quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Plutão: raiva reprimida e abusos

Vamos aprofundar o papo sobre a influência de Plutão?

Compartilho aqui mais um vídeo do Dr. Gabor Maté, desta vez falando sobre a raiva reprimida desde a infância. De como a raiva é uma resposta natural à invasão dos nossos limites pessoais.
E de como podemos passar uma vida inteira reprimindo a raiva - por TER QUE TOLERAR CONTINUAMENTE A INVASÃO DOS NOSSOS LIMITES.

Especialmente, mulheres que vivem relacionamentos abusivos passam por isso e não raro são taxadas de descontroladas, histéricas e "loucas" quando reagem. Na verdade, estão o tempo todo tendo seus limites ultrapassados por companheiros que tomam delas o tempo, a atenção, o esforço, o dinheiro e a saúde.

Aliás, o que não falta é "profissional" (bem entre aspas) querendo encaixar situações reais de violência em meras projeções psicanalíticas, fazendo a mulher se sentir ainda mais culpada porque, afinal, "ela vê no outro o que não admite em si".

Bullshit narcisista e machista, fujam destes. Projeção é uma coisa que fica em segundo plano quando estamos lidando com violências reais.

Fortalecer a pessoa para que ela se retire da situação abusiva é o que deve ser feito. E para isso, é importante que ela tenha oportunidade de lidar com a raiva reprimida por tanto tempo - reconhecendo essa raiva, olhando para o que essa raiva quis comunicar e aceitando a realidade.

Plutão é um planeta que está diretamente envolvido nas relações abusivas. É o regente moderno de Escorpião e tanto o planeta quando o signo podem nos predispor a esse tipo de experiência.

Quando a pessoa se liberta da opressão de uma situação, escolhendo a si própria, é a aí que a transformação de Plutão acontece.

Confira o vídeo e me conta se você já tinha pensado na raiva dessa forma, vamos continuar esse papo nos comentários.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise



Nenhum comentário:

Postar um comentário