Começamos mais um giro ao redor do Sol nessa grande espiral que nos convida a dançar soltando, movendo e expandido acompanhando o percurso dos astros. O ano novo astrológico é marcado pelo Equinócio de Outono quando o Sol ingressa no signo de Áries e que neste século se dá em conjunção a duas estrelas fixas poderosas e muito representativas do momento global: a estrela Kerb, na constelação do Pégasus que é filho da Medusa e nos inspira a tomar distância para negociar em tempos de dificuldades e limitações; e a estrela Deneb Kaitos na cauda da Baleia, de natureza passional e que prenuncia o despedaçamento necessário para uma mudança inadiável.
Mais perto de nós, o Sol faz conjunção a Netuno e define um ano em que precisaremos enxergar além dos véus e das simulações para poder entender um tempo de transição das formas conhecidas. Aqui no Brasil, o Sol deste novo ano está colocado na Casa 10 e traz no aspecto coletivo a necessidade de um reposicionamento, firmando e consolidando conquistas para se manter em pé. Na experiência subjetiva, este alinhamento promove o fortalecimento de cada um para aprendermos a perceber as ilusões, a diferenciar o que é real dos emaranhamentos que nos capturam em interpretação equivocadas da vida, construídas para nos entorpecer e atrasar. Netuno nos ajuda a dissolver essas tramas valorizando aquele sentimento de que “algo está errado” e que é nossa natureza intuitiva em ação para nos preservar.
Aprendam a enxergar além do que se mostra.
A Lua está bem no final do signo de Libra, mas ainda na natureza libriana da diplomacia, da arte da negociação e da postura cooperativa, indicando que o coletivo pede restaurações e repactuações. Esta lua favorece os acordos e as alianças, até aquelas mais improváveis, mostrando que é possível recuperar o equilíbrio das relações se apostarmos na pacificação das situações e reaprendermos a conviver em união.
O ascendente deste novo ano abre em Gêmeos e reforça a presença do elemento ar sugerindo uma postura aberta ao novo, sem temer a conexão com o outro e dando lugar para as trocas inteligentes. Este ascendente favorece o comércio, a educação e a circulação de bens de primeira necessidade além de destacar uma postura Mercuriana para lidarmos com as mudanças que certamente chegarão: a adaptabilidade. Vale lembrar que pela ordem caldaica 2022 é um ano de Mercúrio e podemos nos sintonizar com as habilidades desse planeta para podermos atravessar melhor os próximos doze meses, desapegando das certezas anteriores para podermos experimentar de coração aberto os novos cenários e nos adaptarmos a eles sem grandes sofrimentos – o sofrimento é certo para quem estiver enrijecido e indisposto à mudança. Geminianos têm pela frente um ano maravilhoso para se realinharem e voltarem a crescer.
Aqui no Brasil o ascendente também traz a força de Lilith para todo este novo período, o que favorece muito a conscientização sobre as opressões que as mulheres sofrem por imposição cultural. Será um ano para nos instruirmos melhor sobre esses temas e aprendermos com exemplos das próprias mulheres que devem conquistar mais espaço em setores como política, ciência e educação.
Fechando o circuito do elemento ar temos Vênus, Marte e Saturno em Aquário reforçando a importância de sermos todos mais inclusivos em nossas relações, acolhendo aqueles que são diferentes de nós para ampliarmos nossos pontos de vista a partir da convivência com universos aos quais não estamos acostumados, mas todos igualmente com seu valor e importantes de serem considerados. Ganhamos muito ao exercitar a tolerância e nos inspirarmos na diversidade. Porém, este posicionamento está interceptado e representa dificuldades e limitações reais que nos desafiarão muito para serem colocados em prática, o importante é não perder o direcionamento coletivo para não nos atrasarmos em perspectivas individualistas, pautadas em privilégios de outros tempos. Saturno continua desafiado por Urano em Touro e sinaliza ainda outras rupturas que estão por vir, principalmente no setor econômico que deve passar por uma grande reformulação com a inclusão da tecnologia para controle das operações bancárias, câmbios de moeda e novos sistemas de pagamento, bem como a definição de outros critérios para definição de valores e títulos.
O Sol entra em Áries recebendo um ótimo aspecto de Plutão que por aqui está posicionado na Casa 8, a casa das grandes transformações, indicando que este pode ser um ano para refundarmos o país a fim de que ele permaneça em pé. A força de Plutão é reformadora, age pela recomposição de tudo o que não funciona mais e pela determinação de se chegar mais longe através da mudança. Neste ponto também está a Roda da Fortuna, sinal de que a boa sorte depende da nossa adesão às mudanças e da coragem de desapegar dos ideais que nortearam outros tempos. Já estamos todos inseridos em uma nova realidade que a cada dia fica mais palpável e pede uma nova ordenação de prioridades na vida individual e coletiva. Que saibamos definir nossas escolhas a partir dos valores deste novo tempo.
Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise
Astros - Tarot - Psicanálise
ps: esta arte maravilhosa é da artista Naomi Khan e está em seu portal Seeds of the Crone.
Nenhum comentário:
Postar um comentário