quarta-feira, 28 de julho de 2021

Simone Biles e o desafio da renúncia

simone biles

Simone Biles é uma atleta de grandes méritos, nas Olimpíadas de 2016 ela ganhou 5 medalhas, sendo 4 de ouro e 1 de bronze. Tem outras dezenas de medalhas e é a ginasta mais premiada dos EUA. E tudo isso aos 24 anos.

Porém esta semana a ginasta surpreendeu ao desistir de competir com sua equipe de ginástica, a fim de preservar sua saúde mental e não prejudicar o desempenho da equipe. Ela afirmou se sentir extremamente pressionada pelas competições e toda essa cobrança vem sendo sentida como "o peso do mundo em suas costas".
 
Essa afirmação entre aspas é comum em quadros de Burnout em que a pessoa não consegue parar de fazer algo - geralmente é o trabalho profissional, pois há uma sensação de que se não for a própria pessoa a fazer algo, aquilo não poderá ser feito por mais ninguém. O limite não é, a principio, visto como um ponto de esgotamento mas como um novo desafio a ser superado - o que causa esgotamentos cada vez maiores e colapsos da saúde.

Mas Simone foi além e desistiu também de competir pela final individual de ginástica em que era favorita. Disse estar "lutando contra demônios". Reconhecer esse estado de vulnerabilidade é um ato grandioso e ao desistir de competir Simone está sendo radicalmente sua própria apoiadora.
 
Simone ainda afirmou: "Temos que proteger nossas mentes e nossos corpos e não apenas sair e fazer o que o mundo quer que façamos. Eu não confio mais tanto em mim mesma. ... Não somos apenas atletas. Somos pessoas, afinal de contas, e às vezes é preciso dar um passo atrás."

O mapa de Simone dá algumas pistas desse momento:

- Sol conjunto a Mercúrio em Peixes
- Marte Virgem em oposição ao Sol/Mercúrio
- Lua em Gêmeos com oposição de Plutão no ascendente


mapa simone biles

Desde segunda feira, a Lua está transitando pelo signo de Peixes e ativando todos esses posicionamentos tensos do mapa de Simone.

Tudo é crítico nessa tríade Sol-Lua-Ascendente, Marte em Virgem traz um excesso de cobrança interna e faz com que esse Mercúrio (aspecto mental) seja muito ansioso, com pensamentos recorrentes de comparação e autodepreciação. Plutão opondo a Lua em Gêmeos (reforçando Mercúrio, portanto, a fragilidade mental) dá um tom de crueldade consigo mesma ao se impor exigências cada vez maiores.

Marte e Plutão juntos não respeitam limites e talvez por isso Simone tenha ultrapassado tantos desafios sendo tão premiada: ela estava competindo consigo mesma.

Romper com o padrão do piloto automático desse mapa é certamente uma atitude muito corajosa que não foi impulsiva não, só pode ter sido muito bem considerada porquem entendeu os prejuízos que esse padrão causa apesar das aparentes conquistas.
 
Enquanto temos um mundo que funciona valorizando pessoas que passam por cima de si mesmas e das outras num esforço interminável pela autoimportância, Simone dá uma lição de honestidade reconhecendo seus próprios limites e fazendo uma escolha dificílima nestes tempos de máxima exposição: abrir mão e se preservar.

Toda minha admiração e solidariedade à Simone, é um grande exemplo e, sem dúvida, a maior vencedora.

Verbenna Yin
Psicanalista - Astróloga - Taróloga

#simonebiles #olimpíadas #Tokyo2020 #renúncia #mapaastral #astrologiapsicológica #verbennayin #verbennaterapias #verbenna

Nenhum comentário:

Postar um comentário