sábado, 2 de maio de 2020

Estudo de caso - post 2

verbenna yin


Vamos ao POST 2 deste estudo de mapa de um nativo que muita gente já sacou quem é ;-)

De ontem pra hoje foi ativada a posição de conflito indicada no que equivale as 5h do relógio, essa linha grande amarela que cruza o mapa. Soou o alarme de Plutão em Leão que se opõe à Lua natal e ao Marte em Trânsito, ambos na Casa 11. A casa 11 fala dos planos para o futuro, das recompensas pelos nossos atos presentes e da possibilidade (ou não) de prosperarmos com o que fazemos hoje. Então a continuidade dos planos de vida do nativo está ameaçada concretamente.

Plutão e Marte opostos ativam uma energia bastante agressiva, e considerando a posição natal de Plutão em Leão podemos esperar uma reatividade importante do nativo em relação ao que lhe ameaça.

Primeiro porque é mesmo um sujeito reativo (ariano) e também porque o elemento fogo é o que dá o tom a esse alinhamento de ontem e hoje, dentre todos os planetas envolvidos Plutão é o mais distante e por isso o mais potente na hierarquia.

Plutão está retrógrado, trazendo à tona coisas guardadas a sete chaves capazes de causar desestabilização tanto no nível individual (muita atividade psíquica, nervos à flor da pele, crises de ansiedade e pânico) como também no nível coletivo (decoberta de segredos).

Com esse Plutão ativado, opondo à Lua/Vênus natal, este nativo enfrentará então problemas no ambiente externo que o impedem de seguir agindo na direção de satisfação dos desejos próprios (Casa 5 e significadores de prazer Lua e Vênus). Isso quer dizer que tanto irá enfrentar impedimentos reais ao que ele gosta de fazer como também que entrará em contato as esferas internas que definem a forma como ele sente prazer na vida, de comida à sexualidade.

Lua e Vênus representam a energia do feminino e no mapa de nascimento sofrem dura oposição de Plutão, indicando que para este sujeito a figura materna foi ameaçadora e ele pode ter desenvolvido uma desconexão com essa energia dentro de si mesmo, desequilibrando os mecanismo de saciedade (nunca se sente satisfeito) e reagindo com uma atitude de dominação constante às figuras femininas da sua vida como caminho de autoafirmação.

Mais um reforço a respeito das questões sexuais mais profundas é o Marte em trânsito na área de Aquário, o andrógino. O desejo mais íntimo pode percorrer vias inimagináveis que se opõem à consciência para que esse desejo seja reconhecido e trabalhado numa perspectiva saudável de autoconhecimento e expansão pessoal. Seria o caso, por exemplo, de uma experimentação na bissexualidade.

Porém, essa é uma energia muito forte e para um indivíduo desatento, isso pode suscitar sombras poderosas, as quais são interpretadas (num mecanismo de defesa) como ameaçadoras e persecutórias. O resultado disso é um ataque passional à tudo aquilo que se assemelha a esse conteúdo interno sexual que poderia ser assimilado pela consciência, o indivíduo pode projetar no externo esse "inimigo interno" (seu próprio desejo sexual) e declarar guerra a ele agindo agressivamente contra tudo o que faça representação disso no mundo externo.

Essa representação externa pode ser uma pessoa que nativo admira, pode ser uma situação de vida, pode ser um grupo que sustente algum rótulo que sintetize essa questão interna...

De toda forma, na prática hoje será um dia para enfrentar demônios muito amedrontadores que ativam o mecanismo de defesa melhor desenvolvido no nativo - se ele é do elemento fogo (intuição), seu melhor mecanismo de defesa é a agressividade, antecipando o ataque que imagina que irá receber.

Então, associando o estudo do mapa à vida real, na semana passada este indivíduo viveu uma situação inesperada na área do trabalho capaz de trazer consequências negativas para sua vida profissional e hoje enfrentará uma revelação séria a seu respeito ser exposta por alguém por quem nutria clara admiração, e essa revelação pode comprometer seus planos para o futuro, inclusive os de trabalho.

Todo seu poder pessoal (Plutão natal) está nas mãos de um objeto externo que se opõe duramente no concreto (situação real) e que também simboliza o conflito psíquico interno (reconhecimento das pulsões sexuais).

Vamos acompanhar as cenas dos próximos capítulos

**** Recapitule a abertura deste estudo e o que já contamos no post anterior:

Abertura da lunação:

Post 1:

Nenhum comentário:

Postar um comentário