sábado, 26 de outubro de 2019

Fuerza, Chile!

verbenna yin


Que movimento incrível acontece no Chile nestes últimos dias, essa terra de onde veio a linhagem que meus filhos carregam adiante. Tive a curiosidade de ver como esses movimentos se explicariam astrologicamente e, claro, ali estavam os alinhamentos que conduzem os devires dos deuses do nosso tempo.

A última lunação aconteceu nos primeiros graus de Libra, encostadinha com o Nodo Norte do país na Casa 10 - a casa dos grandes propósitos e da imagem pública. Algo já estava por vir quando os ponteiros do relógio marcaram esse aspecto do país, uma demonstração pública do que o povo desse chileno é capaz. E um povo com ascendente em Capricórnio pode muita coisa!

O que a lua nova intenciona, a lua cheia manifesta. E logo após a lua cheia de 14/10, foram ativados no mapa do país: Urano - o planeta das revoluções e da desobediência; Júpiter - as leis estabelecidas; e Lua - o povo e sua soberania. Juntando tudo isso, a partir desses trânsitos pós lua cheia se iniciou uma temporada forte de protestos nacionais por dias seguidos que conseguiu uma façanha inestimável: desmascarou a farsa neoliberalista dos Chicago Boys imposta desde a ditadura que matou Allende, mostrando ao mundo que esse modelo econômico não se sustenta, que privatizar direitos humanos tira oportunidades de quem quer se desenvolver, que na prática todos perdem se a máquina se destinar a manter privilégios das pessoas que sempre estiveram no poder.

Esse é o papel de Urano em Touro, abalar as estruturas consolidadas de poder econômico e dos privilégios, para abrir caminho à reformulação de uma nova ordem social mais conectada a realidade das pessoas comuns - Saturno e Plutão em Capricórnio. Justamente os planetas que estão na linha do ascendente chileno hoje, ou seja, influenciando o pensamento coletivo para o autorreconhecimento desse povo, para a constatação da expropriação das riquezas naturais e da exploração dos talentos das pessoas sem nenhum retorno social disso.

Saturno é corte e diz: "Basta!"

Saturno na consciência é a chegada da verdade absoluta, sem máscaras, sem condescendências. Sem piedade. Diante da dureza da verdade, as reações são duras também. E Plutão na consciência traz a noção de uma reorganização que não joga fora o que havia antes, mas se aproveita do que foi aprendido para elevar esse saber a um novo nível de prática.

E que símbolo poderia ser mais apropriado para registrar esse movimento do que esta foto de Susana Hidalgo: um povo reconectado às suas origens ancestrais mapuches que resistiu a séculos de dominação e soube a hora de exigir o seu devido reconhecimento, escalando juntos um obelisco público e mostrando ao mundo a retomada do seu poder. Um símbolo perfeito para o Nodo Norte de Casa 10.

Toda boa sorte à luta dos nossos irmãos chilenos. Todos temos muito a aprender com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário