domingo, 29 de agosto de 2021

Quíron em Áries retrógrado

krenak

Vocês tem acompanhado a questão indígena, o julgamento do marco temporal como critério para demarcação das áreas de reserva?

E muito importante que a gente se inteire dessa discussão porque ela não será resolvida de forma simples não. A Constituição de 1988 previu a regularização das áreas ocupadas pelos indígenas e desde então se criaram teses jurídicas para opor a efetivação desse direito e o tal "marco temporal" é uma dessas teses que defende que apenas as terras efetivamente ocupadas antes da nova Constuição seriam regularizáveis dessa forma. Porém, é fato notório de que os indígenas são expulsos reiteradamente de suas terras, são ameaçados e mortos cruelmente quando não cedem seus territórios para os grandes ruralistas ou mineradores, o que os obriga a desocupar a terra - e sob a interpretação do marco temporal, ao desocuparem perderiam o direito à terra.

Além das questões jurídicas a serem resolvidas, há também um céu que pede profundas revisões desse tema e que tem a ver com o signo de Áries. No mapa do Brasil, Quíron está em Áries exatamente no ponto do céu onde o asteróide está hoje e, como nada é coincidência, Quíron está em retrogradação desde o último dia 15/Agosto.

Quíron retrógrado é revisão de uma chaga profunda que nos atinge coletivamente e se há um momento em que essa chaga inflama, dói e pode supurar é nesse tempo de retrogradação. Em Áries, essa ferida coletiva foi causada pelo uso da força e da violência. Na casa 2, um Quíron acompanhado de Plutão em Áries mostra que a construção de patrimônio na Terrae Brasilis vem com o uso da violência para tomar as posses do outro que é mais vulnerável (a casa 2 do mapa do Brasil abre em Peixes).

Um outro marcador astrológico atuou aqui também, os eclipses de Maio e Junho deste ano que caíram na Casa 4 do país - terras e povos originários. O ápice do primeiro eclipse foi no dia 25/08.

Desde a segunda quinzena de Agosto então, temos visto a questão da demarcação das terras ganhar maiores proporções. Na lua cheia em Aquário (a energia do grupo fortalecendo as intenções) houve uma grande manifestação organizada pelos indígenas em Brasília com a reunião de cerca de 170 etnias diferentes que se juntaram em passatas e rituais sagrados em frente ao STF, que é o órgão julgador dessa questão, no dia 25/08.Quíron estará retrógrado até 19/Dez, mas quando retomar o movimento direto passará ainda pela área de sombra da retrogradação e tensionará ainda mais essa questão até (oh que surpresa!) a abertura da lunação de Áries (em 01/04/2022).

Essa será uma lunação explosiva em 2022, com Marte e Saturno em Aquário junto ao ascendente do país. Então, tem muita coisa pra acontecer nessa discussão sobre os direitos indígenas até lá mas os desdobramentos desse tema nos tocarão a todos coletivamente e só serão resolvidos de forma realmente justa com o engajamento da sociedade - Aquário.

Conheça sobre o tema e participe como for possível pra você pela aplicação da justiça na causa indígena, desse fio tudo indica que vem mais coisa pela frente. Vamos acompanhar.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

* Esta arte é da Isadora Daurízio do perfil Colagem Ruim, com a imagem inspiradora de Ailton Krenak

#marcotemporalnão 

Um comentário: