quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Lua Negra - Escorpião

lua escorpião


Estamos nos últimos dias da Lunação de Escorpião, que trabalhou em nós os temas do desapego e da aceitação dos términos e ciclos da vida para podermos encarar novos desafios de forma íntegra. Lidar com este temas sempre nos remete aos processos de escolha, decidimos o que fica e o que sai, decidimos de quem nos aproximamos e com quem queremos manter relações, decidimos nossos objetivos e quais recursos iremos usar daqui pra frente. O que somos e vivemos hoje é resultado de cada micro-decisão que tomamos antes.

Também tivemos o eclipse na lua cheia que veio enriquecer essa reflexão mostrando que podemos ter estado estagnadas (Touro) por conta de coisas dadas como certas, coisas que nos davam segurança e não queremos perder e aí vamos ficando bem confortáveis nesse lugar conhecido e gostosinho - mas sem movimento, dissolvendo nessa água parada. A estrela fixa Algol participou do eclipse e veio mostrar que podemos estar pagando um preço alto nessa paralisia de quem não quer se mexer, podemos ter enrijecido tanto que agora teremos que quebrar essa estátua de pedra que nos tornamos, cheias de certezas e opiniões e que não se dobra a nada.

Urano deu uma ajudinha aí criando alguma situação concreta pra gente ter que encarar que essas certezas aí não servem pra nós, o que vale é seguir o fluxo contínuo da vida que é sempre dinâmica. Na esfera subjetiva, deve ter coisa te pautando mas que não serve pra você.

Deixar ir essas falsas certezas e a sensação de conforto nunca é fácil, mas vale o risco. Crescer vale o risco. E é de crescimento que se trata a próxima lunação que começa no dia 04/12 com mais um eclipse em Sagitário, desta vez um eclipse solar que nos projeta para o futuro e para quem queremos ser.

E bem agora que a Lua está de volta ao signo de Escorpião, o planeta Netuno terminou sua retrogradação e está mais forte do que nunca em Peixes, levando a gente a uma atitude menos iludida e mostrando os prejuízos dos entorpecimentos, negacionismos e escapismos. Isso também vale para a pandemia.

De tudo que vivemos nesta lunação, estes serão os momentos finais pra gente assimilar se temos mesmo poder de decisão sobre a nossa vida, se estamos nos deixando enganar e trocando o futuro que queremos por um conforto ilusório ou mesmo fugindo de encarar o que precisa ser trabalhado pra evitar a dor. Crescer dói, mas é bom demais e o mundo precisa de gente adulta de verdade pra dar conta do que vem pela frente.

Sigamos.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário