domingo, 23 de dezembro de 2018

Previsões para 2019 - Astrologia

verbenna yin


Nesta época de virada do ano, de conclusão do que foi possível e ajustamentos das metas para o novo período, nossa postura é adotar um olhar mais otimista para o ano que virá e gostamos de acreditar que no próximo período teremos melhores chances para conquistar aquilo que desejamos. E assim criamos juntos, 7 bilhões de pessoas ao redor do mundo, uma magia muito forte e poderosa para abertura de novos caminhos e firmeza de intenções que tem toda chance de manifestar na nossa vida dali pra frente.

Mas 2019 será um ano bastante desafiador e requererá de todos nós muita paciência, resiliência e determinação. No mapa da virada do ano, o Sol estará em Capricórnio em conjunção com Saturno domiciliado, que por sua vez é o regente do mapa do Brasil. Podemos contar que no novo ano cada pequeno passo será dado com esforço e não haverá espaço para fraqueza nem dúvidas. O andar deverá ser resoluto e a postura para todo o período é a de força e firmeza em si mesmo, justamente como simboliza Capricórnio.

No aspecto macro, Saturno também simboliza as figuras de autoridade e nesse sentido podemos esperar que haverá um tempo de comandos firmes e autoritarismos bem exigentes no novo governo. A ordem social será mantida a custo de muita repressão ostensiva, deixando claro quem manda e quem obedece. O ascendente da virada será em Virgem, uma energia muito frágil emocionalmente, o que a um primeiro momento contribuirá para o estabelecimento desse cenário mais autoritário.

A Lua, significadora do povo, estará na fase minguante e aplicando à Venus já fragilizada em Escorpião: podemos esperar do governo medidas nada populares que impactarão especialmente as mulheres de maneira negativa. Como Lua e Vênus estarão na Casa2, é possível que as medidas na prática criem restrições financeiras e econômicas às mulheres e ampliem a desigualdade de gênero na produção de renda e riqueza no país.

A casa das 3, das comunicações, também aparece fragilizada no novo mapa, indicando um tempo onde a mídia e a divulgação de notícias serão controladas firmemente com o objetivo de consolidar uma ideia de desenvolvimento numa única direção com um discurso totalitário, beirando o fanatismo, sem espaço para diálogos ou ponderamento de opiniões contrárias.

No aspecto financeiro Netuno está passando pela casa 2 do Brasil, causando o embotamento da percepção quanto ao propósito das medidas econômicas gerais. Podemos esperar medidas e operações financeiras que sejam apresentadas sob um determinada justificativa, mas que na verdade servirão a outros propósitos. Netuno cria uma névoa, uma cortina de fumaça que encobre as reais motivações das coisas, e estará durante todo o ano pairando sobre a casa da economia, trazendo um período de oscilações e confusões nessa área.

Pois é, o cenário geral não é bom.

Mas todo mapa tem pontos de equilíbrio e compensações, e neste mapa da virada não é diferente. O regente do mapa 2019 é Mercúrio e ele aponta num aspecto duplo para o Meio do Céu em Gêmeos, seu domicílio, apesar de estar preso e exilado na área do Nadir. Isso simboliza que há informações e revelações importantes que estão sendo mantidas em segredo mas que sua divulgação pode sim desestabilizar o cenário de controle absoluto que se aproxima. Teremos três grandes chances dessas revelações acontecerem, em Abril, em Junho e em Dezembro, pois Mercúrio está fragilizado e certamente dará com a língua nos dentes. A qual dessas datas estaremos atentos?

Outro ponto de equilíbrio do mapa da virada é a formação de um Yod direcionado também ao Meio do Céu em Gêmeos. Sustentado pelos significadores do feminino em desvantagem (Lua e Vênus em Escorpião) e pelo masculino privilegiado (Sol, Saturno e Plutão em Capricórnio), com o ponto central equilibrado em Mercúrio em Sagitário, essa formação aponta que é muito importante dar lugar para o “Caminho do Meio”. De equilíbrio vem a noção de equidade, equidade entre homens e mulheres, sendo Mercúrio justamente o ponto equidistante entre os significadores feminino e masculino deste mapa.

Esta área estará especialmente ativada em Junho, quando podemos esperar manifestações populares e mobilizações por meio das mídias sociais, com apoio e visibilidade internacional. Pode ser um momento muito bom para promoção de ideias que resgatem o propósito de união entre as pessoas e superação das diferenças de opiniões pessoais em torno de um ideal comum que seja preponderante. Gêmeos é regido pelo ar então toda atividade de transmissão de mensagens e comunicações será favorecida nesse período, seja pela emissão das mensagens seja porque haverá receptividade mental para acolhê-las.

A metáfora celeste aponta então que 2019 será um ano para nos conscientizarmos de verdade sobre as diferenças marcantes entre os gêneros e o quanto todos nós perdemos de avançar, enquanto civilização, enquanto não integrarmos as forças masculinas e femininas que compõem a base da nossa nação.

Vivemos num país que foi colonizado violentamente, onde as mulheres foram usadas como procriadoras à força por muitos e muitos anos para garantir uma população trabalhadora que cumprisse com o propósito da colônia de exploração da terra. Nossa herança inconsciente coletiva é a de mulheres subjugadas e vitimizadas (Escorpião) e de homens violentos e dominantes (Capricórnio) e esses arquétipos ainda povoam nosso imaginário.

Está na hora da gente colocar esses aspectos da nossa história nacional às claras para que possamos nos tornar conscientes desse desequilíbrio que é fundante da nossa identidade brasileira e que ainda norteia uma concepção de família muito equivocada nos dias atuais.

O Brasil é um país de energia feminina, suas datas nacionais marcantes são sempre em signos femininos (Abril/1500 – Touro; Setembro/1822 – Virgem; Nov/1889 – Escorpião), aliado ao fato de termos uma extensa rede hídrica e um litoral continental que reforçam a presença do elemento água na composição da nossa nacionalidade. A grandiosidade do Brasil é justamente a sua força feminina exuberante.

Em 2019 os marcadores em Gêmeos pedem para darmos um passo rumo à reparação histórica das desigualdades de gênero, reinserindo a noção do real valor da mulher na família e na sociedade bem como fortalecendo a presença feminina nas diversas áreas do conhecimento e da geração de renda.

Gêmeos aponta a chegada do novo, das novas ideias e dos novos sonhos que nos mobilizam ao futuro, e neste novo ano o futuro vai chegar pelo respeito aos atributos da energia feminina: receptividade, resiliência, cuidado com a vida e união. Todos nós, homens e mulheres, podemos honrar a energia feminina ao nos mantermos conscientes de que essa energia é GERADORA do futuro que queremos.

Como diz Jodorowsky: “La finalidade de tu vientre no es crear um feto. La finalidade es crear consciencia.”

Que futuro estamos criando se permanecermos reproduzindo um paradigma de dominação histórica do feminino?

Que em 2019 nós possamos superar as visões culturais que ainda oprimem as mulheres e possamos dar um salto de desenvolvimento rumo à equidade entre todos. Essa reintegração das forças arquetípicas masculina e feminina no inconsciente coletivo dos brasileiros será essencial para renovar em nós a noção de unidade que teremos que cultivar para resistir às investidas do ostracismo e retrocesso que permanecerão no ar até 2020, quando iniciaremos a transição para os ideais de Aquário.

Até lá, desejo a todos muita força e firmeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário