O mapa astrológico da Ucrânia é um exemplo impressionante de como países podem ser criados com tendências bem marcadas, com planejamento anterior para fixar características (forças) que no momento certo estarão disponíveis. Acompanhem comigo, vou comentar esses pontos.
A Ucrânia é um país bem jovem, apesar de ser uma nação com séculos de história. Enquanto país independente, foi organizado após a era soviética e sua data de fundação oficial é 24/08/1991 às 18h. Por que não de manhã? Ou à tarde no horário de funcionamento dos órgãos públicos? Não, a Ucrânia nasceu com um horário que a favoreceria.
Horários são importantes porque revelam o ascendente e aqui no mapa podemos ver que a linha do horizonte está bem preenchida: Urano, Netuno, Lilith e Nodo Norte em Capricórnio. Esse ascendente é promessa de que em algum momento entrará em ação a força disruptiva capaz de quebrar a ordem estabelecida (Urano em Capricórnio) e de dissolver certezas e estruturas econômicas (Netuno em Capricórnio).
No polo oposto, a parte da Fortuna. Todos esses pontos haviam sido ativados previamente (marcados astrologicamente) no eclipse pré-natal de 11/07/1991 no eixo Câncer-Capricórnio, quando a lua estava em Câncer e, portanto, fortalecendo a identidade do povo ligada a sua terra natal e a fortuna do país a partir dessa terra.
Esses alinhamentos são prévios e preparam o caminho para a fixação das características que darão forma à ideia do país.
Pelo mapa oficial, nível AA, a Ucrânia é um país virginiano com o Sol a 0º do signo, em conjunção com Mercúrio, Vênus e Júpiter em Leão. Com 3 planetas no signo anterior em conjunção, o Sol virginiano é extremamente acreditado e inflacionado pelos aportes leoninos que são mais fortes; contudo, na prática para o país funcionar bem só com muito trabalho cooperativo (incluindo apoio internacional) e forte organização financeira, sendo útil aos outros na forma virginiana, o que pode passar despercebido com tanta acreditação leonina. Mas é uma ótima posição para fazer negócios e receber investimentos, bem como transacionar bens próprios e fazer dinheiro aparecer em momentos de dificuldade.
Virgem é regido por Mercúrio, que está retrógrado. Na mitologia, esse deus está ligado ao conhecimento representado pelo Senex, mas tem seu aspecto sombrio na figura do Puer com um complexo materno fortíssimo (dependência) que o impede de crescer (lembram que falei desse arquétipo no mapa do Zelensky, o atual presidente?), e este é um ponto importante para entender a identidade e autoimagem a partir do mapa astrológico.
O povo ucraniano vem representado pela Lua aquariana, bem como a figura de Estado sintetizada por Saturno nesse mesmo signo. Aquário é um signo fixo, firme em suas posições, teimoso, questionador e tendente à rebeldia, o que contribui muito para fortalecer o lado sombrio do arquétipo do Puer que não aceita limitações. Desde 2020, Saturno está fazendo seu primeiro retorno e a Ucrânia está passando para a fase adulta, tendo que assumir e integrar todos os seus traços natais para se posicionar – como é característico dessa travessia com Saturno.
Mas o ponto alto do mapa é o Meio do Céu em Escorpião com nada mais nada menos que Plutão domiciliado, representativo de um país de grandes ambições – próprias e projetadas pelos outros. Plutão é vértice de dois circuitos autônomos no mapa. O primeiro é desafiador, formado pelas quadraturas de Sol e Lua que conferem muita determinação, força e destrutividade. O segundo sistema é harmônico, Ascendente e Marte agindo juntos para fortalecer esse Plutão, o que favorece o exercício do poder a partir do uso da força, disciplina e autoridade. Nesse segundo circuito, estão presentes Capricórnio-Virgem-Escorpião, predispondo ao controle absoluto apoiado pelo sistema financeiro. Interessantíssimo que um país com todo esse potencial seja virginiano, com o regente retrógrado e se identifique pelo Puer.
Hoje Plutão está em Capricórnio e ativado pela passagem de Marte, por tabela reforçando o Plutão no MC da Ucrânia. Além disso, o último eclipse de 19/11/2021 aconteceu no eixo Touro-Escorpião, acordando esse Plutão definitivamente e ativando a Casa 4 e seus temas: território. O ápice desse eclipse foi na semana de 19-26/Fev e a invasão à Ucrânia aconteceu no dia 24/Fev.
Coincidência? Duvido muito, todos esses pontos sendo ativados um a um vão descortinando uma situação que quem sabe ler na língua astrológica poderia decifrar.
Tudo isso pede um olhar muito atento ao Plutão natal da Ucrânia, que representa a posição pública do país: posição estratégica, potencial econômico do solo e subsolo e reatividade destrutiva. Seu antagonista é Putin, que também está com o Plutão pessoal ativado (fiz já um post dedicado essa análise) e dá pistas como esse planeta está envolvido no conflito, catalisando um impulso coletivo muito maior no sentido da destruição-reformulação da realidade.
Plutão está nos últimos graus de Capricórnio e ingressará em Aquário em Jan/24. Da última vez que esteve nesse signo, tivemos a Revolução Francesa que alterou significativamente as relações humanas trazendo os conceitos de autodeterminação, independência e livre-arbítrio. Sem dúvida alguma, o que acontece na Ucrânia hoje abre precedente para uma significativa alteração na organização política e econômica mundial e o país conta com posições natais (Urano no Asc. - potencial disruptivo; Fortuna em Câncer – território; Plutão no MC – posição estratégica) que o predispunham desde o início a esse papel.
Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise
Nenhum comentário:
Postar um comentário