sábado, 23 de janeiro de 2021

Inspirações visuais

mural


Este é meu mural com algumas imagens inspiradoras pra mim, lugares onde estive e que me causaram impacto. A imagem mais forte pra mim é a última à direita, do centro de Varsóvia, estive lá e pude sentir a energia viva desse local (sou sensitiva mesmo).

A mensagem que esse lugar me passa é a de que podemos superar. O cartão postal mostra dois momentos desse mesmo local, o primeiro na segunda guerra, totalmente destruído por um bombardeio e o segundo depois de reconstruído. Me explicaram lá que mantiveram até as mesmas cores das fachadas, para reafirmar que a guerra não seria suficiente para destruir a memória daquele povo.


varsóvia antes e depois

A Polônia foi um país dividido em mais de um momento histórico, foram proibidos de circular no próprio território, de falar seu idioma e até os sobrenomes das pessoas foram alterados numa tentativa de apagamento cultural, por isso a recuperação dessa praça histórica tem tanto significado.

Estar nesse lugar foi uma experiência muito forte para mim, me trouxe a materialidade de que é possível reunir fragmentos e com determinação evitar que algo importante se perca. Quando estive lá eu mesma estava num momento de despersonalização de um processo depressivo e por isso a vivência desse local me impactou tanto.

Hoje estava aqui escrevendo e me dei conta de como essa imagem tem me ajudado a atravessar este momento de tanta destruição e polarizações manipuladas para separar e desesperançar a gente. Mas sempre que penso no futuro essa imagem me vem à mente, me inspira de certa forma a imaginar um futuro de reunião reconstrução.

E você, tem alguma imagem inspiradora para estes tempos?


centro histórico varsóvia

Nenhum comentário:

Postar um comentário