segunda-feira, 18 de maio de 2020

Tarot de Thoth

verbenna yin


O Tarot de Thoth é muito especial. Tem uma iconografia cheia de símbolos, muitos mesmo, e tem associações psicológicas muito importantes - como corresponder o elemento água ao útero materno, a busca pelo poder ao falo psicanalítico e a necessidade de superar o machismo para uma correta interpretação da realidade.

Eu acho esse deck um trabalho impecável e, claro, preciso apontar que a concepção artística é de uma mulher: Frieda Harris.

Ela trabalhou com liberdade na construção imagética e deu vida às percepções de Aleister Crowley nessa releitura das cartas do Tarot, já em pleno século XX e depois da invenção da Psicanálise. Era uma mulher contemporânea, politizada e muito consciente do papel da mulher na nova sociedade pós Segunda Guerra Mundial.

Esse tarot também me faz pensar em como a história das coisas muda quando a gente insere o olhar da mulher nessas coisas, pra mim é uma prova viva de como a sinergia masculino × feminino é potente para fazer surgir coisas novas no mundo - como é esse novo olhar para o humano a partir do Tarot.

E você, já conhece esse deck?

O que você acha dele?

Nenhum comentário:

Postar um comentário