sexta-feira, 5 de março de 2021

Pintar o sonho



Quem é meu paciente sabe o quanto eu estimulo a conexão com o mundo simbólico das imagens, seja dando importância aos sonhos que sempre procuro analisar em conjunto com a pessoa, seja pela possibilidade de pintar as imagens sonhadas ou mesmo outras imagens que possam se repetir no dia a dia da pessoa sem aparente explicação.

Quando uma imagem tem efeito sobre nós, essa imagem pode simbolizar um acontecimento cuja compreensão é capaz de desatar nós internos. Mas nem sempre essa compreensão é alcançada pelo processo da linguagem, do falar que acontece na sessão terapêutica. Muitas vezes, o sentido do que nos acometeu é encontrado em outra dimensão da percepção e é aí que a arte oferece um novo caminho de acesso, um caminho onde os julgamentos da lógica e da moral são neutralizados.

As ideias condensadas nas imagens e símbolos são profundamente transformadoras, ao acessá-las atraímos a consciência a respeito de seus significados e a partir daí acessamos também os caminhos lógicos para concretizá-las.

Sobre o trabalho com as imagens pelos pacientes, Jung diz que:

"A única coisa que podemos constatar é seu notável efeito sobre a personalidade consciente. (...) Aquilo que chamamos de "ilusão" é, talvez, uma realidade psíquica de suprema importância. A alma provalvemente não se importa com as nossas categorias de realidade. Parece que para ela é real tudo o que antes de mais nada é eficaz. (...) Logo, a coisa mais provável é que para ela é realidade o que nós chamamos de ilusão e, portanto, nada seria mais incomensurável do que medir a realidade anímica pelos nossos padrões conscientes."

E você, já teve essa experiência de entrar em contato com seu mundo interno através das imagens?

Nenhum comentário:

Postar um comentário