domingo, 4 de abril de 2021

Páscoa e simbolismo

páscoa

Esta é a segunda celebração de Páscoa que acontece em meio à pandemia e talvez por isso eu esteja tão tocada com a representação simbólica deste dia. Eu tive uma educação cristã e desde sempre fui apresentada à ideia da ressurreição de Cristo como uma grande metáfora da nossa própria reformulação, guiados por Deus e pelo exemplo de Jesus podemos ser melhores.

Mas eu demorei muito tempo para entender o simbolismo do ovo da Páscoa, mesmo conhecendo sobre os costumes ancestrais de outros povos de celebrar a primavera (no hemisfério norte) e a prática de presentear com ovos decorados, era difícil fazer essa associação com a Páscoa cristã.

Até que eu me deparei com esse símbolo na carta 19 do Tarot, que também é uma representação de renascimento assim como a ressurreição de Jesus, e mais tarde com o conceito do Torus e do padrão de formação da vida.

O ovo é anterior ao nascimento e é no ovo que estão todos os recursos físicos e energéticos que serão empregados na construção de uma história de vida.

O bebê nascido, no entanto, já é limitado: ele tem uma forma física específica, ele recebe um nome que irá influenciar no seu desenvolvimento, ele participa de um grupo afetivo que irá favorecer ou prejudicar sua expressão e ele será inserido num momento histórico que determinará o quanto ele pode evoluir.

O bebê, por mais que represente um nascimento, não é suficiente para expressar tudo o que o RE-nascimento pode significar.

Mas o ovo pode.

É no ovo que estão todas as nossas possibilidades, tudo o que somos e também tudo o que podemos vir a ser.

Então neste dia de Páscoa, depois de mais de um ano de pandemia e de tantos exemplos de como uma única pessoa pode causar tanta destruição, eu desejo profundamente que você se reencontre com o seu ovo simbólico e resgate de lá de dentro o que há de melhor, de mais puro, de mais belo, de mais amoroso em você para renascer.

Mais que nunca, escolha a vida.

Feliz Páscoa, meus amores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário