Tudo o que o perverso quer é liberdade para gozar quando quiser e do jeito que quiser, sem ninguém pra atrapalhar. Não importa se para gozar ele disponha do outro, da integridade do outro, do dinheiro do outro, da vida do outro.
O limite atrapalha. A lei atrapalha. Quem aplica a lei então, atrapalha mais ainda. "Que gente chata essa que diz que a lei não me deixa fazer o que eu quero!"
O perverso está sempre mobilizado pela transgressão às leis e à ordem porque é nesse detalhe que ele relembra, de forma indireta e muito sofisticada, que ele mesmo está preso.
O perverso quer liberdade porque no fundo seus impulsos o mantém numa atitude continuamente esgotante e destrutiva e a liberdade é o sonho de desfazer esse encarceramento. Claro que essa liberdade é projetada em outros objetos e estruturas deslocadas, cada vez um novo fetiche.
O paradoxo da transgressão como caminho para libertação na estrutura perversa tem muitos exemplos na vida concreta, até porque nossa sociedade narcísica, com sua falta de ética, valida demais o gozo perverso. Mas vou deixar essa imagem aqui do filme Scarface pra vocês associarem.
A pauta da liberdade associada aos recentes discursos de ruptura democrática, não é por acaso.
Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise
#scarface #perverso #liberdade #paradoxo #verbennaterapias #verbennayin
Nenhum comentário:
Postar um comentário