, e pode ser que você goste!

Será que você está agindo de acordo com o que você espera vivenciar nessa parceria?

Já percebeu se você vem se adaptando à trajetória de crescimento dos seus relacionamentos, ou ainda espera reviver aquele tempo de antes?

A energia de Aquário é meio cigana, pede da gente um desprendimento dos lugares mentais onde já estivemos para que possamos conhecer novos horizontes e ampliarmos nosso repertório. Se estivermos tentando reviver momentos passados, nossa caravana estará andando em círculos, mas se seguirmos o vento aquariano ele nos guiará para terras ainda inexploradas.

Aquário também é a vibração da contracultura, o contraponto que questiona o pensamento hegemônico. Então preparem-se para revisar as certezas a respeito das fórmulas de relacionamento: não monogamia, homoafetividade, bissexualidade e poliamor são temas possíveis quando nos abrimos para repensar os modelos de afetividade que são nossas referências culturais, notadamente numa visão cristã e eurocêntrica que privilegia a propriedade privada, garante a hereditariedade e seus privilégios.

Já pensou como seria a transmissão de bens num contexto de poliamor? E a divisão de guarda de filhos menores com três ou mais figuras parentais?

Podemos esperar questões a serem postas ao longo desta lunação que pedirão nossa atenção pois ao nos abrirmos para experimentar o novo também nos deparamos com complicações que até então não haviam nos ocorrido. E isso é muito bom, ao enfrentarmos esses problemas novos vamos também criando caminho para que o diferente seja cada vez mais acessível e superemos as hipocrisias nossas de todo dia.

Sair da hipocrisia e sustentar sua verdade é coisa de Leão, justamente o ascendente desta lunação. Os ascendentes sempre nos dão uma pista de qual é a atitude mais recomendada para enfrentarmos as situações que os astros dispõem e o padrão Leonino é o da coragem dos desbravadores. Leão é um signo de fogo, impulsivo, fortemente conectado com o faz o coração pulsar.

O ascendente recebe um ótimo aspecto de Marte em Sagitário, evidenciando que o momento é para tomar atitudes. Se as novas ideias estão chegando, deixá-las só no âmbito mental será um desperdício. Procure dar vazão e oportunidade para as ideias, não fique só imaginando o dia em que você vai testar aquela prática mais ousada na hora do amorzinho: faça e tire você mesma suas próprias conclusões!

Autonomia e autodeterminação são palavras que definem bem os ideais de Aquário e aqui elas são aplicadas nesse contexto das relações afetivas. Observe se nas suas interações hoje essas duas palavrinhas são vividas de verdade, se você tem espaço para afirmar o que deseja experimentar e se o seu querer depende da aprovação do outro ou da validação social ou cultural deste tempo.

Urano em Touro estará na Casa 9 criando uma tensão nesse ponto, fazendo com que a gente tenha muita vontade de ir além do que conhecemos hoje e se permita mais. Saia das fórmulas prontas em que a felicidade é prometida como resultado do desempenho de certos papéis. Muitas mulheres passam a vida performando otimamente o papel da esposa ideal e ainda assim se sentem insatisfeitas, desmotivadas - quando não adoecem e perdem a alegria de viver. Se este é o seu caso, preste bem atenção nas opções que a vida te oferece neste momento – e, principalmente, atente para a real falta de opção.

Com Saturno em Capricórnio na Casa 6 pode ser que você se dê conta que sua vida afetiva não tem mais pra onde expandir hoje, que já deve ter algum tempo que a mesmice e a rotina estão minando sua disposição e você não consiga nem fazer planos para uma sexta à noite, é só pizza e Netflix.

Saia dessa!!

Tem muita vida pra acontecer por aí, saia mais, conheça mais gente, circule em novos espaços e ambientes, ache uma turma diferente e se reconecte com a vida. Pra ter resultados diferentes, só agindo diferente também. Dê um jeito só seu naquilo que vem puxando o seu freio, seja original.

Coletivamente, porém, estaremos enfrentando uma onda de conservadorismo e patrulha dos costumes – principalmente nas manifestações afetivas das mulheres. Vênus está alinhada com Netuno em Peixes mas na Casa 8, onde também está Lilith. Vai ser um desafio vencer as vozes mais autoritárias que pregam a culpa feminina para tudo que destoe do código de comportamento moralista e religioso esperado pra nós. Liberdade de expressão, educação libertária e manifestação artística também são temas que sofrerão restrições e ataques nos próximos dias.

Quíron está em Áries e indica pra gente que o caminho de cura é sentir o pulso da vida que nos chama pelos caminhos ainda desconhecidos, assumindo riscos e bancando as consequências dessas decisões como gente grande.

Podemos ser adultas e ainda assim nos comportarmos como meninas, assimilando as restrições impostas ao feminino como autocrítica e perpetuando as programações involutórias instaladas há séculos atrás.

Mas a mulher deste tempo precisa identificar a voz patriarcal que ainda ressoa dentro de si e que faz julgamentos negativos para os seus impulsos, condena suas atitudes e inibe as experimentações das várias possiblidades de lidar com o nosso desejo. A mulher deste tempo precisa desativar essas programações ultrapassadas e atualizar sua forma de interpretar a vida, se testando mais e se conhecendo para além das poucas permissões que as figuras de autoridade nos dão. Vá além!

Pensar fora da caixa e tomar decisões próprias exige que a gente saia da condição de filha, de quem se enxerga como pequena e busca orientação de uma figura de autoridade pra poder seguir ou não o seu caminho. Essas figuras de autoridade podem ser um pai, um marido, um líder religioso, uma figura pública, um governante. O que não falta é gente querendo ditar o que uma mulher pode ou não pode fazer.

Mas a lua nova em Aquário é pura rebeldia às hierarquias, aqui as relações são horizontais e a única autoridade reconhecida pra conduzir sua vida é a sua própria. Aproveite então a força desta lunação e se liberte de uma vez da influência de quem acha que manda em você.

Atenção para a próxima lua cheia que irá tocar o Asc. do mapa do Brasil e o Meio do Céu do mapa da posse presidencial e ativar Lilith: desconfio que teremos novidades no caso Marielle Franco, vamos acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário