terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Previsões 2022 - Astrologia

previsões 2022

Vamos ingressar em 2022 em plena lua minguante, impulso de encerramento, transformação e cura agindo na nossa subjetividade. Eu considero importante a disposição da lua na passagem do ano, apesar da virada do ano não ser exatamente um ciclo astrológico existe toda uma construção de expectativas e metas para o novo ano que fazemos nessa época e somos influenciados nessa construção pela modulação dos humores promovida pela Lua. Além disso, não podemos desconsiderar o efeito que tem a egrégora fortíssima de finalização de ciclos criada pela massa de pensamentos da coletividade, que vivencia ao mesmo tempo a experiência de encerramento do ano e abertura de um novo período. A virada do ano é uma ficção imbuída de muita energia e essa energia é a do mapa daquele momento, então sim o mapa da virada do ano pode ser um guia para identificar os desejos para o novo ano e suas motivações.

2021 foi um ano que começou na Lua Cheia, lua de revelações, de deixar as coisas mais esclarecidas, de desfazer enganos de interpretação, e quanto deste ano que passou não se tratou desse esclarecimento das coisas em que muita gente teve oportunidade de se rever.

2021 foi um ano também marcado pela grande conjunção de Júpiter e Saturno em Aquário, abrindo o ciclo dos cronocratores no elemento ar e dando passagem para novos paradigmas de convivência entre as pessoas em sua multiplicidade, com maior sensibilização às exclusões sociais. Passamos a reconhecer com mais clareza as desigualdades praticadas e hoje rapidamente percebemos os machismos, homofobias, discursos de ódio, bullying e racismo. Estamos de uma maneira geral mais receptivos às diferentes expressões individuais e ao surgimento de novas formas de ser e estar no mundo, como a não binariedade e até mesmo a nossa existência virtual no mundo das redes. No elemento ar temos a diversidade e a fluidez das formas abstratas em contraste com a certeza determinante do elemento terra, cujo tempo se encerrou.

Começaremos então 2022 num impulso de lua minguante, lua negra e transformadora, que pode dirigir a vontade coletiva na busca por fechamentos importantes, fazendo perceber que certas situações precisam ter um fim - tanto no individual como no coletivo. Esse sentimento de que “algo acabou” vem acompanhado pelo impulso de ação de Marte em conjunção com a Lua, dando muita vontade de fazer, atuar, interferir no que precisa ser resolvido - e pode ser que venha também a sensação de estarmos ficando sem tempo, uma noção de urgência para tirar esse assunto da nossa frente e limpar o caminho.

Será que você já identificou o que precisa ser finalizado por aí?

Lua minguante ainda não é o novo, mas é o período de preparação para esse novo que vai chegar.

Marte está em ótimo aspecto com Saturno em Aquário e indica que essas finalizações são necessárias para a gente sintonizar melhor com os valores destes novos tempos do ar, que pede mente aberta para novas ideias e práticas. Talvez as conclusões da lua minguante sejam justamente a preparação do terreno para podermos colocar em prática esses novos jeitos de ser e de conviver daqui pra frente e se a gente não se desvencilhar do que foi construído com base nos valores anteriores, não conseguiremos acompanhar o fluxo dessas novas inspirações.

Sem dúvida o planeta mais fortalecido é Saturno, que vem apresentando novas organizações sociais e conduzindo uma expansão da consciência em grande velocidade desde que ingressou em Aquário. Uso massivo das ciências e tecnologia, descobertas inovadoras, cooperações internacionais, tudo isso vem num crescente e irá aumentar.

Durante a lunação de Aquário, tudo indica que teremos um evento muito forte e impactante para o país. A lunação abre em conjunção com Saturno no ascendente do mapa do Brasil, além de inaugurar o último quadrante do mandato do atual presidente onde há forças bem desafiadoras com um significador de oposição (Lilith) e muito se especula sobre uma figura feminina que pode abalar completamente o governo. Vamos acompanhar atentamente, será em Fevereiro.

Porém, o choque de gerações representado por Saturno em Aquário versus Urano em Touro permanecerá durante todo o ano de 2022, a batalha épica entre caos e ordem terá um significante forte no mês de Maio com a lunação taurina conjunta a Urano e esse embate deve se intensificar com a retrogradação desses planetas no segundo semestre – especialmente na época das eleições. Aliás, o período de eleições tem tudo para ser bem conturbado, com todos os planetas sociais e geracionais retrógrados: muita fake news, falta de ética e embates ideológicos nos aguardam.

Por outro lado, teremos o benéfico Júpiter entrando em seu domicílio (Peixes) e prometendo uma reconexão com a solidariedade, com a fé e o esperançar (aquele de Paulo Freire). Muita gente aposta que o encontro de Júpiter com Netuno em Peixes trará boas notícias em relação à pandemia, esses planetas vão se encontrar em Abril com a Vênus durante uma belíssima lunação conjunta a Quíron. A energia pisciana é um bálsamo, alívio para as perdas e dores que a doença trouxe.

Porém Júpiter amplifica tudo por onde passa e em Peixes fará irromper processos emocionais e imaginativos muito fortes. Isso pode ser muito bem aproveitado se canalizado para as artes, aproveitando os acessos que a energia da água oferece quando nos puxa para dentro dos oceanos criativos e toda a riqueza desse império abissal, mas em alguns perfis esse impulso pode deflagrar comportamentos escapistas, entrega aos vícios e psicoses. Especialmente em ambientes religiosos, é possível que tenhamos novos messias afirmando terem tido contato direto com Deus, recebido visões gloriosas do paraíso e mensagens somente para pessoas muito especiais; muita cautela com estes profetas dos novos tempos pois alguns estarão com a saúde mental seriamente abalada.

Diante de tanta fluidez e abstração, um ponto de firmeza para podermos nos apoiar será a entrada dos nodos lunares no eixo Touro-Escorpião, o Nodo Norte em Touro. Este é um ponto de orientação da vida, querendo ou não nos sintonizamos instintivamente com os nodos e a energia de Touro pode ser esse ponto de sustentação, clareza e segurança ao longo do ano. Touro representa os valores fundamentais que dão alicerce para as nossas construções e desde 2019 Urano tem passado por aí, nos fazendo repensar as certezas diante de uma realidade que muda a todo instante.

Nesses últimos 3 anos as relações entre as pessoas mudaram, a forma de trabalhar mudou, as prioridades de vida estão diferentes, passamos a viver num mundo em que casa e carro são adquiridos por assinatura e o dinheiro em moeda quase não existe mais; aspectos da vida que eram estruturadores hoje parecem não ter mais relevância.

Com a entrada do Nodo Norte nesse setor, será o momento de pôr em prática esses valores pessoais JÁ REPENSADOS, considerando que não vamos mais voltar para o que havia antes. O novo normal já está aí precisamos nos apoiar nos valores estruturantes DESTA ÉPOCA. Com o Nodo Norte em Touro cada vez mais próximo de Urano, a tríade terra-família-propriedade não vai mais se aplicar como antes e passaremos a praticar outras formas de nos fixar a locais (lar é onde estamos) ou a núcleos afetivos (família é quem eu amo); também veremos novas composições familiares cada vez mais normalizadas entrando como referências possíveis de organização afetiva, cuidado e parentalidade, ampliando a ordem tradicional de família com pai-mãe-filhos que não atende a maioria dos núcleos afetivos reais.

É muita ampliação que está pra chegar e pra isso temos que nos despedir das referências antigas que não dão conta da complexidade que é a nossa vida hoje. Perceba se você já não está vibrando nessa sintonia e aproveite a egrégora coletiva de fechamento de ciclos para colocar em perspectiva seus próximos objetivos de vida, tirando da sua frente o que estiver ultrapassado e sem aplicação.

Entregue-se a esta preparação com confiança e permita que as adaptações em você aconteçam, não resista ao espírito do ar regente desta época, ele ficará por aqui muito tempo ainda. Somos a geração que vivenciará essa grande mudança cultural e seremos responsáveis por essa transformação da consciência coletiva a partir do que acontece dentro de cada um de nós. Para tanto, mente aberta é fundamental para recepcionarmos as novas ideias que chegam pelo ar. O mundo já mudou e não tem mais volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário