segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Lua Nova em Escorpião - 16/11/2020

Lua Escorpião



Mais uma lunação se inicia e teremos uma jornada de fortalecimento diante de grandes impactos, revelações e necessidade de posicionamentos firmes. Sol e Lua se alinham a 23º de Escorpião e estão posicionados na Casa 2 no mapa de abertura da lunação, indicando que o tema para todos é a autossustentação, nossa capacidade de tomar decisões e mantê-las.

Escorpião é uma vibração mais feminina e intuitiva, de pulso forte e iniciativa que sente o momento certo de agir e confia em sua capacidade. O desafio desse padrão vibratório é controlar a medida desse impulso pois se por um lado esse padrão nos ensina a definir objetivos e agir de forma determinada até alcançá-los, por outro lado, a energia de Escorpião é compulsiva e pode não saber a hora de parar ou adaptar o curso. Identificar em que polaridade estamos vibrando é fundamental para podermos seguir esse fluxo harmonicamente, ponderando os direcionamentos e fazendo escolhas realmente positivas.

Escorpião é um signo fixo, portanto, tem uma certa rigidez em suas perspectivas e dificuldade para lidar com a mudança e com o inesperado. Mesmo sendo um signo de água, nem sempre atua de forma fluida e na prática pode ser tornar muito apegado a pessoas e situações de vida, fazendo de tudo para não perder isso. No padrão da água, a atuação escorpiana é indireta e baseada no emocional e sob essa influência podemos agir guiados pela emoção ou pelo medo da perda, querendo manter viva uma situação que não temos mais como manter e que nos impede de crescer.

Desapegar é a palavra-chave para aprendermos com a Lua nova em Escorpião, perceber onde precisamos exercitar uma atitude mais desprendida de interesse, abrir mão conscientemente de algo que já morreu e agora nos intoxica para deixar isso para trás de uma vez por todas. Escorpião opera no padrão do “tudo ou nada” então não tem negociação com o que precisa se desprender de você, não dá pra soltar só um pouquinho e ver como fica, o momento pede que você se decida e solte mesmo.

E aí vem a lição da Casa 2, para sustentar uma decisão de desapego, afastamento ou término a gente precisa se bancar, teremos que garantir que essa decisão se cumpra hoje e se mantenha daqui ao futuro. Desenvolver a firmeza própria passa a ser uma condição para o desapego acontecer, senão corremos o risco de ter recaídas e voltarmos outra vez àquela situação que nos impedia de crescer.

Mercúrio está exatamente na cúspide da Casa 2 e pode dar uma forcinha para que a gente mentalize bem o que quer fazer para resolver essas situações e se planeje pra isso, dando noção de estratégia para que uma ação conduza à outra e tudo possa se resolver. Aliado a isso está o ascendente da lunação em Virgem, trazendo a capacidade maior de análise e de problematização para que a gente não perca nenhum detalhe e possa estar em paz com a decisão que for tomada.

No polo oposto a Mercúrio está Lilith conjunta a Urano, ambos em Touro e na cúspide da Casa 8, a anunciando que o momento pede coragem para lidar com as crises, afastamentos e perdas reais. Essa combinação sinaliza que está na hora de afirmar o que queremos, com a nossa própria voz, ainda que isso nos custe algo.

Observe se você está deixando de afirmar o que pensa, sente ou tem vontade de fazer e com que frequência isso acontece. Já não está na hora de você se posicionar mais abertamente?

Será que você até hoje só seguiu a condução de outra pessoa mais dominante e não teve chance de experimentar o risco de tomar as rédeas e decidir?

Assumir o risco da escolha é um passo grande, nem sempre acertamos nossas escolhas e podemos nos dar mal por isso. Algumas pessoas podem preferir não escolher mas sim aderir à escolha do outro, dos pais, dos companheiros, de quem tem alguma autoridade moral sobre nós. Ao fazer isso, a gente se isenta da responsabilidade das consequências e pode até mesmo vestir aquela roupinha da vítima, nossa velha conhecida. Se for o seu caso, olhe atentamente para essa sombra, converse com ela e ouça o que ela tem para te dizer pois neste processo de fortalecimento será importante entender melhor esse mecanismo que te mantém numa suposta vulnerabilidade.

Nesta lunação, Lilith e Urano na Casa 8 vão mostrar o quanto você sofre e paga as consequências pelas escolhas que os outros fizeram pra você, talvez você pague bem mais caro aderindo ao desejo do outro do que bancando o seu próprio. Talvez você se ache frágil e esteja tão distraída agradando alguém que nem percebeu ainda o quanto já foi mais forte do que pensava por ter ficado numa situação tão desconfortável por tanto tempo – às vezes, até com um sorriso no rosto.

Pare de se enganar e de perder o seu tempo com isso, o ascendente em Virgem vem mostrar umas verdades e trazer um pouco de realidade.

A lua nova faz um aspecto positivo com Júpiter/Saturno/Plutão em Capricórnio e mostra que chegou o momento de dar um basta nisso, o desapego é na verdade uma libertação para a qual você já está pronta. É só não resistir ao movimento de morte-vida que vem preparando o terreno para novas etapas.

Netuno em Peixes também participa desse aspecto positivo formando um circuito com vértice na Casa 5, que indica que o momento pede para que você se valorize e também se priorize. Por mais louvável que seja sua dedicação a uma causa ou a uma situação, você vale mais e está na hora de olhar para si mesma com mais amor e aceitação. E se para isso acontecer você tiver que pagar um preço, Lilith está em Touro lembrando que sim você pode pagar esse preço, você tem força aí dentro para dar conta disso sim, acredite.

Vênus e Marte estarão opostos em Libra e Áries, respectivamente, e também estarão interceptados no eixo das Casas 1 e 7, dificultando as negociações e o diálogo nos relacionamentos reforçando que o momento não é muito de composições nem de ceder. Tem coisa na vida pela qual vale a pena a gente se posicionar, mesmo que o outro não nos compreenda nem nos apoie, e com essa oposição de Vênus e Marte teremos que aprender a conviver com a desaprovação do outro sem abrir mão daquilo que é urgente para nós.

Coletivamente o período pode suscitar algumas agitações em temas que envolvam o feminino e as violências contra a mulher, mais notadamente os temas de estupro e aborto que podem sofrer retrocessos reais e pedirão uma resposta firme por parte da população, caso contrário esses retrocessos tem chance de se perpetuarem. Flutuações financeiras importantes na nossa moeda também podem acontecer com Urano na Casa 8 e Mercúrio na Casa 2, bem como a criação de novos tributos ou outras formas inusitadas de impactar o patrimônio e a renda das pessoas com Mercúrio em Escorpião.

Saturno e Plutão na Casa 5 também sinalizam que socializar e celebrar por aí deve sofrer alguma restrição, talvez tenhamos um aumento importante nos casos de Covid-19 que ensejem um reforço nas restrições da quarentena já nesta primeira semana de lunação (que é em Escorpião, né amores, energia de morte), então vamos continuar atentas às medidas de contenção do contágio e segurança à saúde, fazendo a nossa parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário