sábado, 4 de fevereiro de 2023

Kali: autopreservação


kali

Chegamos à Lua Cheia desta lunação carregada da força arquetípica de mitos sombrios e muito poderosos, ou seja, representações de forças psíquicas profundas e inconscientes. Nos céus, Plutão entrando em Aquário e Lilith em Leão opõem forças e impulsionam reações instintivas que nos farão reconhecer e reagir a situações que nos oprimem.

Desde a Lua Nova, Plutão vem revelando à consciência que situação é essa a que estamos atados, como essa situação nos impede de avançar e gera em nós sempre a mesma e conhecida resposta - da qual a gente não consegue se desvencilhar.

A partir de hoje entra Lilith nesse cenário, um movimento forte de autopreservação que finalmente reage a situação de opressão e busca restituir o território psíquico, para que cesse de vez a influência do Outro. Algo bem próximo da passagem ao ato de Lacan.

Um equivalente mitológico desse movimento é o mito hindu de Kali. Essa deusa surge num contexto de conflito entre os deuses, que já haviam formado um entidade com todas as suas melhores características (Durga) e ainda assim não se podia definir a batalha contra os demônios da ignorância. Surge então Kali, a escura, uma criatura feroz e dotada de uma força extraordinária que consegue enfim aniquilar os demônios e cessar os prejuízos e sofrimentos que eles causavam.

Há situações que não podem ser vencidas no diálogo e na compreensão que são aspectos luminosos do consciente, principalmente quando lidamos com estruturas muito perversas (os demônios mitológicos). 

Em alguns casos, só a reação instintiva que vem do inconsciente é que consegue interromper o jugo de 
um aprisionamento mental-emocional que nos mantinha atadas a uma situação prejudicial para nós.

Observe em você esse movimento. Falei há alguns dias sobre a relação com o mito de Shiva Nataraja, que dança e recria a partir do seu centramento. Kali é sua consorte mitológica que ELIMINA a opressão. Neste ciclo lunar podemos aprender muito com esse movimento que visa preservar nosso território psíquico e romper com o grande Outro.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário