segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Vênus retrógrada até 28/Jan

vênus retrógrada

Desde o dia 19/Dez o planeta Vênus está em retrogradação e recebendo uma intensa influência de Plutão, no terceiro decanato de Capricórnio (Virgem). Esse movimento sinaliza um pente fino nos relacionamentos amorosos, fino mesmo porque a energia subjacente virginiana é muito meticulosa e não deixa escapar nenhum detalhe nessa autocrítica. Vibrando no elemento terra, essa retrogradação vai nos colocar frente a frente com a realidade, mostrar prós e contras dessa relação, vai fazer nossas idealizações caírem todas no chão pra gente se situar: estamos mesmo satisfeitas nessa relação?
Desentendimentos, términos "do nada", brigas infindáveis, recaídas e até amores do passado ressurgindo são típicos da retrogradação.

As retrogradações de Vênus são sempre janelas de tempo valiosas para entendermos um pouco mais sobre os espelhamentos nas nossas relações, o que nos atrai na outra pessoa e quais são os valores subjetivos que nos nortearam para essas convivências. Há sempre um traço marcante no outro que é o que nos faz cair no apaixonamento, que sentimos que não podemos ficar sem - e por isso nosso pensamento e desejo segue esse outro, queremos estar próximos o tempo todo e passamos a contar com a presença dessa outra pessoa constantemente. É nesse traço do outro que está projetado o seu valor - e geralmente ele tem relação com o signo onde está a sua Vênus no mapa natal.

Mas Vênus também é o planeta do amor próprio e aqui temos um ponto importantíssimo que fica bem aparente nas retrogradações. Quando estamos vivendo relações que espelham a nossa falta de amor próprio, falta de autoestima ou falta de limites sadios nas interações, é na retrogradação que isso aí vai dar ruim e teremos que olhar.

No território capricorniano, essa Vênus vai mostrar se estamos fazendo esforço demais ou nos rebaixando para acompanhar quem não está a nossa altura - e talvez por esse descompasso não esteja vivendo o que realmente merece. Ou talvez seja você quem não esteja acompanhando a outra pessoa e precisa se aprimorar para recuperar o passo e caminhar com ela outra vez, trabalhando as suas questões de merecimento para receber o que ela te oferece nessa relação.

Plutão nesse alinhamento é o agente transformador, aproveitando e reciclando tudo o que pode ser reconfigurado e dando oportunidade para que grandes renovações aconteçam.
 
Por outro lado, essa influência também indica que às vezes é preciso perder uma parte para não perder tudo. Se não há esperança de melhoramento nessa relação, é melhor desapegar agora senão vai ter mais prejuízo permanecendo aí.

O movimento retrógrado vai até 28/Jan e para quem tem planetas nesse intervalo (de 26 a 11 de Capricórnio) é bom ficar atenta também às finanças pois pode haver algum impacto nessa área.

De 29/Jan até 02/Mar a Vênus fará o percurso pela área de sombra e passará novamente pelos graus de 11 a 26. Este será o período das resoluções das questões percebidas na retrogradação, então estejam preparadas para se posicionar DEPOIS de se fortalecerem em seu amor próprio e autoestima.

Essa Vênus é durona, gosta de conversas claras e não teme se comprometer numa relação verdadeira. Ela sabe que há coisas pelas quais vale a pena o esforço e está disposta a subir o Everest para encontrar essa realização. Mas também sabe que não vale a pena se sacrificar para atender o sonho alheio, se for pra se perder é melhor ficar só.

Temos muito a aprender com ela!

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário