domingo, 8 de agosto de 2021

Lua Nova em Leão - 08/08/2021

Lua nova em Leão

Uma lunação para grandes mudanças é o que prometem os céus num alinhamento com a fortíssima quadratura em T com Urano e Saturno, gerando muita clareza e atitude - e talvez algumas explosões.
Iniciamos este ciclo com um Sol na Casa 10, um regente domiciliado, forte e na posição do meio dia irradiando essa luz para todos os demais posicionamentos, prenunciando um período de muita vontade própria e direcionamentos concretos pra gente dar mais movimento à nossa vida prática. Leão é brilho pessoal, poder e determinação para agir conforme manda o coração – coragem.
 
Leão favorece a unicidade da consciência e nos ajuda a reencontrar a força para manter a integridade própria apesar das necessidades externas e das opiniões alheias, favorecendo a recuperação da voz ativa, a imposição de limites e a preservação nosso território das ameaças de intrusão. A Lua nova acontece em conjunção com Mercúrio em Leão e isso também ajuda a entender melhor o que nos acontece hoje.

No polo oposto está Saturno em Aquário, retrogradando e nos lembrando que o futuro é coletivo e portanto as ações que tomamos individualmente terão impacto sobre as outras pessoas do nosso grupo, principalmente as do nosso núcleo afetivo pois Saturno está na Casa 4. Aqui, Saturno favorece o trabalho com as memórias do passado e a organização de quadros maiores que agora passam a nortear as nossas escolhas atuais.
 
No vértice da quadratura está Urano, prontinho para nos acertar com seus raios na velocidade da luz e romper com padrões de aprisionamento de forma súbita, revelando de uma vez aquilo que provavelmente você já estava buscando saber. Estejam prontas para rupturas e reviravoltas nas histórias pessoais pois conquistar sua própria liberdade é para quem está disposta a superar o medo. Na Casa 7, Urano vai mostrar que ainda tememos o outro, tememos o desagrado e o desconforto que o outro demonstra ao ter que lidar com as nossas atitudes e quereres, e se você ainda ficar agarrada nessa necessidade de ser boazinha e não incomodar Urano vai colocar tudo de cabeça para baixo. Mas se você já está a recuperar seus movimentos, corte de uma vez esses apegos e conte com a criatividade de Urano para esta libertação.

Outra marca desta lunação é o Yod formado por Plutão e Netuno apontando para Mercúrio bem no Meio do Céu. O Yod é uma formação específica também chamada de “o dedo de Deus” e que ativa um acontecimento do qual não podemos escapar, é um chamado inadiável. Num aspecto mais geral, Plutão está na Casa 3 e aponta para as tentativas de controle das narrativas, manipulação da mídia e das informações, enquanto que Netuno está na Casa 6 e sensibiliza nossa organização do quotidiano, o funcionamento das instituições e especialmente o funcionalismo público. Devemos acompanhar neste ciclo desgastes importantes nesses temas e seus entrelaçamentos, a influência da mídia acobertando o mal uso da máquina pública e causando prejuízos que não ficarão mais ocultados pois esses dois planetas ativam Mercúrio em Leão e geram revelações e esclarecimentos que devem se tornar públicos na Lua cheia em Aquário.

No âmbito pessoal, o Yod vai sacudir as nossas estruturas jogando luz em certas verdades que precisamos ver e considerar, apesar do esforço para distorcer os fatos do passado (Plutão C4) e do autoengano que vinha nos protegendo até agora do impacto dessa revelação (Netuno C6).
Será que vamos dar conta de finalmente olhar pra essas questões?

Recuperar a narrativa correta dos fatos, olhar para as verdades expostas e nos reposicionarmos a partir delas não será fácil. Enquanto você se fortalece no seu processo individual, isso pode mexer muito com o outro que está acostumado com a sua passividade – e sob a energia de Leão, o outro pode não lidar bem com a contrariedade e a frustração que a sua mudança gera. Mercúrio em Leão aponta que precisamos ser firmes e sustentar nosso processo com autoconfiança, minimizando a voz e os argumentos do outro para não abrir mão desse desenvolvimento. Talvez aconteçam embates declarados e você precise ativar a coragem pra se posicionar mais abertamente, força por ai porque o momento é de enfrentamento.

Neste céu há também uma particularidade que é a interceptação do eixo Libra-Áries, resultando em pouca disposição para diálogos. Quíron que está em Áries e portanto interceptado vai nos mostrar que já ficamos tempo demais numa falta de ação, numa paralisia que não pode mais se manter depois de enxergarmos tanta coisa. A melhor postura para eventuais impasses é dada pelo ascendente em Escorpião: estratégia, persistência e foco para reconquistar seus movimentos.

Ao longo da lunação, irá se formar um trígono de Terra entre Vênus em Virgem, Urano em Touro e Plutão em Capricórnio. Marte também está em Virgem e tudo isso em ação ensina que quando a gente quer algo importante precisa partir para a ação, para o concreto. Não adianta só querer, argumentar ou brigar (também não adianta ficar escrevendo nota de repúdio), a gente tem que se dedicar dia a dia para ver nossas escolhas se materializarem, caminhando passo a passo e sendo colaborativas com a gente mesma em cada pequeno gesto diário que consolidará nosso intento a longo prazo.

Com Vênus e Marte em Virgem, este período será muito bom para nos aprimorarmos no cuidado com o corpo e com a saúde mental, incluindo rotinas mais saudáveis com exercícios físicos. Também é um bom período para a arte, os estudos e o cuidado com a alimentação.

Júpiter está de volta a Aquário e parece não ajudar muito nas questões de saúde, é possível vermos um agravamento da pandemia pela dificuldade de controlar a socialização. Por estar retrógrado na Casa 5, Júpiter pode impactar no retorno às aulas e ampliar a carga para as mães trabalhadoras. Porém, Júpiter é benéfico e sua presença na Casa da infância pode sinalizar o bom uso da ciência em favor das crianças e adolescentes; a vacinação dessa faixa etária pode se concretizar a partir da ativação desse posicionamento com a passagem da lua no dia 22/Ago.

Sobrepondo a lunação ao mapa do Brasil, a Lua nova acontece sobre a Vênus natal em Leão e ativa temas que envolvem a proteção das mulheres contra a violência e o reconhecimento de suas capacidades. Neste mês já estamos vendo o avanço da legislação para prevenção da violência psicológica e política contra as mulheres, além dos 15 anos da Lei Maria da Penha. Também temos visto a quantidade de medalhas das mulheres brasileiras nas Olimpíadas e devemos ver desdobramentos dessas conquistas com uma discussão mais ampla sobre a presença das mulheres em posições de liderança, vamos acompanhar.
 
Para finalizar, não poderia deixar de apontar que a lunação acontece no dia 08/08 e ativa numericamente uma consciência de prosperidade e crescimento que também se associa à carta da Força no Tarot (considerando a inversão dos arcanos Força-Justiça no Tarot de Waite-Smith) que tem o Leão como símbolo. Um céu muito inspirador para grandes mudanças, que assim seja para quem tiver coragem!

Verbenna Yin
Psicanalista - Astróloga - Taróloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário