segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Lunação de Escorpião - 28/10/2019

Verbenna Yin


E chegou hoje a lunação de Escorpião, que acontece em oposição exata a Urano e promete iniciar um ciclo de grandes adaptações na forma como vemos os relacionamentos e exercitamos a convivência. Pois é, mais uma vez o tema dos vínculos estará à tona pois o regente de Escorpião, Marte, segue em Libra e vem sendo provocado por Plutão em Capricórnio que pede uma reformulação na expressão dos afetos e nos propõe o desafio de assumir uma nova maneira de coexistirmos, somando forças e colaborando para atingir interesses comuns que sejam relevantes para todos.

Urano é o planeta das grandes transformações sociais, simboliza o impulso pelo rompimento dos limites estabelecidos, pela transgressão da ordem que já não atende mais o mundo como está pois a evolução não pode ser detida. É o arquétipo do rebelde trazendo a inspiração revolucionária que vem iniciar uma nova organização das relações.

Curiosamente, Urano foi descoberto oficialmente em 1781 e foi o primeiro planeta cuja existência foi inteiramente calculada e afirmada por meio de um recurso tecnológico – o telescópio. Sua descoberta fechou o ciclo do Iluminismo, consolidou as noções humanitárias conquistadas na Revolução Francesa de 1789 e vários outros movimentos reestruturadores de governo se seguiram mundo afora após sua descoberta.

É essa energia que vem aportar entre nós nesta lunação, onde o impulso pela mudança sustentado por Urano será sentido profundamente em âmbito emocional nas águas inconscientes de Escorpião. Aquilo que não colabora mais com a gente está na hora de ser retirado e teremos que nos adaptar sem isso.

A partir do dia 01/11 Mercúrio entrará em retrogradação e é possível que, mesmo a gente sentindo o impulso por mudança, tente ficar racionalizando e inventando justificativa para não se mover. Não caia nessa! Mercúrio em Escorpião vai sintonizar razão-emoção, criando um canal interno em cada um de nós para que a gente possa reconhecer nossas emoções e entendê-las, ligar os pontos para perceber porque certos pensamentos nos fazem voltar aos mesmos sentimentos.

Este será um período para a gente se dar conta de que estamos repetindo as mesmas sinapses e interpretando os eventos da vida sempre da mesma maneira, revivendo as mesmas emoções o tempo todo. Mas algo em nós começou a perceber que isso não está muito certo. Urano vem trazer uma súbita intuição sobre o que está se passando de fato e que adaptação é essa que precisamos permitir que aconteça na nossa vida para que possamos seguir adiante e parar com essas repetições.

Estaremos diante de transformações que não podem mais esperar!

O que será que a vida está te pedindo para entregar definitivamente, sem olhar pra trás?

Por que você ainda insiste em acreditar que não vai conseguir viver sem isso?

Escorpião é a energia associada às grandes metamorfoses. É um portal que para ser atravessado exige que a gente entregue tudo aquilo que já fomos um dia, nossa casca dura de quem precisou se defender, nossas certezas cristalizadas em pedras que carregamos por dentro e impedem o fluxo do novo, nossa incapacidade de se dobrar a um tempo diferente, nossas feições sérias de quem não tem tempo a perder. Há uma reconstrução pessoal pela frente que só vai acontecer se você acreditar que o melhor está por vir.

Escorpião é um signo da água e é esse elemento que vem nos ajudar a dissolver a inflexibilidade e resistência. A água é um vetor de mudança de estados, sendo ela mesma , capaz de se manifestar em estados diferentes. A água regenera e é capaz de dar nova vida.

É da água que virá a chave para assimilar os aprendizados deste tempo. Um circuito auxiliar se abre entre Saturno/Plutão em Capricórnio, Meio do Céu em Touro e vértice com Netuno e Lilith em Peixes na Casa 8. As transformações exigirão honestidade para admitir que não podemos mais sofrer assim, que do jeito que está nos causa muita dor. Lilith neste ponto vem trazer à consciência que não é mais possível viver desse jeito e só você tem o poder de sustentar a mudança que tanto anseia, está na hora de se importar menos com o que o outro pensa e sente e finalmente fazer algo resolva a sua situação, mesmo sabendo que isso pode desagradar o outro.

Esse outro é responsável também, por ele mesmo e pelas escolhas que ele fez para compor a situação em que estiver vinculado a você, e por isso será dele o trabalho de lidar com as consequências da sua resolução. Marte em Libra recebe o impacto desse circuito da água e pode titubear na hora de agir, ficar com vergonha de dizer o que precisa ser dito ou se constranger se a coisa desandar pra gritaria; se isso te acontecer, respire fundo! A partir do dia 20/11 Marte entrará em Escorpião e vai conseguir sustentar decisões com mais firmeza, então se não conseguir agir até lá saiba que desse dia em diante vai ser mais fácil tomar medidas reais com assertividade. Mas não perca a oportunidade.

No dia seguinte, 21/11 Mercúrio sai da retrogradação também e as situações tendem a ficar mais claras. Uma nova percepção mental de si mesma está pra chegar, agora mais autocentrada e coerente com as suas necessidades atuais. Lembre-se do mito da Fênix, que se reinventa das cinzas daquilo que foi desconstruído.

No âmbito coletivo esta lunação acontece na Casa 3 e promete grandes revelações, divulgação maciça de Fake News daquelas bem oportunistas, reviravoltas em processos jurídicos e investigações envolvendo os sistemas de educação. Estes assuntos nos farão questionar os papéis usuais de “vilões x mocinhos” e nos ensinarão que às vezes os supostos “mocinhos” só são reconhecidos dessa forma enquanto puderem controlar uma narrativa. Será que diante das revelações que vierem essas narrativas se mantém? Estes assuntos devem vir à tona após a lua cheia do dia 12/11 e devemos ter algum reflexo em manifestações sociais por aqui também, principalmente lideradas por mulheres e relacionadas a pautas como aborto e maternidade. Fiquem atentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário