sábado, 13 de março de 2021

Lunação de Peixes - 13/03/2021

Lua nova em Peixes



Uma lua nova muito especial desponta hoje e inaugura um ciclo de energia pisciana que é capaz de nos reconectar e recompor novamente. A lunação abre em conjunção a Vênus e Netuno domiciliado em Peixes, conferindo um pouco de alívio e suavidade para nós que estamos há um ano em operação de guerra contra um vírus altamente transmissível, bem ao estilo de Netuno que opera nos campos não visíveis e nos capacita a lidar com as sutilezas dos detalhes.

Curiosamente, a lua nova acontece no mesmo ponto do céu onde estava o Sol na data do anúncio da pandemia pela OMS em março/2020. Passado esse tempo todo, o Sol retorna a esse mesmo lugar do céu mas agora está acompanhado de Vênus, o planeta benéfico que suaviza as experiências e renova a esperança em dias melhores; a nossa estrela da manhã.

O simbolismo da estrela é muito inspirador, no Tarot é a carta que sucede a experiência da Torre que é um choque de realidade que nos tira o chão; a Estrela é o arquétipo da reunião de forças para se recriar na forma perfeita. Também acho muito inspirador que esta lua nova aconteça em conjunção a Vênus no dia seguinte ao Mahashivaratri, a dança de Shiva para recriar o mundo superando o medo e a ignorância.

Peixes é a região do céu que dá o tom deste ciclo lunar, um signo de água que manifesta a capacidade de adaptação deste elemento para se manter em eterno movimento, passando de estado sólido para líquido e depois ascende como vapor para retornar como chuva e recomeçar todo o ciclo novamente, indicando a característica passional do padrão da água que vai contornando obstáculos mas não para até chegar ao seu destino final: o oceano.

O oceano é o reino de Netuno, o segundo planeta em conjunção aqui, que trata da nossa capacidade de enxergar além das aparências, de desfazer as ilusões, perceber os detalhes, esclarecer aquilo que nos manteve enganados. Com o Sol neste ponto, a consciência está ativada e consegue fazer um trabalho de discriminação, atravessando os véus para se reencontrar com as verdades mantidas ocultas até agora.

Este será um ciclo de muitos esclarecimentos de uma forma geral, histórias passadas a limpo e restabelecimento de verdades que não podem mais ser negadas, temos que dar conta da realidade agora. Júpiter, o regente tradicional de Peixes, está em Aquário e favorece as áreas legislativa e jurídica conferindo maior rapidez aos processos e com isso abrindo novos futuros possíveis. Júpiter está exatamente no ascendente do mapa do país e faz conjunção com o Nodo Norte, ao mesmo tempo que recebe uma quadratura de Urano em Touro onde está Saturno natal: esperem reviravoltas surpreendentes que envolverão a estrutura dos 3 Poderes que garante o Estado de Direito, com ênfase no Judiciário que terá um importante papel a cumprir neste período.

A relação de Peixes com o planeta Júpiter também aponta para um retorno à espiritualidade, valorizando o setor religioso que aqui no Brasil é caracterizado pela diversidade cultural do nosso povo. Devemos assistir eventos que alertem para uma maior tolerância com as várias expressões religiosas brasileiras e o ressurgimento de religiões antigas em novas práticas, assim como devemos ter notícia de aspectos jurídicos que impactem as práticas religiosas tradicionais e condenações legais de líderes religiosos que não atuem de forma ética.

A lunação abre em Peixes na Casa 12 e isso ressoa com o cuidado dedicado aos menos favorecidos, aos grupos marginalizados e às pessoas em condição de vulnerabilidade. Com Vênus e Netuno ativados, este será um ciclo para praticarmos ativamente a SOLIDARIEDADE e a COMPAIXÃO uns com os outros pois estaremos mais sensíveis ao sofrimento humano, especialmente no âmbito da pandemia podemos nos sentir instados a colaborar abrindo mão de certos confortos e posturas em favor do coletivo.

No âmbito particular também estaremos mais sensíveis àquilo que tem nos causado sofrimento. Talvez até hoje você não tenha identificado bem o que estava gerando esse incômodo, mas daqui pra frente você vai conseguir delinear melhor essa situação e também será capaz de dar nome para isso, reconhecendo esse fator e como isso te afeta negativamente. Esse processo de nomeação é importante pois isso gera uma resposta no consciente e te situa diante das opções possíveis.

Perceba onde está essa dor dentro de você, qual é o nome dela: Fracasso? Humilhação? Incapacidade? Negligência?

Olhe para você amorosamente neste processo, o auto amor é uma das lições mais preciosas que recebemos da vida e é esse amor próprio que nos dá a medida de quem podemos ser. Acolha sua dor sem julgamentos, perceba que ela também faz parte da sua história conduzindo você a aprendizados que não seriam possíveis de outra forma. Honre a sua história, perdoe-se e entregue essa dor para o Universo transformar, talvez você não precise mais dela.

A Casa 12 também nos remete arquetipicamente ao inconsciente e seus desígnios, que nos conduzem muitas vezes para caminhos além da razão e da lógica. Esta é uma vibração de dissolução da matéria e para algumas pessoas a onda pisciana virá com alguma perturbação do ambiente interno, amplificando medos e dores. É importante atentar para o agravamento de quadros depressivos e ideação suicida, o cuidado com a saúde mental será imprescindível durante toda a lunação – os próximos 28 dias.

O ascendente da lunação é Áries e indica que a melhor forma de lidar com os desafios deste ciclo é pelo agir. Nada de preguiça, se você sabe o que fazer então faça logo, seja proativa e não fique dependendo dos outros e suas conveniências. Na esfera coletiva, esse impulso repercutirá em ações autônomas para combate à pandemia, cada vez mais desvinculadas de uma organização central e pautadas de forma ousada, talvez em confronto declarado às hierarquias até. É o coletivo aprendendo que diante da falta de liderança não dá pra ficar chorando no desamparo, tem que arregaçar as mangas e fazer o que precisa ser feito. Se não nós, quem?

Quíron está exatamente na linha do ascendente e em aspecto positivo a Plutão em Capricórnio, simbolizando a cura e a regeneração que poderemos experimentar em breve SE agirmos agora. Quíron também faz um bom aspecto com Marte e o Nodo Lunar em Gêmeos - e aqui há um relógio todo especial pois o ano novo astrológico que chega no próximo dia 20 acontece quando a lua passar por este ponto. Muita coisa pode mudar a partir dessa data, vamos torcer que seja para melhor.

Saturno segue em Aquário e rege essa orquestra toda no passo da mudança e no ritmo das grandes transformações. Ainda há os que não querem enxergar e insistem em negar a realidade, mas para muita gente as fichas já caíram mostrando o que pode acontecer de ruim se as mudanças não se operarem agora. Perceba o quanto você já está implicada nesta realidade que se demonstrou e não adie de fazer o que já está ao seu alcance para mudar, todo o Universo está em expansão contínua e com você não será diferente. Permita-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário