terça-feira, 14 de setembro de 2021

Tarot da Semana: 5 de Copas


5 de copas

O 5 de Copas é uma carta dura, um ensinamento bem forte do naipe da água, daqueles que se pudesse a gente gostaria de pular. Mas foi essa carta que se apresentou para conduzir a atenção neste semana de lua crescente, um período de mais movimento.

Essa carta fala de ilusões desfeitas, a pessoa está numa postura decaída e constatando o distanciamento daquilo que estava em seu horizonte, o castelo.
 
O elemento água representa não só os sentimentos, mas as paixões que nos movimentam por excitação emocional. Perceber que nosso ideal não encontra caminhos para se concretizar, dói e deprime. Por mais que tenhamos colocado energia emocional acreditando que algo aconteceria como imaginávamos (as três copas caídas, desperdiçando água), estamos agora diante do real que mostra que não será assim. Não vai ser desse jeito que a ideia original sugeria.

Porém a própria imagem dá pistas de como se aproximar novamente do castelo, há uma ponte. E há também duas copas remanescentes, mostrando que nem tudo está perdido e temos como aproveitar algo dessa experiência.
 
Então, observe que castelo foi esse que a dura realidade ruiu nas últimas semanas - temos no coletivo um exemplo bem claro, mas na vida privada cada uma pode estar experienciando esse impacto da realidade e suas limitações, que desfaz completamente as ilusões e nos força a readequar a perspectiva.
 
Talvez seja importante lidar com a decepção e com a tristezade encarar a realidade tal como é , então não reprima essas expressões. Água é pra fluir e é no curso do rio e no movimento que esse elemento se renova, se purifica. A água nunca para, ela vai se acomodando ao terreno e sozinha encontra a direção do mar. Mesmo quando não há caminho para o mar, a água evapora e segue livre, flexível e adaptável.

Para compor com a orientação do Tarot, recomendo os cristais de Howlita branca para apaziguar os pensamentos e a Água Marinha que nos ajuda a ceder e entregar com confiança.

A essência é a de gerânio, que sintoniza com a qualidade receptiva do elemento feminino associado à água.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário