sábado, 12 de março de 2022

Efeitos da terapia 10 anos depois

jung 10 anos

Esta semana um paciente me perguntou qual o roteiro que indicaria melhora na terapia. Respondi que no processo de análise não há um roteiro fixo pois estamos lidando com o inconsciente, mas que procuramos acompanhar o paciente em suas descobertas, ajudando-o a se fortalecer para, por si mesmo, compreender e integrar os conteúdos mobilizados.

Essa é uma dúvida comum em consultório, algumas pessoas têm a ideia de que o processo de análise é um check list com etapas evolutivas, numa linha ascendente e com garantia de cura.

Sinto dizer: não é assim.

A terapia (psicoterapia, psicanálise) é um método para abrir caminho à manifestação do inconsciente e é daí que vem toda a fonte de informações, memórias e expressões criativas que são os pressupostos da regulação psíquica. Porém, o inconsciente não é linear e nem iremos acessá-lo só porque a gente quer.

"Ah peraí que vou fazer uma sessão e puxar um negócio no meu inconsciente". 

Não vai mesmo!

O inconsciente só se revela SE estivermos atentos, com o Ego fortalecido e em prontidão para recepcionar essa manifestação e interpretá-la adequadamente. Com o tempo de análise, vamos sim desenvolvendo essa prontidão e vai ficando cada vez mais natural perceber as mensagens e decodificá-las, vamos nos reconhecendo e assumindo quem somos e é assim que a transformação acontece.

Aí me lembrei dessa frase do Jung, no livro Memórias, Sonhos e Reflexões. Olhem que interessante como ele apresenta essa questão da melhora no processo analítico:

"Há anos fiz uma estatística dos resultados de meus tratamentos. Não me lembro mais exatamente dos números, mas falando com prudência, havia um terço de verdadeiras curas, um terço de sensíveis melhoras e um terço sem qualquer resultado. Mas é difícil julgar esses casos em que não há melhora, pois certas coisas só se realizam e são compreendidas depois de vários anos e só então frutificam. Quantas vezes antigos pacientes me escreveram: "Só agora, depois de dez anos, percebi o que realmente aconteceu!"

Dez anos para entender o que se passou nas sessões de análise...

Para algumas pessoas é assim, têm insights incríveis e sonhos vívidos mas não conseguem ligar os pontos. Para mim foi assim também, no começo do meu processo houve acessos que eu nem percebi na época e só compreendi anos lá na frente, com uma autoestima melhorzinha para aguentar a visão das minhas imperfeições e idealizações. Aí sim as transformações começaram - e continuam ainda hoje porque o inconsciente é uma usina de possibilidades.

Por isso eu digo que uma terapia é sempre melhor que nenhuma. Nunca sabemos aonde o inconsciente nos levará, mas ele nunca perde a chance que a gente dá para a transformação acontecer.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário