segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Lunação com Plutão: Necropolítica


Yanomami

Em Maio/2022 veio à tona que territórios da etnia Yanomami estavam sendo sistematicamente invadidos pelo garimpo ilegal. Na época uma aldeia inteira desapareceu depois que uma criança foi estuprada e morta por garimpeiros na região. Era a Lunação de Touro, onde está o Saturno do Brasil (representando a fome a e a mineração na visão da astrologia mundana).

O garimpo ilegal contamina a água por mercúrio e compromete a caça indígena de subsistência. Os garimpeiros passaram a exigir mulheres e crianças em troca de comida. Tudo nos jornais.


yanomami

Apesar da publicidade e de diversos pedidos oficiais de intervenção do governo para interromper essa situação absurda, nada foi feito - já que há interesses grandiosos na exploração dos minérios dessa área.

Em Junho/22 houve o assassinato de Dom e Bruno Pereira, indigenistas que levavam muito a sério a defesa dos territórios indígenas, cientes de que a vida deles acontece em sintonia com seu ambiente - por isso a urgência da demarcação das terras. Era a lunação de Gêmeos na C4 do Brasil (terriritório, recursos naturais e povos originários).

bruno pereira

Agora estamos vendo esse escândalo das centenas de mortes de Yanomamis por desnutrição, já que não podem mais caçar com o ambiente contaminado e ficam sujeitos às violências para ter acesso à comida. 
Mortes subnotificadas, inclusive.

Agora vou contar uma coisa indignante. Sabem o que tem na área dos Yanomami?

Nióbio.

Sabem quem tentou emplacar as bijuterias de nióbio no mercado?

Ele mesmo.

Desde 2019 quando esse desgoverno assumiu, Davi Kopenawa, que é uma liderança Yanomami, já avisava que "mataram pelo ouro, mas agora estavam matando para fazer bijuteria".

niobio

Hoje estamos numa lunação em conjunção a Plutão, que trata da exploração da terra e riqueza e também da revelação do que foi ocultado - e muito, mas muito mesmo, será revelado até a próxima lua cheia.

Mas talvez a maior revelação desta lunação seja sobre nós mesmos, que como sociedade permitimos que a situação chegasse nesse ponto - fosse com a nossa alienação, irresponsabilidade ou, para muita gente, com apoio declarado pelo voto no genocida.

Que povo somos nós?

A lua cheia acontecerá na linha do ascendente, em Aquário. Com Saturno ativado, regente de Aquário. Na abordagem mundana, o ascendente de um país é a cara e a postura pública de um povo. É o momento de responsabilizar, corrigir e aprimorar - para voltarmos a ser um povo que tem a dignidade de se abster do mal.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário