Memória Eufórica é um conceito importante quando lidamos com o tema da Dependência Química e se refere à habitualidade que repete um comportamento associado ao prazer. No caso, a associação é feita com o uso de alguma substância (álcool, entorpecentes, etc.) que está sempre presente em momentos de entusiamos e gratificação, na euforia.
Essa associação cria então uma habitualidade que inclui a substância para "garantir" que as experiências tragam o mesmo nível de gratificação. Exemplo disso é o drink no final do expediente ou a cerveja que nunca pode faltar na festa.
Se só for possível terminar bem o dia de trabalho ou ter uma boa festa com a presença do álcool, tem dependência aí. E isso vale para qualquer outra substância.
A dependência não está no uso em si ou na quantidade, mas no sistema de gratificação que é ativado pela substância no corpo e na impossibilidade de resistir ao uso.
Outro exemplo, a cocaína é extremamente dopaminérgica e leva a pessoa muito rápido para um estado eufórico em que só o que importa é a saciedade do desejo imediato.
A memória eufórica é o que leva à repetição daquele comportamento de utilização persistente da substância e qualquer coisa vira motivo para sua utilização.
Mas tem um outro lado disso que é o registro APENAS do que é agradável nesse percurso, desconsiderando todas as consequências desse comportamento: prejuízos relacionais, vergonhas, constrangimentos, gastos excessivos, problemas de saúde.
Tudo que é negativo fica apagado e a mémoria eufórica só registra a gratificação.
Se para alcançar a sensação de gratificação for sempre necessário usar uma substância, desconfie de dependência.
Em tempos de lunação pisciana, esta é uma questão importante pois fazem parte dos traços desse signo a negação da realidade e o escapismo.
Também há memória eufórica nos relacionamentos abusivos e é por isso que as pessoas se apegam às "coisas boas" já vividas e esquecem completamente das agressões sofridas.
Você já tinha ouvido falar em memória eufórica?
Nenhum comentário:
Postar um comentário