quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Plutão: relações de dominação

Plutão

Salva este post porque até 20/Fev você vai ter que lidar com este tema. Vai sim.

Plutão é o planeta que estava alinhado ao encontro mensal do Sol com a Lua, então ele participará de TODA a lunação de Aquário. No sistema solar é um planeta determinante para a manutenção das órbitas dos demais interiores, e apesar de ter uma órbita diferenciada e a sua influência magnética que mantém a ordenação total.

Num mapa astrológico, a conjunção com Sol, Lua ou Ascendente indica algum trauma determinante na formação da personalidade, que não raro corresponde a uma experiência de violência, dominação ou morte.

Coletivamente, a influência de Plutão é sentida com a revelação de alguma situação antes ocultada, na qual havia algum tipo de dominação em curso para aproveitamento individual. Estamos falando de perversidades, coisas proibidas e moralmente condenáveis. Não é se aproveitar da distração do outro, é aprisionar e diminuir a capacidade de resistência do outro para tomar dele algo de valor.

Já temos várias correspondências óbvias disso no contexto coletivo, então não vou falar delas.

Quero falar do aspecto subjetivo desse alinhamento, que atuará internamente em nós para evidenciar que nas nossas relações isso pode estar acontecendo. Quem estiver vivenciando uma relação de dominação, que não dá espaço para que você seja como é e conduza a sua vida como deseja, VAI TER QUE FAZER ESSE ENFRENTAMENTO AGORA.

Para tanto, será imprescindível trazer à memória as dinâmicas familiares da infância que instilaram a percepção de que o mundo é um lugar ameaçador e que antes mal acompanhado do que só. Com certeza houve uma confirmação da ideia de que não era possível sobreviver de outra forma que não em associação ao seu algoz.

A criança é alguém absolutamente dependente e é claro que ela se associa para sobreviver. Dá tudo de si e permite que tudo lhe seja tomado para pertencer e ser acolhida como der.

Mas a pessoa adulta pode ainda se relacionar nessa dinâmica, e passar de um vínculo ao outro repetindo essa experiência, permitindo que novos algozes tomem tudo dela na esperança de evitar o desamparo.

Está na hora de perceber que você cresceu e não sofre mais a mesma ameaça de morte e desintegração da infância. Que não precisa ficar numa situação de dominação para sobreviver.

Plutão vem dizer que: você pode sobreviver sozinha.

Voltaremos a falar de Plutão outras vezes até o fim da lunação. Acompanhe os próximos posts para ver como isso se desenvolve ao longo das semanas.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário