quinta-feira, 23 de abril de 2020

Lunação de Touro - 22/04/2020

verbenna yin


A lua nova taurina acontece nos primeiros graus dessa região do céu e promove a ascensão no horizonte de ninguém menos que Plutão, o senhor do Hades. Ao lado dele vem Júpiter em conjunção, que nesta configuração tem a função de expandir a experiência para que haja um alcance amplo, social e consciente desse momento de vida.

Falei recentemente sobre a conjunção Júpiter/Plutão e fiz uma associação com a dança de Shiva Nataraj, lembram?

Pois então, os impulsos que circulam pelos céus são de transformação, transmutação, reordenação. Nataraj é a forma destruidora de Shiva, é a força que está presente nos processos de calcinação dos elementos que compõem alguma matéria fazendo com que esse material se reduza às suas partes mais elementares na decomposição, para daí acontecer a grande alquimia da forma anterior em uma nova forma, a reciclagem do aspecto material em algo totalmente diferente mas que reaproveite de forma inteligente aquele recurso.

Assim funciona o elemento Terra, nada é desperdiçado na natureza, os mesmos átomos que formaram um corpo, após sua decomposição, podem se reorganizar e formar os elementos que serão utilizados como nutrição de uma árvore, e um dia aquela árvore produzirá o fruto que alimentará um novo corpo, em outro tempo. Esse é o efeito de Plutão na natureza e é essa consciência que estaremos acessando ao longo dos próximos 28 dias.

A lunação acontece então sob o signo de Touro, que é uma energia da Terra em seu aspecto construtivo, Touro é abundante, próspero, robusto, integrado à natureza, persistente e determinado.

Para vivenciar estes tempos, teremos que incorporar esses valores taurinos no nosso dia a dia – o que será um baita desafio pois esses valores taurinos estarão no Nadir, no fundo do céu, ou seja, no fundo mesmo da nossa consciência e portanto não tão acessíveis. Só chegaremos nesse lugar taurino com muita intenção e esforço para manter o que realmente importa.

Em Touro também existe uma correspondência com a constelação das Plêiades, de onde se acredita terem surgido as almas humanas. As Plêiades seriam o berço da nossa humanidade, de onde vêm os valores humanitários de convivência harmônica entre todos os seres e entre os seres e a natureza, o ponto da nossa origem cósmica onde a ordem natural é o crescimento próspero e abundante que vem programado em toda célula viva neste mundo.

Em contrapartida, Plutão é a primeira emanação que nos chegará à consciência pois é o primeiro planeta a despontar no horizonte nessa lua nova. O ascendente é Capricórnio, o que reforça a ideia de que para este tempo teremos que ativar em nós a noção de compromisso com resultados, esforço maior que o regular, eficiência e foco no que é importante.

Capricórnio é também uma energia do elemento Terra e a princípio combina muito bem com a energia de Touro. Porém o ângulo do interaspecto formado entre Sol/Lua em Touro e Plutão/Júpiter em Capricórnio é uma desafiadora quadratura na qual quem dá a tônica é Plutão e a lua nova apenas marca o ponteiro do relógio de quando o alarme desse momento irá tocar.

O alarme está soando para esta experiência de reintegração à natureza e seu ciclo abundante da energia taurina por meio do esforço e foco capricornianos.

Outro planeta que participa desta experiência coletiva é Urano, que está em Touro. Urano é ativado pela lua nova e ao mesmo tempo participa do alinhamento com Plutão, servindo com Júpiter ao propósito do mestre do submundo e indicando que o caos será seu instrumento para a renovação da ordem durante todo o período desta lunação.

O caos uraniano é o resultado de uma fragmentação anterior. Urano é um planeta que questiona a ordem vigente, rompe com o sistema em funcionamento e desintegra os lugares e as hierarquias. Sua energia é inquietante, acelerada e frenética. Urano também rege as comunicações imediatas, as ondas de rádio, as frequências cerebrais, a telepatia e tudo que se espalha pelo ar.

Sobrepondo o mapa da lunação com o mapa do Brasil, teremos a ativação da Casa 3 do país (comunicações, comércio e relações internas) e também do Saturno natal que está em Touro, pela força caótica de Urano. Isso pode indicar um período não só de desafios que ultrapassem as fronteiras internas do país (como o espalhamento de um vírus) como também a desestabilização dos setores estruturais econômicos, com situações inesperadas nas relações de trabalho e geração de renda (efeito de Urano sobre Saturno).

Além dessa predisposição causada pelo encontro UranoT x Saturno natal aliada à expansão e ausência de limites de JúpiterT no mapa do país, podemos também esperar uma nova onda de avanço da pandemia por aqui pois a Lua natal do Brasil rege a casa 6 (doenças) e está conjunta a Júpiter em Gêmeos. É toda uma configuração energética que favorece o espalhamento, e não a contenção, da epidemia.

Há uns meses atrás conversei com um amigo que é judeu sobre esses posicionamentos tanto da lunação de Áries como da atual lunação em Touro, em que em ambas Plutão ascendia no horizonte, e nos lembramos da figura do anjo da morte descrita na passagem que trata da saída dos hebreus do Egito, onde havia a ordem para que eles não saíssem de casa naqueles dias para não se exporem à morte – o Pessach.

Morte e renascimento certamente são o tema desta lunação que pede para que coletivamente enfrentemos a morte concreta e todos os medos que essa situação nos faz confrontar forçosamente, evocando por sua vez um movimento interno para a gente perceba o foi que já morreu dentro de nós. Que partes de nós precisamos deixar que se desprendam para que possamos avançar na nossa caminhada como indivíduos.

A força para continuar e seguir adiante vem de Marte em Aquário na Casa 1, indicando que o momento de isolamento e distanciamento social pode nos tocar nessa corda e fazer ressurgir em nós uma motivação e um ímpeto pela vida. Esse pulso de vida vibra na tônica aquariana, ou seja, na atitude amadurecida, autorresponsável e mais cosnciente dos valores humanitários que são a condição da nossa existência em civilidade. Qualquer ação longe desses valores humanitários tende a resultar infrutífera, pois irá contra o fluxo energético atual.

Marte em Trânsito está passando pelo ascendente do mapa do Brasil e ativando o Nodo lunar nesse ponto, o que indica que este mês pode definir uma nova identidade do país no cenário internacional e afetar a nossa consciência de nação.

Aquário é um signo regido pelo mesmo Urano que está causando o caos e desintegrando a ordem antiga das coisas, fazendo a gente perceber novos jeitos de existir, novos jeitos de conviver, de trabalhar e de produzir. Existe sim um jeito diferente de se sustentar que não é o consumismo de sempre, existe um jeito diferente de construir que não é pela exploração desenfreada dos recursos, e principalmente, existe um jeito de cooperar para irmos juntos adiante e mais longe do que ontem.

Aqui acontece uma mágica maravilhosa que é a harmonização entre Marte em Aquário e Vênus em Gêmeos, indicando que as forças masculina e feminina que nos regem estão vibrando no elemento AR e indicam um tempo de aproximação e sinergia entre homens e mulheres.

Tudo aquilo que os céus pedem de nós coletivamente, poderemos alcançar mais facilmente nos sintonizando com este aspecto harmônico entre Marte e Vênus, Animus e Anima, a sizígia interna que nos conduz ao verdadeiro SELF. É na união dos opostos e na reconciliação dos paradoxos que vem a força direta capaz resistir e fazer frente aos grades desafios deste momento.

O elemento ar simboliza nossa capacidade intelectual, o nosso neocortex em ação que é capaz de compreender e interpretar a vida, de formular linguagens e se comunicar. É o elemento ar que nos conecta uns aos outros e favorece em nós os processos de assimilação dos aprendizados.

E durante toda a lunação o fomentar o elemento ar em nós e no externo, ou seja, fomentar um ponto de entendimento e equilíbrio no que parecia ser uma diferença irreconciliável, pode ser um caminho muito promissor para apaziguarmos os corações e atravessarmos este período de grandes transformações.

É o elemento ar e a inspiração que o conhecimento produz em nós que abrirão os caminhos para esta regeneração da experiência humana, guiada por Plutão, aconteça. Um grande RENASCIMENTO já está em curso no micro e no macrocosmo ao mesmo tempo.

Estamos diante de um salto de consciência coletivo, nada será fácil e essa é uma experiência que carregaremos impregnada nos corpos (Touro). Lembrem-se do compromisso com bons resultados e o foco no que importa (Capricórnio), bem como ajudem a fomentar uma atitude pacificadora de união a partir das afinidades possíveis (Marte e Vênus em signos de ar), cooperando individual e coletivamente para um cenário de entendimento e diálogo onde boas resoluções possam ser tomadas daqui pra frente.

A lua cheia que acontecerá em Escorpião promete ser um ponto de virada na nossa história, será também a Lua de Wesak e um alinhamento maravilhoso com as Plêiades, nosso berço cósmico. Até lá mantenham-se firmes e fiquem atentos aos seus próprios aprendizados. E permaneçam em casa se possível, meus amores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário