terça-feira, 21 de junho de 2022

Lilith em Câncer e a maternidade compulsória

lilith cancer

Em termos coletivos, Lilith em Câncer é a representação do aprisionamento da mulher por meio da maternidade e do cuidado.

No ascendente da lunação de gêmeos estava essa Lilith, indicando no relógio cósmico que este seria um momento de maior atenção aos temas cancerianos e que precisaríamos superar estagnações no pensamento coletivo e mudar os caminhos (Gêmeos).

O Sol entrou hoje no signo de Câncer e não se fala em outro assunto senão o caso da menina de 11 anos, estuprada e engravidada aos 10, que ao buscar o direito ao aborto legal foi institucionalizada (o que pode ser palco para novos abusos) e revitimizada pelo sistema judiciário.

É incrível como acontecem "coincidências significativas" entre os posicionamentos de Lilith e eventos concretos envolvendo a perspectiva feminista. Alguns colegas me acham tendenciosa, mas quem acompanha a correlação entre as posições de Lilith e os eventos reais chega no mesmo entendimento.

Não há desfecho satisfatório possível no caso desta menina, infelizmente. Com apenas 11 anos, a gravidez por si só é de alto risco, e RISCO DE MORTE, para a menina. E há o trauma, a revitimização e outras "mortes" que a marcarão se sobreviver.

Mas o que ressoa muito com essa Lilith em Câncer é a necessidade de revisão dos valores norteadores em relação à maternidade. Porque ainda se pratica a maternidade "a qualquer preço".

Sabemos que quem paga esse preço é a mulher, e sozinha.

Vejam, a discussão sobre o aborto legal já aconteceu em 1890, o assunto não é pra ser rediscutido hoje e a menina não tem que "suportar mais um pouquinho" de nada. O que deve ser feito já está definido na lei. Apesar de ser um tema difícil, a lei está aí.

Mas o que é difícil mesmo é mudar a cultura.

E neste caso temos duas mulheres, juíza e promotora, agindo a favor de uma cultura patriarcal que oprime suas iguais, o que reafirma que não basta haver mulheres em posições de comando, mas que essas mulheres precisam ter compromisso com a visão feminista de combate à opressão.

É possível que este caso ganhe repercussão importante, mas vou adiantar aqui que a próxima lunação acontece em Câncer e em conjunção exata com essa Lilith.

Uma lunação inteira marcada por Lilith em Câncer promete um incômodo coletivo com o fato da maternidade e o cuidado serem associados compulsoriamente às mulheres e meninas. Mas esse tema deve ficar no ar mais tempo ainda, Lilith fica em Câncer até Janeiro de 2023 - bom período para revisões mais amplas desse tema.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário