terça-feira, 15 de agosto de 2023

Larissa Manoela


No último domingo veio à tona a situação da atriz Larissa Manoela em relação aos pais, que se apropriaram do patrimônio construído pela atriz com seu trabalho desde os 4 anos de idade.

Apropriaram é o termo certo aqui. Usar uma estratégia empresarial para gerenciar os ganhos da filha e dar a ela titularidade de 2% sobre o patrimônio formado é intencional. Foi planejado.

Larissa é maior de idade e legalmente capaz de gerenciar seu próprio dinheiro. E ainda que ela tivesse algum comportamento errático (lembram da Britney Spears e da Amy Winehouse), toda pessoa capaz tem direito de usar seu dinheiro como bem entender.

Mas interditar e depreciar é o que pais abusadores fazem, mantém o filho na condição eterna de infantilidade (para não enxergar o que se passa) e de dependência (para que não ouse sair do esquema).

Quando o filho se dá conta e tenta sair, eles deixam bem claro o preço a pagar. A frase da mãe da 
Larissa é típica: "Pra você, vou seu só título de mãe".

Para um filho, essa frase não é pouca coisa. Criado nesse ambiente de falta de limites, o filho não tem contorno próprio e a figura parental é necessária para o asseguramento interno e identitário. O narcisista não só se aproveita do filho, ele tira a chance do filho SER. O afastamento desses pais significa "deixar de ser", por isso é tão difícil sobreviver fora do sistema.

Eu quis comentar este caso porque ele chegou bem na Lua Negra da lunação de Câncer, um tempo em que experienciamos os afetos do nosso núcleo familiar e as questões da ancestralidade. Desafiada por Plutão em Capricórnio, esta lunação evidenciou situações de abuso e manipulação emocional no âmbito da família, a que a pessoa adere por ser fiel ao seu sistema e poder pertencer.

Naturalmente, nativos do eixo cardinal (Câncer-Capricórnio e Áries-Libra) estão particularmente influenciados por este alinhamento.

Larissa Manoela é Capricorniana.

Torço por ela.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário