domingo, 9 de fevereiro de 2020

Lua Cheia em Leão - 09/02/2020

Verbenna terapias


A Lua Cheia deste mês acontece em Leão e conclui a ativação do tema “relacionamentos” como cenário pra gente experimentar essa emanação poderosa e vibrante que vem do elemento fogo. Assim como a lua nova, a lua cheia se alinha exatamente na Casa 7 e vem indicar um período de reflexões sobre aquilo que conhecemos de nós mesmos e como estamos interagindo com os outros a partir desse referencial próprio.

Como estamos na lunação de Aquário, que pede mente aberta e ampliação da nossa compreensão ordinária, a proposta dessa lua cheia é a gente enxergar partes de nós ainda “inéditas”. Talvez estejamos acostumadas a olhar para a nossa história pessoal assumindo que somos desse jeito, fomos criadas assim, pensamos de tal forma, e vamos construindo uma trajetória que leve em conta essa compreensão própria que parece muito coerente.

Mas a Lua Cheia vem nos desafiar a olhar pra gente com uma honestidade maior e aí podem surgir nuances nossas que ainda não tínhamos nos atrevido a olhar, causando interpretações totalmente diferentes sobre o que vivemos antes.

Quando isso se aplica aos relacionamentos, poderemos fazer um balanço dos nossos vínculos que foram importantes e acabar percebendo que aquela história não foi bem assim como a gente guardou na memória, havia conclusões que nos foram impossíveis fazer naquele tempo mas que agora, olhando pra trás, podemos elaborar melhor.

E talvez nesse balanço das nossas relações nos deparemos com uma pessoa um tanto diferente daquela que pensávamos ser: talvez tenhamos sido egoístas, talvez tenhamos ferido antes, talvez estivéssemos distraídas sem perceber nossa arrogância em querer controlar tudo o tempo todo, talvez não tenhamos conseguido acolher o outro quando ele se mostrou diferente do que eu havia idealizado...

Leão é uma energia dominante, magnética e impactante, difícil de não ser notada. É a chama do fogo quando está plena e consegue iluminar tudo ao seu redor. Com a Lua cheia nesse posicionamento, algumas verdades sobre nós virão à tona para que a gente possa trabalhar melhor esses aspectos ainda não desenvolvidos.

Tudo o que negamos em nós, projetamos no outro. Se insistimos até agora em não olhar para esses aspectos ocultos, é bem provável que a gente tenha sido intolerante com outras pessoas que sustentavam esses mesmos traços. Ou seja, quando a gente não suporta a atitude do outro, quando criticamos e julgamos negativamente uma expressão que o outro tenha, isso nos dá uma pista do que aquele comportamento do outro pode ativar em mim mas que eu ainda não estou pronta pra admitir ou exercer. Então a reação imediata é negar em nós e apontar no outro, desqualificando e excluindo aquilo (ou o outro) do nosso ponto de vista.

Esse mecanismo de projeção é muito bem elaborado, não é tão simples como “fulano é agressivo com crianças, eu não gosto disso então eu também seria agressiva com crianças”. Talvez isso aconteça também, mas não só.

Pode ser que a agressividade do outro que você não tolera te lembre que você foi agredida antes, e que por conta disso você estabeleceu uma reatividade que não te deixa interagir com o outro num nível de confiança até hoje. E talvez olhar pra isso doa tanto que você precise apontar esse traço do outro como negativo, levar essa observação para o externo e se afastar dela com a intolerância, assim você evita olhar dentro e admitir o sofrimento que alguém causou em você primeiro com essa mesma atitude.

Nesta lua cheia, a energia de Leão vem encher nosso coração de coragem e generosidade pra que a gente dê esse passo além e consiga se curar disso. Compreender melhor quem somos, diminuir a intolerância com aquela suposta diferença no outro e passar a ver essa diferença com amorosidade pois ela representa um caminho de volta e reconciliação consigo mesma.

O Sol em Aquário fazendo o contraponto de luz-sombra é o guia do que fazer com o que descobrirmos a nosso respeito nesta lua cheia. Aquário representa o coletivo, a harmonização de todas as diferenças, e é essa energia inclusiva que vai permitir que a gente leve para o consciente a necessidade de baixar a guarda e sermos mais tolerantes nas nossas relações, cultivando com intenção uma atitude mais agregadora na nossa vida.

A generosidade de Leão também está nessa capacidade de permitir que o outro se aproxime, dando oportunidade a ele para que se expresse, deixando o outro confortável para que ele possa se manifestar de forma verdadeira, sem medo. Afinal, o outro também está aprendendo a se relacionar tanto quanto nós.

Já pensou como seriam as relações se a gente pudesse encontrar esse lugar de acolhida no outro para podermos nos mostrar sem medo, interagindo na luz da verdade?

E será que a gente é capaz de assistir o outro se expressar com todo seu brilho sem se sentir intimidada ou com inveja?

Nesse jogo de projeções, quanto mais fundo a gente se conhecer, menos insegurança vamos sentir em relação às atitudes e escolhas do outro. Num ambiente interno de maior acolhimento com as nossas próprias falhas, o outro passa a ser uma inspiração para nós.

Mas atenção, Leão é uma energia mais primitiva e territorial, que sabe impor limites claros quando isso for uma necessidade. Então observe as suas relações atuais e perceba quais delas não tem efeito positivo pra você, em quais relações não existe cooperação ou em que você vem sendo exigida demais. Pode ser o momento de rugir como um leão para proteger seu bem estar.

Marte está em Sagitário e perfaz um aspecto positivo com a lua cheia, indicando que o momento é ótimo para expandir as relações, socializar mais e conhecer gente nova para que a energia coletiva ative a alegria em compartilhar os afetos. E a Vênus, meus amores, está em Áries: livre, leve e solta, pronta pra circular muito e viver o Carnaval!

No âmbito coletivo, a lua cheia deve promover importantes avanços científicos e tecnológicos (Aquário) na promoção da saúde (Leão) pois o Nodo Lunar está posicionado na Casa 6. Porém Mercúrio está aplicando em conjunção à Netuno em Peixes e isso dá lugar a muita desinformação e notícias sensacionalistas que funcionam como cortina de fumaça para encobertar a verdade do que acontece por aí. Vamos estar atentas para não ser massa de manobra nos próximos dias.

Os temas que envolvem a mulher e a maternidade também estarão em pauta, com Vênus conjunta a Lilith em Áries e Urano na Casa 4. Devemos ver nos próximos dias muito julgamento e culpabilização da mulher que vive de forma autônoma e independente, principalmente da mulher sexualmente independente. Isso deve incitar uma reação interessante nas mulheres, fazendo com que muitas passem a repensar o feminismo e a união das mulheres como caminho de afirmação para garantia da independência já conquistada hoje. Esse movimento irá ganhando força gradualmente até final de Março quando teremos a lunação de Áries que vai trazer esse tema da liberdade da mulher de forma mais contundente para todas.

Aquele meu palpite sobre o caso Marielle tomou forma hoje, na lua cheia, com a notícia da morte de um dos envolvidos no crime com a ativação da Lilith no mapa da posse presidencial, bem no meio do céu do governo atual. Aliás, a Lilith em Aquário nesse mapa indica o terceiro ano de mandato como decisivo para os rumos do país, o que acontece logo depois da grande conjunção Júpiter e Saturno em Aquário na noite de Natal deste ano.

Me acompanhem nas previsões até lá, muita água vai rolar meus amores :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário