segunda-feira, 12 de abril de 2021

Lua nova em Áries - 12/04/2021

Lua em Áries


Começamos uma nova lunação sob a energia de Áries, o fogo do nosso guerreiro interno reacendendo e nos preenchendo de entusiasmo e dinamismo. Entusiasmo vem de en-Theos, a centelha divina que levamos dentro de nós que nos reconecta com a fonte, a inspiração divina que é a matriz da manifestação, o impulso primordial de vida.

Áries é o primeiro signo do zodíaco, há poucos dias atrás começamos um novo ano astrológico e a partir de agora experimentaremos o que esta nova espiral traz de desafios e potencialidades para os próximos meses, abrindo as janelas da alma e iluminando nossas casas simbólicas. Seu regente é Marte e nesta lunação o guerreiro interior vai nos conduzir pelo elemento ar de Gêmeos, promovendo aproximações, conversas e parcerias capazes de nos fazer crescer de novo.

A lua nova acontece na Casa 4 numa conjunção bem bonita com Vênus e Mercúrio também em Áries, fortalecendo o impulso de reunião e para as relações e objetivos que realmente importam. A Casa 4 nos direciona para a família de origem, o núcleo afetivo das primeiras relações onde aprendemos a confiar, onde no nutrimos emocionalmente até estarmos crescidos o suficiente para caminhar sozinhos e sustentar o corpo, fortalecendo nossa manifestação no mundo concreto.

O momento pede que a gente revisite nossas memórias e resgate a história para esclarecer melhor o que estamos fazendo hoje. Precisamos relembrar de onde viemos, que lugar foi esse de onde saímos e que trajetória nos trouxe até o ponto em que estamos hoje. Isso vale para o pessoal, nos ajudando a entender as escolhas que fizemos e suas motivações, e também vale para o coletivo para entendermos melhor o que estamos fazendo com aquilo que recebemos de quem veio antes de nós.

Está na hora de perceber se estamos dando continuidade aos sonhos dos nossos antepassados, levando adiante os melhoramentos pelos quais tanto esforço já foi feito.

Será que estamos honrando essa história de conquistas?

Precisaremos encarar se a luta valeu a pena ou se perdemos de vista os valores que vinham nos conduzindo. Talvez essa reconexão com o passado nos mostre que temos que nos posicionar mais uma vez e sustentar esses valores de forma mais contundente, voltar a agir e recuperar nosso poder de agência. Essa é uma expressão que eu gosto muito, “poder de agência”, pois nessa construção da linguagem está implícita a ideia de que somos agentes da nossa vida, participamos ativamente das definições de caminhos da vida e seus resultados – seja agindo ou seja evitando a ação.

A sombra de Áries é a incapacidade de fazer escolhas virtuosas, observe se você vem dando conta de escolher caminhos que realmente têm a ver com você e te motivam a continuar ou se você, por não fazer escolhas efetivamente, segue um curso dado pelos outros em que não há opções. A falta de opções é aparente, sempre há escolha, preste atenção e fareje bem pra reencontrar sua trilha.

Sol e Lua recebem o aporte positivo de Marte em Gêmeos na Casa 6, levando nossa atenção para as questões de trabalho e para novas rotinas produtivas. Precisaremos ajustar hábitos diários, rever horários e compromissos para poder absorver esse impulso de crescimento e não perder a oportunidade de voltarmos a nos mover. Será um ciclo ótimo para recuperar a força de trabalho, agir mais criativamente para gerar renda e voltar a circular bens, serviços e dinheiro. Para quem está precisando de uma nova oportunidade de trabalho, o momento também é muito bom porque Áries é um signo de fogo que tem muito senso de oportunidade, identifica as melhores chances e não se intimida diante do desafio, enquanto Gêmeos nos impele para os novos projetos e nos capacita com inteligência e articulação para se experimentar num caminho diferente.

Outro aporte positivo nesta lunação é Júpiter que segue firme em Aquário, apontando novas formas de convivência e ampliando as perspectivas de crescimento, inclusive financeiro pois está na Casa 2. Mas em Aquário, crescer é se adaptar aos novos tempos então os céus estão nos direcionando a novos modelos de trabalho e exposição, à incorporação dos modelos mais colaborativos e tecnológicos e ao funcionamento em rede.

Saturno também está em Aquário e reforça a importância de nos pautarmos em modelos mais eficientes para dar continuidade às conquistas pelas quais vale a pena lutar. Esqueça os posicionamentos que não levam a lugar nenhum e aposte na mudança, a ação do guerreiro é movida por ideias mais abrangentes e inclusivas. Este reforço também aponta na direção de um salto da ciência, que pode ter muito a ver com novidades nos tratamentos médicos nesta pandemia em ressonância com o regente Marte na Casa 6.
Essa confluência toda esbarra na quadratura Saturno/Urano, que permanece simbolizando as atitudes mais rebeldes de quem ainda resiste às adaptações ou não tem conseguido acompanhar o ritmo acelerado em que vida está mudando para todos. Urano em Touro caminhando para a Casa 5 será um grande desafio para manter as pessoas nas restrições de circulação pública pois impulsiona aos encontros e às celebrações, então ainda veremos muitas festas clandestinas e pessoas desafiando as medidas de contenção de contágio para viver prazeres momentâneos. Para elas, Saturno trará consequências pois ele é o planeta domiciliado, ou seja, seu impacto será mais forte para quem resiste às novas regras.

Marte em Gêmeos na Casa 6 também aponta problemas e disputas pelo elemento ar, falta de oxigênio nos hospitais e agravamento das pneumonias nesta pandemia.

O ascendente da lunação é Capricórnio e Plutão é o primeiro planeta a ascender na linha do horizonte, indicando que a melhor atitude ainda é seguir as orientações de saúde e partir para a reorganização da vida prática de forma mais responsável. Outro ponto importante aqui é a necessidade de economizar nos gastos e eleger prioridades de forma madura e pragmática, nada de sair gastando pra ver como fazer pra pagar depois. Cuidado com as compras por impulso, essa posição aliada com Saturno indica que é melhor rever as contas e seguir um plano financeiro mais a longo prazo para aquisições que sejam realmente necessárias.

Plutão em Capricórnio está quadrando a Vênus ariana, simbolizando uma tentativa de controle dos temas femininos de Casa 4 – casamento e maternidade. O Estatuto da Gestante vai dar bastante trabalho ao longo do mês e tem tudo para reduzir as conquistas femininas numa visão mais conservadora, é hora de mais esse combate contra o retrocesso também.

Todos os planetas estão abaixo da linha do horizonte, o que indica que será preciso um esforço consciente maior que o normal para sintonizar com tudo isso que o céu nos propõe neste ciclo e quem estiver distraído corre o risco de arcar com consequências desagradáveis nos temas ativados a partir de hoje. Reconectar com o guerreiro interno é também adotar uma atitude mais vigilante de quem não dorme em serviço.

Por outro lado, não tem nenhum planeta retrógrado então a promessa é sim de crescimento para quem estiver alinhado com as forças do céu em movimento. Faça valer a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário