quinta-feira, 7 de maio de 2020

Lua Cheia em Escorpião - Wesak 07/05/2020

verbenna yin


E chegamos na Lua cheia de Wesak, a lua mais luminosa do ano. A Lua cheia em Escorpião é sinal de renovação, crescimento, cura e resgates cármicos e é um momento do ano celebrado em muitos países. Na tradição budista é uma lua de emanações muito virtuosas pois acredita-se que foi durante esse período do ano que Buda recebeu a iluminação e que também teria partido sob essa influência lunar.

Para mim é uma lua especialíssima, eu nasci numa Lua com esse alinhamento, fui mãe nessa lua e recebi meu nome espiritual também na época do Wesak, então essa é uma posição que conversa muito comigo trazendo surpresas maravilhosas. Para esta celebração se costuma acender velas, numa alusão do quanto esta lua pode iluminar em nós uma consciência mais pura, mais conectada à fonte divina.

Este ano a lua cheia de Wesak acontece na casa 6, a casa do serviço e da dedicação sincera ao que tem valor para perdurar além de nós. Esse eixo também se alinha às Plêiades tanto na abertura da lunação como agora na lua cheia, fortalecendo a conexão com o plano original de amor e prosperidade como elementos da ordem criadora que rege a experiência humana.

A lua de Wesak é uma lua regeneradora da esperança de que podemos ser melhores, essa emanação consegue reavivar algo esquecido e ancestral dentro de cada um e que se conecta com a força próspera do estado natural das coisas. Tudo neste universo cresce e se expande as plantas, os animais, as pessoas e até os cristais que parecem estáticos. Então tudo é passível de se reorganizar para entrar novamente no fluxo dessa programação original e retomar um desenvolvimento positivo, essa capacidade regenerativa está dentro de cada um e esta é a lua que irá nos tocar nesse lugar.

Pense na sua vida hoje, o que você gostaria de reiniciar?

Que aspectos seus já estão prontos para serem colocados no mundo e pedem que você assuma uma nova pele?

Esta é uma lua magnífica para que você IDEALIZE seus melhores planos para daqui em diante, para que você se conecte com a esfera mais pura do seu desejo e deixe os canais abertos para que esse desejo flua de dentro de você até encontrar um terreno fértil no exterior e na materialidade. Esse é mistério da polaridade Escorpião (fertilidade) e Touro (materialização). INTENCIONE!

Mas este processo de renovação da vida depende que a gente faça um trabalho anterior que é o de permitir a transformação, identificando aquilo que não está trazendo vida aos nossos sonhos. Escorpião é um signo de água, forte e intenso. Os nativos desse signo sustentam uma energia intuitiva poderosa capaz de prescrutar o invisível e compreender profundamente as verdades mais difíceis. Nada fica encoberto à energia de Escorpião, ela ilumina, descortina e revela.

No polo oposto estão Sol e Mercúrio, astros que representam a atividade da consciência em sua capacidade inteligente e conferem maior facilidade nos processos de compreensão da vida. Em Touro, Mercúrio é lento mas persistente e vai digerindo devagar cada detalhe, prestando atenção em absolutamente tudo e assimilando uma grande quantidade de informação. Isso quer dizer que o que for iluminado pela Lua em Escorpião, será muito bem entendido pelo Sol/Mercúrio em Touro.

E sabem quem mais vai estar nesse alinhamento? Urano, o planeta da eletricidade e das comunicações instantâneas. Urano, que está em Touro e já foi ativado no início da lunação, vai influenciar este momento facilitando todo o processo de transmissão de ideias, pensamentos e comunicações numa velocidade estonteante. Urano é o raio, o clarão súbito que traz a compreensão toda de uma vez.

Podemos esperar então um processo de tomada de consciência muito importante nos próximos dias, que partes de nós precisam ser curadas e perdoadas, que partes nossas precisam do nosso amor e atenção para crescer saudavelmente e dessa forma irmos nos reconectando ao nosso propósito maior. Para algumas pessoas, este é um tempo de reorientação da vida num processo virtuoso (Wesak) onde nos reencontraremos com aquela face inspiradora de nós que queremos sustentar daqui pra frente.

Com a lua em escorpião tudo é “re”: reaprender, reorientrar, reencontrar. Isso porque escorpião é um signo que tem por natureza a TRANSFORMAÇÃO, então nada será como antes quando vivenciarmos essa emanação astrológica.

Estamos em pleno Outono e nessa estação os desprendimentos são inevitáveis, é assim que acontece na natureza, as folhas se soltam e caem e é assim que acontece no nosso microcosmo de relações pessoais. Este é o momento do ano para compreender o que ou quem não está mais contribuindo com o seu crescimento e que você precisa deixar partir. É hora de abrir espaços internos e externos para que uma nova forma sua emerja e se materialize, uma forma mais expandida em consciência e elevação – os mistérios da próxima lua cheia, em Sagitário.

Então se você estiver vivenciando qualquer tipo de encerramento na sua vida, procure colocar esta experiência em perspectiva e compreender que novas oportunidades isso te apresenta. As mudanças deste período são determinantes para que você vivencie a expansão que chega próximo ciclo lunar, se você ficar insistindo em permanecer onde estava até agora, vai perder a oportunidade.

Agora, apesar de toda a positividade de Wesak, ainda estamos dentro de um ciclo lunar que começou na energia de Plutão e esse planeta segue dando as cartas até o final do período – mais 14 dias. Na abertura da lua cheia, Plutão estará ao lado de Júpiter e Saturno na Casa 8, domiciliado acidentalmente, portanto, deflagra um processo coletivo de transformação pelo sacrifício e pelo encerramento de ciclos.

Mas toda renovação das formas pressupõe um desprendimento da forma anterior e isso pode sim envolver mortes físicas. Com Plutão na Casa 8, infelizmente, vamos assistir muitas pessoas encerrando seus processos na fisicalidade para seguirem seu desenvolvimento em outros planos. Essas partidas são necessárias para a reorganização dos sistemas e restabelecimento das ordens que estão em pleno curso com a ativação das Casas 6 e 12 por aqui.

A compreensão maior, mais global, dos nossos processos individuais nesta lunação é o ponto de partida para uma compreensão maior também do nosso momento coletivo. Assumirmos um compromisso consciente com as necessárias transformações que cada um está enfrentando é um momento preparatório para o que virá a seguir.

E as pessoas que passarem por este momento de regeneração pessoal estarão, por consequência, abrindo caminho para assumirem novos relacionamentos. A transformação muda nossa vibração e é possível que daqui pra frente você comece a vibrar num outro tom, atraindo outro tipo de gente para perto de você e entendendo o quanto pode continuar a crescer quando novas sinergias acontecem. Preparem-se para viver novas alianças, novos amores e novos encantamentos.

Abaixo da linha do horizonte estarão Vênus em Gêmeos e a própria Lua em Escorpião. São dois significadores de energia feminina e que nos predispõem aos vínculos emocionais e atividades relacionais e o fato de estarem fora do nosso alcance no momento do alinhamento lunar indica que teremos bastante trabalho para manter esses aspectos ativados em nossa vida nos próximos dias. E vejam que coisa mais linda, todos os planetas que nos levam ao movimento transformador vêm primeiro e os relacionais depois, numa correspondência maravilhosa de que primeiro acontecem as transformações e em outro momento, já transformados, nos conectaremos em novas relações.

Coletivamente, estamos num momento crítico nas terras brasileiras. Nosso mapa natal possui uma oposição Saturno/Marte justamente no eixo Touro-Escorpião nas casas 4-10. Marte está passando pela linha do ascendente do país e influenciando a Vênus natal na Casa 7; tudo isso junto ativa uma grande cruz fixa e movimenta as engrenagens que sustentam o ideal de nação atualmente, indicando que estamos em pleno processo de reorganização das bases que constituem o Estado brasileiro e a imagem pública do país perante o mundo, incluindo a do seu representante maior.

Se há um momento para que uma nova figura representativa do povo se lance como nova liderança, o momento é agora. Todas essas forças atuam conjuntamente para que as falhas e incapacidades do atual representante sejam reveladas e entendidas, pela consciência coletiva, como insustentáveis e a energia desta lua cheia conectará a todos ao ideal de regeneração do momento atual por meio de uma nova liderança (Marte em Escorpião noMC) capaz de unificar interesses.

Mas não se iludam, o regente da natividade brasileira é Mercúrio que está na casa 8, e esse planeta é sorrateiro, metido a esperto e capaz de grandes dissimulações. Não é a toa que o Brasil é o país dos golpes. Mercúrio natal está ativado por Plutão e por Urano em trânsito, e isso pode sim significar um novo processo de tomada do poder por meios não democráticos. Tudo isso acontece ao mesmo tempo no céu e favorece uma corrida pelo poder que pode não seguir as regras democráticas, é preciso estarmos vigilantes e velarmos pela independência dos poderes - único caminho para que o pacto democrático seja preservado nestes tempos.

Atenção especial para os dias 12-15 de Maio quando a lua cruzará os regentes de Escorpião, Plutão e Marte, e promete movimentar grandes poderes e ambições que, como tudo, estão também sujeitos às emanações transformadoras deste período.

Edit: quero incluir que, com a emanação de cura e regeneração que vem do signo de Escorpião, é possível que tenhamos boas notícias no combate à epidemia assim que a lua cruzar com Netuno em Peixes, do dia 16 em diante. Vamos torcer por isso 🙂

Nenhum comentário:

Postar um comentário