Um mês inteirinho pra gente sentir e se emocionar como há muito tempo não acontecia. Entramos na lunação já com cenário de guerra estabelecido e gatilhos emocionais sendo disparados individualmente e com a presença de Júpiter e Netuno domiciliados em Peixes, harmonizados com Plutão em Capricórnio, representando o fim das ilusões. Júpiter amplifica tudo por onde passa, aumenta nossa sensibilidade e conforme se aproxima de Netuno traz o desafio de enxergar a verdade por trás das brumas que são as narrativas disputadas na atualidade.
No âmbito pessoal, esta lunação pede muito amparo uns dos outros para vivenciarmos as próximas semanas porque em Peixes sobressaem os valores da empatia, solidariedade e compreensão do sofrimento. Contudo, para quem estiver distraído, a energia pisciana abre não um, mas dois alçapões.
O primeiro é a dependência emocional que faz a gente ficar na negação do que estiver acontecendo para não se separar de alguém ou de uma ideia muito acalentada, ou para evitar encerrar uma situação, mas no fundo a gente sabe que está fazendo um baita papel de trouxa e passando pano para quem só quer nosso tempo ou nosso dinheiro. Acorda enquanto você ainda pode!
Mas há o segundo alçapão que é a tendência a fantasia, e aí é um perigo para quem já flerta com os escapes à realidade porque o sonho vai estar bem mais palatável que o mundo real, abrindo risco real para os surtos psíquicos e os abusos de álcool e drogas. Cuidem-se.
Plutão, super ativado pela conjunção com Marte e Vênus, traz um belo choque de realidade jogando na nossa cara tudo que estava embaixo do tapete. Mas no lado positivo, essa configuração dá muita vontade de recomeçar a vida afetiva, financeira e profissional em novas bases. Se isso estiver acontecendo com você, pegue carona nesse fluxo que traz firmeza para agirmos nessas três áreas com mais responsabilidade e na medida real das nossas forças.
No aspecto coletivo, o conflito Russia-Ucrania passa a contar agora com o elemento água, que pode ter aplicação literal (interesse em recursos hídricos e territórios marítimos) e simbólica (exploração do elemento humano para gerar comoção: cordões humanos, crianças atingidas, sofrimento espetacularizado) num vale tudo visual para confirmar as narrativas que disputam a hegemonia do senso comum, pois Netuno (planeta do Cinema) estará ativado durante todo este mês. Netuno também dissolve as formas conhecidas, então podemos esperar dissolução das fronteiras, contornos, estruturas e funcionamentos da vida em sociedade. Peixes também favorece o acolhimento de pessoas em condição de vulnerabilidade e nos sensibiliza para a questão dos refugiados.
Aqui no Brasil, por incrível que pareça, o prognóstico não é necessariamente ruim pois a lunação abre na Casa 2 do mapa do país com Júpiter em harmonia a Vênus, Marte e Plutão, favorecendo significativamente ações de recuperação da economia e de crédito popular se bem aproveitada. Por outro lado, para quem sabe contar uma boa estória (com e) isso pode instigar golpes financeiros e dilapidações do patrimônio público sob belos (e fantasiosos) argumentos, será preciso controle atento para evitar perdas financeiras - no âmbito pessoal também.
É possível também que tenhamos novidades em relação à pandemia, com a flexibilização das restrições no âmbito da saúde coletiva. Torço muito por uma reorganização segura das convivências e que possamos voltar a nos reunir partilhando a fé em dias melhores. Vamos nos apoiar porque a vida não estará fácil pra ninguém.
O mapa da lunação está no primeiro comentário.
Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise
Nenhum comentário:
Postar um comentário