quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Melothesia

melothesia


Melothesia: uma técnica astrológica que permite associar doenças as posicionamentos astrológicos.
Segundo essa técnica, que é muito antiga e tem registros nos textos dos astrólogos clássicos como Ptolomeu, Manílio e Firmicus, cada área do corpo é regida por um signo, de maneira que identificando a localização no corpo de um adoecimento, podemos compreender qual seria o gatilho astrológico desse processo - e vice versa pois é possível antecipar o adoecimento observando as evoluções e trânsitos num mapa.

Vejam que interessante essa imagem, os doze signos estão ordenados da cabeça aos pés na figura humana. Este é um estudo muito rico e quem gosta de observar a vida acontecendo geralmente sente curiosidade de aprender sobre esse tema em algum momento.

Pela técnica da melothesia podemos, por exemplo, fazer a associação de que uma pessoa com Erisipela na perna - na altura do calcanhar - esteja passando por um processo engatilhado no signo de Aquário.

Atualmente, Saturno está em Aquário.

Quem conhece os ciclos de Saturno, sabe que esse planeta atua trazendo à tona as responsabilidades - conscientes e inconscientes. Com Saturno a conversa é sempre séria, pesada e dolorosa para quem não foi responsável com as suas escolhas. Ele nos põe de frente aos nossos maiores medos para que possamos nos fortalecer e transcender do individual para o coletivo, fazendo a passagem para os planetas transpessoais que atuam na direção da consciência de grupo - Urano, Netuno e Plutão.

Saturno em Aquário é justamente o significador do compromisso do indivíduo com o seu grupo, um compromisso de cooperação e ampliação que só é possível no conjunto.

O adoecimento engatilhado nesses termos é um símbolo do que a pessoa, a nível inconsciente, está compensando por ter fugido da sua responsabilidade. Sem ações responsáveis com o seu coletivo (Aquário), não é possível sustentar (calcanhar) o edifício em pé de forma equilibrada.

A astrologia é mesmo um estudo fascinante!

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário