quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Abandono e a Vênus em Capricórnio

louise hay

Estamos nos últimos dias do trabalho forte com a Vênus em Capricórnio nessa grande revisão dos aspectos afetivos e financeiros da nossa vida e hoje quero trazer pra reflexão um ponto que está muito associado ao momento astrológico: o abandono.

A energia de Capricórnio é muito voltada para a superação das dificuldades e quando o tema do abandono é visto pela lente da cabra, ela tende a minimizar tanto o abandono em si como os efeitos que o abandono possa ter causado. Essa Vênus é de fato resiliente mas ainda assim pode ser afetada por uma experiência tão impactante como é o abandono, o desamparo e a rejeição.

Se tivemos essa atitude de fugir do confronto com o abandono, se até hoje não quisemos encará-lo para evitar o sofrimento dessa constatação, o movimento astrológico irá de alguma forma nos colocar de volta nesse confronto que é necessário para prosseguirmos aprendendo e crescendo na vida afetiva.

Todas nós temos histórias de abandono em algum momento, mas quando essa experiência acontece na fase da infância, isso cria um tremendo impacto na vida adulta: dificuldade de confiar, de se expor, de se aproximar, de afirmar seus sentimentos e até de receber o outro com o que ele tem pra nos oferecer.
Quando reagimos dessa maneira nas nossas relações o efeito pode ser bem o contrário do que esperamos: nos isolamos.

E aqui eu gosto dessa frase da imagem, que está no livro "Você pode curar o seu coração", pois organiza um aspecto muito sutil das experiências de abandono que é o efeito vivido pelas sobreviventes: o abandono de si mesma. Deixar de acreditar que você merece ser feliz é abandonar-se tanto como deixar de cuidar do seu corpo, sua aparência e sua saúde. Privar-se de viver momentos agradáveis com quem você gosta também é abandonar-se nesse lugar de isolamento que talvez você conheça bem, mas que não é o seu lugar.

Trabalhar esta Vênus em Capricórnio é resgatar-se desse abandono próprio e ir fazendo reparações consigo mesma para, aos poucos, sentir-se mais confiante e encarar o risco das novas relações.

Nessas restaurações, cuide amorosamente das feridas causadas por tanto esforço que você fez para não reviver o abandono, pois à medida em que você se cuida também vai fortalecendo a noção de que nenhuma relação vale essa dor.

E daqui em diante lembre-se deste processo pois amar vale o risco, desde que você esteja sempre do seu próprio lado.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário