terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Previsões para 2021 - Tarot


previsões 2021


Hoje vamos falar das previsões para 2021 pelo Tarot, este que será um ano 5 (2+0+2+1=5) e que pela tradição dos números indica grandes transformações motivadas pela necessidade de expansão.

Viemos de um ano anterior regido pelo número 4, pelos arcanos do Imperador e da Morte, e vimos nossas certezas ruírem muito rapidamente e novas organizações da vida acontecerem também de uma hora para outra: novas rotinas no nosso dia a dia, novas estruturas de trabalho, novas formas de circular o dinheiro. Assim como o Imperador precisa ser astuto para se manter na posição que conquistou, assistimos governantes se reinventaram ao longo do ano, revendo posições políticas, cedendo para as novas ideias e demandas para continuarem no poder, pois aquilo que funcionava até 2019 de repente não funcionou mais em 2020, ainda mais com a pandemia como aceleradora dos processos que implicaram na nova ordem das coisas.

Agora teremos uma continuidade desses processos num ano regido pelo arcano do Hierofante (também chamado de O Papa). Essa é uma carta que traz a simbologia do representante de uma ordem em funcionamento, uma figura de autoridade conectada ao divino, exercendo um ato ritualístico e operacionalizando as ideias de um tempo. O Papa é um grande ensinador.

Quando o Tarot foi organizado da forma que conhecemos hoje, perto do século XV, o Papa era de fato a maior figura de autoridade política e todas as nações deviam obediência a ele e à instituição que ele representa. Ou seja, ainda que alguém fosse um Imperador, para poder reinar precisava praticar as ideias sustentadas pela figura pública do Papa, caso contrário teria seu reinado ameaçado.

Então esse é um arcano que nos fala do que temos que aprender para preservarmos a convivência em grupo, traz a noção de pertencimento, de estarmos adequadas ao pensamento de uma determinada época, de andar consoante as regras para poder participar. Viver um ano do Hierofante é ter que se adaptar aos tempos atuais, compreender o que funciona neste momento e ir se moldando, permitindo-se passar por transformações para seguir acompanhando o fluxo das coisas.

Curiosamente, este arcano está associado à regência de Vênus (olha ela de novo nas previsões) e em algumas representações consta o pentagrama, símbolo do movimento aparente feito pelo planeta (Flor de Vênus), como no Tarot de Thoth.

Particularmente, eu gosto bastante de uma versão dessa carta (I Tarocchi Classici) que além da figura do Hierofante tem também outras pessoas abaixo dele e uma delas está com um olhar bem atento ao seu redor, talvez reprovativo, como se estivesse fiscalizando alguém com um comportamento inadequado. Pois então, com o Hierofante precisamos andar na linha, seguir as regras para não destoar do todo. Há consequências para quem resiste às adaptações que o momento pede.

o papa



A carta do Hierofante também sinaliza processos que envolvem as leis e a justiça, indicam a necessidade de adequação das normas para o pensamento atual e reforçam a aplicação da lei como caminho de convencimento para que as atualizações passem a valer para todos. Então, podemos esperar mudanças legislativas e processos na Justiça que deixem bem evidente quais são os valores destes tempos, o que merece proteção do Estado e o que não será mais tolerado.

Outro ensinamento deste arcano é o de que para pertencer precisamos fazer certos esforços. Desde crianças somos educadas e socializadas, aprendemos que não podemos sair por aí fazendo só o que nos apetece e que se nosso desejo não cabe nas regras, precisamos abrir mão dele para continuarmos a fazer parte dos grupos com os quais nos identificamos – da família, da escola, dos amigos, da igreja e tantos outros. Então em 2021 podemos esperar um endurecimento nas medidas de responsabilidade coletiva, principalmente nas medidas de contenção referente à pandemia do Coronavírus, sacrificando o desejo individual em prol do bem estar coletivo.

E para complementar essa experiência do arcano 5 do Tarot teremos também a regência, oculta, do arcano 14 - já que 1+4=5 também. 

O arcano 14 é o da Temperança, uma linda carta geralmente simbolizada por uma figura angélica, portanto sobre-humana, que está muito concentrada vertendo água de um cálice a outro também de uma forma um tanto fora do normal pois a água passa de um lado a outro sem cair pelo efeito da gravidade, denotando um feito extraordinário.

Feitos extraordinários são dados aos anjos, não aos homens comuns, mas aqui no Tarot o arcano da Temperança vem nos inspirar a transcender a sensação de impossibilidade para que a gente possa comprovar que sim, é possível ir além.

A presença do elemento água indica que é na esfera emocional, dos sentimentos e dos vínculos, que esse feito extraordinário está para acontecer. A carta da Temperança nos ensina a desenvolver o domínio próprio e o centramento de tal forma que conseguimos dominar as paixões e as posturas mais rígidas. As duas taças, por onde o anjo verte a água mostram a importância da alteridade, esse exercício interno de irmos além do aparente e do conhecido, de considerarmos outras opções, de nos colocarmos no lugar do outro para podermos entender um ponto de vista diferente do nosso e assim ampliar a nossa compreensão sobre as coisas. Quem pratica a alteridade logo entende que não há verdades absolutas e que é necessário ser flexível para administrar a realidade. No fluxo das águas, vamos voltando a fluir com as possibilidades da vida e nos permitimos transformar para seguir adiante.

temperança

A água limpa, refresca, regenera e transforma cenários desérticos em oásis. Com a presença do arcano da Temperança ao longo do ano 2021 seremos convidadas a trilhar este caminho interno de regeneração para alcançarmos feitos extraordinários no coletivo a partir da transformação pessoal, nos inspirando nessa figura mais perfeita que o humano e que mostra todo o potencial positivo que reside dentro de nós.

Quero aproveitar para lembrar que a água é um elemento associado ao padrão feminino, de receptividade e conservação, e que é possível que nós mulheres tenhamos uma sintonia toda especial com este arcano ao longo do ano, desempenhando um papel fundamental para o aprendizado coletivo que o ano propõe.

Os anjos e a água também são símbolos de cura. Para quem está ambientado à cultura judaico-cristã, existe uma passagem bíblica do novo testamento que faz referência ao poço de Betesda, um tanque de água para onde as pessoas doentes se dirigiam na esperança de serem curadas pois a crença local era de que um anjo passava por ali no alvorecer do dia deixando sua benção, assim a primeira pessoa a ser tocada pelo anjo através da água recebia a cura de que precisava. 

Pra mim esta é uma analogia muito bonita e adequada à carta da Temperança, espero que ela também simbolize o processo de cura e regeneração que precisamos encontrar para vencer a pandemia e voltarmos a conviver e fazer parte dos nossos grupos novamente, sem medo e – principalmente – com todas as lições aprendidas.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário