terça-feira, 2 de março de 2021

Eixo Peixes-Virgem e relacionamentos abusivos



Um aspecto próprio do eixo Peixes-Virgem, que é o que estamos percorrendo, é a tendência aos relacionamentos abusivos para as mulheres. Por conta da característica mais oral deste eixo, pode conduzir a envolvimentos em que não é possível sustentar limites saudáveis de convivência e responsabilidades Na prática, essa energia é mais delicada e tem dificuldades de enxergar sua força própria, prefere não confrontar ou se sente inábil diante da presença mais dominante do outro.

Abusadores se valem do melhor domínio da linguagem, eles convencem ou colocam a vítima em dúvida com os fatos vivenciados, criando narrativas alternativas ao que acontece, o que demanda da outra pessoa muita energia para recompor os fatos e ordená-los numa perspectiva correta. Quando a vítima tenta enxergar melhor a convivência desequilibrada e se posiciona, o abusador já correu na frente e espalhou a narrativa dele, apoiada em fragmentos verdadeiros, e isso impede que a vítima encontre apoio ou seja bem orientada pois ela já foi desacreditada.

Desde a semana passada tenho recebido muitos relatos dessa natureza nas sessões, precisamos falar mais abertamente desses padrões para podermos identificar rápido e escapar do sofrimento de esperar que um abusador "melhore". Eu realmente acredito na capacidade de transformação humana, mas em relacionamentos abusivos raramente a mudança acontece a tempo para a vítima, via de regra ela perde seu tempo, seus bens e sua saúde. E se o abusador for narcisista, apenas esqueça qualquer possibilidade de mudança e fuja o mais rápido possível pois narcisistas patológicos não admitem ser contrariados e reagem a isso com violência.

Neste período até a próxima lua nova está pelo ar a possibilidade de olhar mais atentamente para esse nível de detalhe nos relacionamentos e se você tem o eixo Peixes-Virgem ativado, olhe bem pra isso, pode mudar sua vida.

Essa na imagem sou eu, militando pela conscientização da violência psicológica e patrimonial numa campanha emocionante da Artemis onde usávamos adesivos com o que já tínhamos ouvido de companheiros em situações abusivas.

Algum palpite de qual o termo que as mulheres mais ouvem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário