Lua nova no céu trazendo grandes oportunidades na força do elemento água, vinculativo e receptivo aos movimentos do reino emocional. E serão movimentos grandiosos, a lunação abre na Casa 4 da família e da ancestralidade, em forte quadratura com a energia combativa de Áries ativada pelo Ascendente, Júpiter, Quíron e Marte. Preparem-se porque teremos tempos de emoções fortes e violentas pela frente.
Esta lunação ativa a Lilith que está em Câncer e atuará durante todo o período, mas já podemos sentir sua influência. Desde que o Sol entrou em Câncer no dia 21/06 temos visto o tema do aborto em caso de estupro ganhar mais visibilidade, seja com a menina de 11 impedida de realizar o aborto legal, seja com a atriz que teve o filho do estuprador e doou para adoção. Exatamente no dia da lua nova em conjunção a essa Lilith, se realizou uma Audiência Pública sobre o aborto. Coincidência?
Nas mudanças de fase da lua, podemos esperar também medidas que impliquem em retrocesso das conquistas femininas, já que há uma forte oposição de Júpiter como significador do sistema legal. Lilith representa no coletivo os aprisionamentos impostos à mulher e em Câncer ficará cada vez mais claro como o desenvolvimento das mulheres é interrompido pela maternidade compulsória e suas obrigações, como elas são prejudicadas sem poder compartilhar a responsabilidade por essa imposição que as reduz a eternas cuidadoras – e pagadoras dos impostos incidentes sobre tudo que as novas vidas consumirem até sua maioridade. As mulheres não aguentam mais bancar isso sozinhas e a Lilith coletiva deve fomentar reações importantes à essa ofensiva.
Na esfera individual, todos teremos contato com essa Lilith – mas principalmente as mulheres. Como força sombria do inconsciente, a Lilith tem uma expressão que é pré-linguagem, ou seja, ela se expressa no corpo por meio de sintomas. Pessoas com Lua, Sol ou Asc. em Câncer podem ter um contato muito real com essa força que pede a integração de conteúdos do passado para podermos prosseguir adiante.
Esses conteúdos tem a ver com abandono, rejeição e injustiça e podem voltar com muita raiva associada porque precisam hoje do elemento água para serem limpos de toda a dor e sofrimento impregnados nessa memória.
As águas de Câncer são as águas primordiais, o território da Grande Mãe e a força criativa mais pura, de onde todos nós viemos. É retornando para esse “ventre ancestral” que podemos nos curar, fortalecer e regenerar. Nas águas do oceano materno já vivenciamos a nossa totalidade em paz, longe das contradições e dos conflitos criados pela cultura, e é retornando às águas do amor que todas as nossas faces encontram uma forma de conviver harmonicamente em união.
Este pode ser um período maravilhoso de curas emocionais profundas com influência de Quíron, resgates de histórias do passado que estão prontas para serem superadas e para que a gente experimente uma aceitação completa de quem somos e das nossas histórias, restaurando a pureza da nossa alma que está sempre intacta. Podemos agora cuidar amorosamente dessa alma, dando a ela a expressão que ela sempre mereceu ter.
Nos relacionamentos temos a presença de Vênus e Mercúrio em Gêmeos, pedindo pra gente apostar mais na diversão a dois (ou a três, ou mais) e parar de se levar tão a sério. Invistam em programas culturais, viagens e hobbies que relembrem que a vida é mais do pagar boletos.
Marte em Áries está alinhado a Saturno em Aquário e favorece os reinícios: voltar a estudar, começar um trabalho novo, mudar de casa ou de cidade e fazer novos amigos. Mas no aspecto coletivo, a forte energia ariana deste período tende a ampliar as intolerâncias e as demonstrações gratuitas de poder e autoridade. Em quadratura com a Lilith, é possível que tenhamos um aumento significativo na violência contra a mulher – então mulheres, procurem estar unidas e irmanadas, não deixem as amigas sozinhas e procurem acolher mais do que julgar. E você homem, faça sua parte como cidadão do século 21 ouvindo e aprendendo com as mulheres aquilo que nos afeta para que não seja você a causa da dor delas.
Todos ganhamos convivendo mais harmonicamente e sobre esse tema começa hoje a retrogradação de Netuno em Peixes, também um signo de água que ensina a ter compaixão pelo sofrimento do outro, conduzindo ao entendimento de que a dor do outro pode nos atingir também já que estamos todos conectados.
Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise
Astros - Tarot - Psicanálise
Nenhum comentário:
Postar um comentário