domingo, 1 de novembro de 2020

Lua Cheia em Touro - 31/10/2020

urano



A Lua cheia em Touro acontece no eixo estrutural da Casa 4 e ativa Urano e Lilith em Touro, abrindo caminho para amplas reflexões sobre o papel da mulher na sociedade atual. Individualmente, este posicionamento nos estimula a reconhecer as nossas vontades reais e perceber onde essas vontades não conseguem se concretizar por conta de algum impedimento externo – que pode ser a estrutura social, pode ser uma dependência emocional, um compromisso assumido a longo prazo (como são o casamento ou a maternidade) ou até mesmo a possibilidade de haver alguém por perto empacando o nosso caminho.

O Sol está em Escorpião e favorece a nossa percepção consciente a respeito dos ajustamentos que temos que fazer se constatarmos que nosso caminho está sendo atravessado por esses fatores externos que bloqueiam a nossa expressão e a busca pela nossa felicidade.

Escorpião é um signo de energia muito dominante, persistente em suas metas e que vai até o limite das suas forças para conquistar o que deseja. Para ter seu desejo atendido, Escorpião vai às últimas consequências e se precisar abandonar algo que está pesado, se desprende e vai; se precisar se machucar para seguir adiante, ele aguenta a dor; se precisar deixar uma parte de si pelo caminho, amputa e segue adiante com o que lhe resta. Mas o Escorpião não para.

Esta é a atitude desta lua cheia, não parar até encontrar. Existem verdades que ficam muito escondidas, nosso inconsciente as esconde nos porões mentais, embaixo de várias camadas de tapetes sobrepostos, dificultando o acesso porque podemos nos ferir diante do brilho de tamanha verdade. Por outro lado, o aspecto intuitivo de Escorpião nos instiga a essa investigação, pressentimos que há algo mais para ser visto e enquanto a lua vai crescendo, cresce também por dentro a nossa necessidade de ver e compreender.

O que a lua foi gradualmente mostrando pra você até ficar cheia ontem?

O que você vai fazer agora que você viu?

Urano nessa posição nos convida a olhar para a nossa situação a partir de uma perspectiva diferente daquela que tínhamos até agora, pode ser que o seu ponto de observação não te permitisse alcançar toda a visão e você estava se iludindo com espelhos d’água, fiel a uma miragem que só existia na sua cabeça. Para confirmar essa miragem, podemos ter distorcido os fatos que vivemos até hoje para ela caiba nessa conformação, usamos eufemismos quando nos lembramos desses fatos, desculpamos o outro pelo que nos aconteceu, colocamos a culpa em nós mesmas e seguimos acreditando que se agirmos de tal maneira garantimos um bom resultado da próxima vez.

Com a visão ampla de Escorpião podemos juntar os fractais e observar um grande mural da nossa vida e isso altera o nosso ponto de observação, aquilo que parecia ser normal agora conseguimos problematizar, decompor e analisar. Como a princesa do conto, conseguimos encontrar o grão de ervilha que nos incomodava. E se até hoje eu virava o pescoço para não olhar pra esse mural amplo, a lua cheia em Touro (garganta e pescoço) diz pra gente: vai olhar pra isso sim!

É aí que Urano nos provoca ao movimento para sairmos das reações de sempre e passarmos a agir. Urano é um planeta questionador que ousa agir do seu jeito próprio e nos mostra o outro lado das coisas. Ele mesmo é um astro que contraria a lógica da física e gira num eixo diferenciado, praticamente horizontal, que faz com que só ele tenha anéis verticais. 

Urano está em Touro e a Lilith acabou de chegar por aí, apimentando as reflexões da lua cheia para que a gente enxergue também o efeito que o patriarcado tem em tudo isso que você está finalmente enxergando em você. O que você vive não é apenas resultado das interações relacionais entre você e o outro mas é também o resultado de séculos de imposições que impedem as mulheres de terem uma vida própria sem que ANTES elas sirvam aos propósitos de cuidado e reprodução que alimentam o sistema de poder.

Urano e Lilith juntos vão nos trazer respostas importantes, reverberando uma onda de autodeterminação e autonomia com a qual podemos sintonizar para sair do momento em que estamos hoje. Recuperar a autodeterminação é poder fazer suas próprias escolhas motivada unicamente pelos SEUS critérios, e não mais pelo que o social define que você deveria querer ou pelo julgamento do outro a seu respeito, ainda que esse outro nos ame e queira o nosso bem, pois é só você que vai sentir na sua pele o efeito das decisões que toma.

Da mesma forma, recuperar a autonomia implica em sentir-se pronta para assumir um caminho e manter-se nele por suas próprias forças, confiando mais na sua capacidade de avaliar e decidir o que é melhor pra você. 

Às vezes para chegar nesse lugar de plena autonomia, precisamos pagar um preço para sair das nossas prisões – que nem sempre são desagradáveis. Muitas prisões são verdadeiros Jardins do Éden em que podemos tudo MENOS o que realmente importa. 

Existem muitos tipos de prisões assim como existem muitos tipos de mulheres, nos metermos em algumas delas pode ser prazeroso, interessante, produtivo financeiramente, recebemos reconhecimento social e algumas prisões são até mesmo elogiáveis (quem nunca ouviu por exemplo que ser mãe é “padecer no Paraíso”?) mas se ao final você se mantiver estagnada na vida sem poder sair desse lugar ou dessa postura, você não é nada mais que uma prisioneira útil.

Até quando você vai assistir sua vida passar?

O alinhamento Sol e Lua resolvem num vértice com a grande conjunção apontando para Aquário, onde está a linha do ascendente e reforça tanto a necessidade de alcançarmos novos pontos de observação para termos uma visão ampliada da nossa situação atual, como também favorece o desapego necessário para podermos fazer os ajustamentos necessários e retomarmos um movimento mais autônomo e independente. Aquário é o signo revolucionador que manda tudo pelos ares para provocar a mudança, é orientado para o futuro e não teme deixar o passado para trás.

Vênus está em Libra e faz um aspecto muito harmônico com o ascendente, indicando que para voltar ao movimento precisamos usar da nossa capacidade de negociação, as decisões precisam ser inteligentes, menos impulsivas e mais planejadas com uma certa racionalidade. Mercúrio também está em território libriano e até o dia 03/Nov conclui sua retrogradação, fazendo com que a gente se lembre dos momentos que já vivemos em que deveríamos ter tido a atitude de agora e por algum motivo a gente não conseguiu. Mercúrio vai nos fazer entender o que essa incapacidade de ser independente nos causou no passado e aí você pode decidir melhor se já está na hora de assumir essa mudança de postura ou se aguenta mais um pouco a postura da vítima. 

Marte continua retrógrado em Áries até o dia 13/Nov e na Casa 3, influenciando com uma certa agressividade e intolerância que pode extravasar na nossa expressão oral. Observe seu jeito de falar, explodir verbalmente e mandar alguém as favas pode ser libertador – ou não. Na dúvida, sintonize com o elemento ar ativado em Libra/Aquário e seja mais inteligente e diplomática com quem te tira do sério para não perder mais. 

Como essa lua cheia mexe com a Lilith, vale a pena conferir onde você tem a Lilith no seu mapa natal e fazer uma retrospectiva para se lembrar do que te aconteceu há 9 anos atrás. É muito possível que naquele tempo você viveu algo parecido com o que está acontecendo agora e, se for o seu caso, pode aprender muito observando as consequências da decisão que você tomou naquele tempo e que opções você tem agora. Não perca a chance de voltar a andar e sair do empacamento, a Lua cheia em Touro ilumina o caminho e se você realmente quiser, confie que você dá conta sim. 

Por fim, quero relembrar que Escorpião é o signo da Fênix mas também é a energia que nos reconecta ao amor fundamental que experimentamos nas águas uterinas, não exatamente ao amor materno porque esse pode em alguns casos não ter ocorrido, mas ao amor que é a programação fundante que rege o crescimento de todas as coisas na natureza. Você tem essa memória dentro de você pois é parte dessa mesma natureza, sintonize com a programação amorosa ancestral que permanece inviolável no fundo do coração de cada uma de nós, como a flor de lótus que não se contamina com o lodo que a cerca e consegue desabrochar no seu tempo certo.

lua cheia touro


Nenhum comentário:

Postar um comentário