quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Shiva Nataraja: recriação


nataraja

Se tem um arquétipo que representa muito bem o efeito de Plutão aqui na Terra é Shiva, o deus hindu da transformação. Ele é parte da trindade mais elevada - Brahma, criador; Vishnu, mantenedor; Shiva, destruidor que está continuamente criando e recriando a vida, em recombinações infinitas.

Na sua forma Nataraja, Shiva dança e estremece tudo que se pensava ser sólido e perene. Com suas serpentes, simboliza a ascenção da kundalini e a expansão da consciência, para atingir um novo patamar de percepção e assim, também, expandir a vida.

Nataraja pisa sobre um anão, que representa a ignorância presa à materialidade, as nossas ambições vãs e ganâncias de poder. Nataraja vence esses impulsos baixos que nos mantém diminuídos frente ao que a vida pode vir a ser se nos adaptarmos ao movimento, se experimentarmos novos caminhos e ousarmos deixar o conforto das posturas conhecidas para desbravarmos outras possibilidades de crescimento.

Shiva é cultuado com cinzas de piras funerárias, representando a trans-forma-ação. Numa analogia interessante, temos os processos alquímicos que também orientam a teoria junguiana da calcinatio até a coniunctio, representando a transformação da consciência numa recombinação de forças psíquicas e reposicionamento do indivíduo no seu centro.

Nataraja está no centro do arco cósmico, onde sua dança destroi as formas do mundo conhecido e anuncia a mudança que vem para ficar.

Nos céus, Plutão foi ativado no início da lunação e na próxima lua negra alcançará o grau 29º de Capricórnio, portanto, anarético e já influenciando o signo seguinte - Aquário, onde Saturno está finalizando seu trabalho de despertar coletivo para novos paradigmas de convivência. Saturno entrou em Aquário em 22/03/2020 - dias depois do anúncio da Pandemia e trazendo mudanças significativas, principalmente no campo das políticas públicas.

Preparem-se agora para a Dança de Shiva, muita coisa vai mudar definitivamente na nossa vida pessoal, e por consequência no coletivo também, pois o chamado para se responsabilizar e crescer é forte.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário