quinta-feira, 22 de abril de 2021

Ocupação Nise da Silveira

Nise da Silveira Jung

Aqui um #tbt que eu amo: Ocupação Nise da Silveira de 2017.

Neste dia do Arteterapeuta, fica aqui minha homenagem aos colegas que também se inspiram nesse olhar mais compreensivo, lírico e belo que a Nise ajudou a consolidar por aqui. E viva a Arte que nos reconecta tão profundamente à alma quando as palavras não são suficientes.

Na foto, eu estou bem pertinho das minhas referências, Nise e Jung continuam me orientando por aqui. Salve! Nise e Jung se encontraram pessoalmente e ele se interessou tanto pelo trabalho de arteterapia que ela fazia que solicitou várias pinturas feitas pelos seus pacientes para uma exposição na Europa - alguns trabalhos não foram devolvidos, permaneceram com ele!

Mas o que depois eu notei foi como as cores que eu escolhi para esse dia se harmonizaram especialmente com a produção artística que mais me chamou a atenção nessa exposição, uma imagem do inconsciente de um dos pacientes atendidos pela Nise. 

Imagens do inconsciente

Outra descoberta maravilhosa dessa exposição foi esse bilhete do então Presidente Janio Quadros recomendando o trabalho terapêutico desenvolvido por Nise da Silveira ao Ministro da Saúde, como referência para a elaboração de políticas públicas de saúde mental no ano de 1961. 

Nise da Silveira

Que mulher inspiradora a Nise, que suas ideias vivam sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário