terça-feira, 7 de abril de 2020
Lua Cheia em Libra - 07/04/2020
A Lua Cheia deste mês acontece em Libra e ativa um grande trígono do elemento ar que pode ajudar a trazer mais esclarecimento e capacidade de diálogo neste momento de pandemia e incertezas globais.
Tivemos no início da Lunação a presença marcante de Lilith em Áries, trazendo a sensação de desamparo diante do cenário amedrontador que nos atravessou a todos e nos colocou em contato com nossos maiores medos e sombras internos. O recolhimento e a pausa tem deflagrado para cada um o processo de “estar consigo mesmo” e trazido constatações importantes que antes a gente ficava se distraindo para não ver. O distanciamento social também nos fez repensar como manter vivos os afetos quando não temos o contato físico nem a presença das pessoas queridas ao nosso lado, deixando a marca da ausência bem gravada.
Tantas certezas desfeitas em tão pouco tempo, o que antes eram monumentos de concreto (Capricórnio) tem virado areia no vento (Aquário) e estamos todos num esforço coletivo procurando entender como um vírus colocou em xeque coisas que pareciam funcionar sozinhas desde sempre. Temos visto que com boa vontade é possível sim consumir menos e melhor, é possível reduzir a poluição, é possível direcionar recursos públicos para quem realmente precisa, é possível investir em pesquisa e desenvolvimento, ou seja, tudo aquilo que se dizia ser muito difícil de mudar de repente aconteceu de mudar em pouquíssimo tempo.
Essas constatações não vão passar despercebidas pela mente coletiva, ágil e perspicaz nestes tempos arianos. Áries é um padrão de muita transparência então tentar encobrir as coisas com conversa fiada não deveria funcionar, quanto mais as atitudes forem pautadas na veracidade e naquilo que se pode comprovar, será melhor. Áries é sincero, assertivo, papo reto.
E essa capacidade de perceber com perspicácia é o que a Lua Cheia vai potencializar nas próximas duas semanas: com agir daqui pra frente depois de reconhecer o que temos comprovado nos últimos dias?
Na esfera individual também esse movimento acontece; se há alguns dias atrás a energia ariana nos fez constatar em que momento estamos, quais nossas reais possibilidades hoje e como nosso âmbito de ação está de fato reduzido neste momento de crise, essa mesma energia – presente durante toda a lunação – nos movimenta para que algo seja feito a respeito e retomemos o curso das nossas escolhas, agora com mais pé no chão e visão da realidade.
O campo onde nossas constatações irão reverberar será o dos relacionamentos, a Lua cheia aconteceu em Libra e ativou para todos a consciência sobre os ajustes inevitáveis que precisaremos colocar em prática depois de vermos com clareza em que pé estamos.
Libra é um signo de ar, de inteligência e astúcia na arte da negociação dos interesses. É a energia que impera nos grandes acordos, para o bem ou para o mal, e que nos movimenta para conseguir parcerias que promovam a sinergia necessária aos empreendimentos ambiciosos. Libra é regido por Vênus no seu aspecto mental e a Lua nessa região nos faz reagir com alguma diplomacia, conquistando o outro para o nosso lado e unindo o útil ao agradável. Este é um tempo para se apostar nas parcerias, pensar juntos em soluções atípicas e inovadoras, testar combinações que ainda não tinham sido colocadas em prática e, vejam só, parcerias amorosas podem ser financeiramente promissoras também, por que não?
Libra traz a certeza de que dois andam melhor do que um.
No amor este é um período de muito desejo pelo ar e vontade de interagir com o outro intelectualmente. O grande trígono de ar une Marte em Aquário à Vênus e Gêmeos e promete uma vivência da complementariedade afetiva por meio das ideias e afinidades que podem ser vividas também à distância – pois o elemento ar carrega as ondas das comunicações. Em parte, esse aspecto pode ser uma compensação interessante à quarentena que nos condenou ao distanciamento social, aproveite o estímulo deste trígono de ar para explorar outras formas de trocar afetivamente.
Mas atenção: a lua cheia ativou Mercúrio conjunto a Netuno em Peixes e isso pode não ser um bom negócio; essa posição estimula os discursos bajuladores e a venda de sonhos bonitos para quem estiver muito animado com as idealizações amorosas; o famoso “me engana que eu gosto”, aquelas promessas falsas de vantagens que depois não têm como acontecer. Fiquem atentos!
Marte está conjunto a Saturno em Aquário e influencia neste trígono trazendo questionamentos mais profundos sobre o que realmente nos mantém vinculados nos nossos relacionamentos. Nesta posição, Saturno mostra se realmente existem afinidades e admirações mútuas, se nos sentimos à vontade com a pessoa amada e se existe mesmo condição dessa relação crescer e se expandir ou se estamos levando a relação adiante apenas para não estarmos sós.
No momento da virada da lua o primeiro planeta a despontar na linha do horizonte será Plutão em Capricórnio, dias depois de ter sido ativada a grande conjunção com Júpiter. Nesse ponto, Plutão é indicador de renovações marcantes e novos inícios que precisavam de uma forcinha extra pra acontecer. O ascendente dessa virada é Capricórnio e recomenda foco e direcionamento para que seus novos planos se mantenham factíveis e possam ser concretizados a médio e longo prazo. Em Capricórnio o ritmo é lento mas os passos são firmes.
Mas não se enganem, estes são tempos difíceis para além dos relacionamentos e Plutão em Capricórnio também indica que teremos que nos esforçar para nos adaptarmos às mudanças que já estão chegando em outras áreas da vida, principalmente no que se refere ao trabalho e finanças. Economia, reutilização, aproveitamento e reciclagem são fenômenos típicos do elemento Terra e essas experiências devem se apresentar para nós fortemente nas próximas duas semanas. Observe como isso se desenvolve pra você, há muito o que assimilar aqui com o padrão do elemento Terra que não desperdiça nada, especialmente os aprendizados da vida.
Urano está em Touro na Casa 4 e rivaliza com Marte na Casa 1, podendo trazer uma certa inquietação nos ambientes familiares e muita vontade de sair de casa para arejar a cabeça. Isso pode influenciar a que as pessoas dêem um jeito de furar a ordem de isolamento e será um desafio a mais nestes tempos. Nessas horas, pode ser uma boa ideia apelar para a Vênus em Gêmeos que é garantia de muita diversão através do lúdico e da arte, ou também com aquelas conversas sobre temas leves, em tom de brincadeira ou até mesmo uma safadeza de vez em quando pra quebrar a monotonia. Sejam criativos.
Coletivamente estamos num momento de alternância dos grandes poderes e muita coisa está em jogo nesta disputa pela liderança econômica dos grandes mercados internacionais, em breve veremos novos protagonistas que mudarão as regras e as leis a que estávamos acostumados, cumprindo a conjunção Plutão/Júpiter. Estamos caminhando para um acirramento no controle das pessoas e seus hábitos e muito do momento atual pode ser usado como justificativa para implantação de medidas que outros tempos não teriam lugar, é preciso atenção para não se perderem nesse movimento anos de lutas e conquistas das gerações anteriores.
Aqui no país também essa renovação se refletirá pois está ativado o Plutão do mapa natal do país, fazendo com que os abutres já comecem a sobrevoar suas presas. Sempre há quem queira lucrar com as crises e por aqui não será diferente, veremos gente capitalizando sobre a doença, oferecendo curas “miraculosas e seguras” bem no estilo Mercúrio/Netuno que mencionei antes e levando vantagem para efetivar as ajudas humanitárias que forem aprovadas. Plutão se aproveita do lugar de privilégio em Capricórnio e mobiliza grandes ambições pois aqui quem pode, pode mesmo e não hesita em se beneficiar.
Mas a gente não pode esquecer que os astros criam fluxos, todavia é a natureza humana que desponta e nos direciona a uma ou outra escolha. Estamos todos lidando com as nossas sombras, o isolamento nos colocou num outro ritmo e aguçou nossas percepções e nesse meio tempo a energia ariana nos faz enxergar verdades um tanto desconfortáveis. Nossa verdadeira natureza está a cada dia mais exposta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário