terça-feira, 28 de setembro de 2021

Mercúrio Retrógrado - Set e Out/2021

atrio 1

O que um átrio tem a ver com Mercúrio retrógrado?

Quando o planeta Mercúrio retrograda, ou seja, do ponto de vista da Terra esse planeta passa a percorrer os graus do zodíaco na direção contrária, isso causa um efeito prático na nossa vida - que no folclore astrológico ficou reduzido a problemas de comunicação, falha em equipamentos eletrônicos e contratos ruins.

Mas Mercúrio retrógrado é bem mais do que isso, nesse período ele inverte a direção da nossa atenção regular que passa a se voltar para o interno e isso nos faz RE-visitar, RE-capitular eventos do passado para que a gente possa entender melhor o que nos aconteceu.


mercúrio retrógrado

E isso equivale a gente estar do lado de cima de um prédio como esse das imagens, um átrio numa edificação de vários andares. Se a gente observar o átrio lá de cima, temos uma determinada visão - que está próxima do real mas que convenhamos não é completa. Mas se a gente for descendo os andares, cada vez a gente se aproxima mais da imagem que corresponde ao que está lá de verdade. Vejam como já é diferente a segunda imagem, há mais elementos que podemos visualizar e aí compreender a totalidade do que há no átrio.

Com Mercúrio retrógrado é assim, a gente tem condições de repetir o olhar para um dado assunto com uma atenção diferente, mais apreensiva e assimiladora. Retrogradações são oportunidades valiosas de reconsideração das nossas interpretações sobre o que já vivemos e essa nova interpretação do passado é um pressuposto para prosseguirmos nosso crescimento hoje.

Se o Todo é mental, nosso passado é um construto, uma edificação mental à qual atribuímos uma determinada forma. E se a gente imaginar nosso passado como um átrio, cada vez que descermos os andares teremos a chance de olhar de novo para aquele ponto com um campo de visão melhorado até que a gente chegue na visão mais coerente, mais completa.

Com esse movimento todo acontecendo do lado de dentro, é claro que a gente não vai ter a mesma energia para lidar com as mensagens, correspondências e comunicações do dia a dia e por isso que nesse período a gente recomenda atenção redobrada pra fazer essas coisas mercuriais no mundo externo.

Mas não deixem de revisitar seus átrios internos, este é um período muito rico pra gente se desenvolver. Vou aproveitar e deixar aqui um trechinho do que Freud diz na sua obra "Recordar, Repetir e Elaborar":

O esquecimento de impressões, cenas, vivências reduz-se em geral a um "bloqueio" delas. Quando o paciente fala desse "esquecimento", raramente deixa de acrescentar: "Na verdade, eu sempre soube, apenas não pensava nisso."

Será que você já está sentindo essa inversão da direção na sua atenção racional? Tá descendo os andares do seu átrio pessoal?

Me conta o que você percebeu aqui nos comentários.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário