domingo, 25 de outubro de 2020

Recordar, Repetir e Elaborar - Mercúrio retrógrado

mercúrio retrógrado



Recordar, Repetir e Elaborar. Este é um dos textos mais famosos de Freud e se tem uma época em que esse pilar da psicanálise se demonstre é nos momentos de retrogradação de Mercúrio.

É nesse intervalo que a mente racional é capaz de reacessar eventos por meio de lembranças, sonhos ou coincidências inexplicáveis. Mas não são eventos aleatórios, são aqueles eventos em que nós não agimos de acordo com a nossa inteireza e precisamos ir até eles de novo para rever o que nos escapou da percepção à época.

Na psicanálise, ir até esses eventos de novo é repetir e muitas vezes o que levamos como queixa para nossos analistas é essa compulsão pelos mesmos resultados, não conseguimos parar de fazer ecolhas que nos levam sempre aos mesmos lugares. Ficamos nos repetindo.

Essa repetição acontece até que encontramos o eixo de alinhamento RECORDAR-REPETIR. Quando essa conexão se dá, aí sim podemos ELABORAR o que nos moveu para fazermos sempre as mesmas escolhas e colher os mesmos resultados.

Esses eventos do passado em que nos repetimos pedem para ser reinterpretados à luz da consciência que temos hoje - o que chamamos mais tecnicamente de "perlaborar" e implica numa travessia importante da pessoa que fomos para a pessoa que queremos sustentar hoje.

Aí, mudamos.

Na astrologia a coisa se dá da mesma forma mas tem nome de Mercúrio retrógrado.

Este é um período riquíssimo de atividade psíquica para reencontrarmos o fio de Ariadne e conseguirmos sair do nosso labirinto pessoal.

Hoje, Mercúrio está retrógrado em Escorpião e isso representa uma janela única de intensa comunicação com o inconsciente por meio de insights poderosos e sonhos mais vívidos que o normal. Escorpião é o signo das intensidades, do olhar afiado e investigativo, que se lança de cabeça nos mergulhos da vida e vai para o "tudo ou nada".

O resultado disso é a nossa mente ir até o limite e ficar rodando em pensamentos que não param a menos que decidamos olhar até o fundo mesmo e encarar corajosamente o que virmos.

Temos ainda uma semaninha desse movimento pelos céus, aproveitem para anotar ou desenhar os sonhos e não desperdicem as sincronicidades. Sigam o fio e transformem o tema que Mercúrio indicar pra vocês, Escorpião é o signo da regeneração que se refaz para reviver como a Fênix. O que quer que você descubra sobre si neste período e pede para mudar, não duvide: você está pronta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário