Que Astrologia e Terapia combinam, a gente já sabe. Mas uma coisa que me inspira nessa conjugação é a precisão de linguagem que a Astrologia promove quando associada ao processo terapêutico, isso é de um ganho enorme para facilitar o entendimento das nossas questões.
Um exemplo prático disso é o uso do termo "sentimento" e "emoção" como se fossem sinônimos. Mas para a Astrologia psicológica, cada coisa é uma coisa.
Stephen Arroyo tem uma citação incrível no seu livro Astrologia dos Relacionamentos Íntimos que explica bem essa associação equivocada de palavras:
"A infeliz confusão de sentimentos com emoções provoca diversos tipos de mal-entendidos sobre a natureza psicológica individua e as necessidades das pessoas. (...) muitos terapeutas e conselheiros acreditam, com fervor quase religioso, que os problemas de muitas pessoas podem ser resolvidos simplesmente pela livre expressão de seus "sentimentos", como se um desabafo assim desinibido não pudesse desencadear também uma ira destrutiva, uma violência vingativa ou um dano permanente em relação a outra pessoa ou ao próprio relacionamento. Outros confundem expressões óbvias de simpatia ou sentimentalismo com amor, como se todo tipo de pessoa sentimental também não tivesse problemas de relacionamento (por exemplo, se seus sentimentos são muito desfocados ou impessoais), ou como se pessoas que não expressam abertamente muita sensibilidade fossem incapazes de expressar ou vivenciar o amor. (...)Considero mais preciso associar Sentimentos basicamente com o elemento água, uma sensitividade receptiva, particular, em relação aos outros, ao meio ambiente e às sutilezas de toda espécie. Emoções deveriam ser mais associadas com o elemento fogo, como uma forma expansiva, fortemente dinâmica e demonstrável de expressão energética."
Essa distinção tem sido muito interessante de aplicar no setting analítico, mesmo quando desassociada da astrologia, porque para quem está tratando dos seus acontecimentos fazer essa diferenciação pode ser muito significativo para lidar com a angústia ou sofrimento.
O que você acha disso, já tinha considerado alguma diferença entre sentimentos e emoções ou pra você é tudo da mesma coisa?
Conta pra mim nos comentários!
Nenhum comentário:
Postar um comentário